quinta-feira, 8 de julho de 2010

ENTREVISTA: CRIADOURO FLORESTA

Foto: Valter e Percy no criadouro



Olá, estamos de volta com a série de entrevistas de criadores de curió praia grande clássico. Hoje trazemos até vcs o Criadouro Floresta (http://www.criadourofloresta.com/) do nosso amigo, criador e juiz de canto José Percy Manfrin Cardoso, mas conhecido como Percy, que com o Valter Gonçalves formam importante parceria na criação que se desenvolve na Cidade de Limeira/SP.


Segundo Wikipédia, essa "cidade foi grande centro cafeicultor no século XIX, também foi conhecida por Capital da Laranja e Berço da Citricultura Nacional, dados o pioneirismo e a grande produção citrícola que o município desenvolveu. Mais recentemente a economia rural da cidade destaca-se pelo cultivo de cana-de-açúcar e pela produção de mudas cítricas. No ramo da indústria, que possui maior importância na economia municipal, Limeira se destaca nas áreas de metalurgia, metal-mecânica, autopeças, vestuário, alimentos, cerâmica, papel e celulose, embalagens, máquinas e implementos. Recentemente, a cidade tem se destacado especialmente na área de joias folheadas, atraindo atenção de pessoas de todo o mundo. Possui também expressivas fazendas históricas que atualmente movimentam o turismo rural e ecológico na cidade". Confira a entrevista abaixo:


CC&T - Quando começou a criar? Iniciou logo com curiós ou não? É criador amadorista ou comercial? Há quanto tempo?

P - O criadouro Floresta teve inicio, na cidade de Limeira-SP, em meados de 2006, com a parceria entre Percy e Valter, sempre criamos Curió. Já estamos indo para 5ª temporada.



CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?

P - O criadouro é dividido em 3 residências. A de Criação onde ficam as fêmeas. Outra onde ficam os galadores, e a última residência onde ficam os pardos para o ensinamento do Praia Grande Clássico, junto a eles sempre um curió que usamos de mestre de cantoria refinada.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?

P - O plantel atualmente tem 32 fêmeas, entre elas 11 que são criadeiras, e 6 machos, entre eles, 4 são galadores.



CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha?

P - As Genéticas usadas no criadouro Floresta são muitas, mais como foco principal a base é na raça Matuto, Soberano, Prata, Bugre, etc.



CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássicos?

P - A criação e o encarte dos pardos são voltados exclusivamente para a Cantoria Praia Grande Clássico.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?

P - A vetorização é feita no Selo Prata desde o primeiro dia de vida dos Filhotes junto com a mãe, depois de sexados e separados aos 28/32 dias são levados para a residência onde escutaram o curió mestre. Atualmente Curió Conde Prata, curió de bom comportamento, firme nas notas, com pialadas e rasgada muito boa. Auto falantes são 3 usados do Honda, grataner, e ferrite. Seguro os pardos encapados ate o momento oportuno.


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?

P - A separação do filhote da fêmea entre 28/32 dias.


CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?

P - O inicio da criação se dá de meados de agosto ao final de fevereiro, produzindo a cada temporada de 20 a 40 filhotes.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?

P - Entre os machos podemos destacar o curió Roberto Carlos, filho do matuto 109 x 7 Xodó, curió que tem transmitido característica muito boa para filhos e filhas.

O Iguaçu filho bugre x caiçara.
Curió que andou se classificando nos torneios brasileiros, participando da temporada 2007 e se classificando para o torneio dos campeões de 2007. http://www.youtube.com/watch?v=w1vFi2hacPk

O curió Boa Esperança, filho de Xororo x Pantaneira, também tem papel importante desde o início do criadouro, esta galando as fêmeas e é o pai do curió Conde Prata.

Entre as fêmeas destaco Araçá - Tabajara x Carola, Grazy – Pimpolho x Cidinha, Brasileira- Brasileiro x B. esperança, 7 Xodozinha- Matuto 68 x 7 xodó e Sombra – Boa esperança x Grazy.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?

P - Os destaques dos filhotes que nasceram no criadouro Floresta, são Tyson- Roberto Carlos x 56zinha, Conde Prata- Boa Esperança x Maia, Maximus – Roberto Carlos x Grazy, e o curió Benhur- Roberto Carlos x Araçá – que infelizmente morreu, desta mesma cruza tem o curió 7 xodó que esta com o Shoit, e também o curió Roberto Carlos x Araçá, que esta com o Fraga com nome de:



CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?

P - Sobre o IBAMA particularmente não tenho problemas com Autarquia.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?

P - A criação de curió necessita de muito amor, cuidado e dedicação, mais vale a pena um meio que fazemos muitos amigos através dos alados e aprendemos muito com esta maravilhosa ave, andar sempre com a sua criação legalizada e não adquirir pássaros oriundos na fauna nativa.



CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?

P - Gostaria de agradecer a Deus e meu Finado Pai por ter me apresentado ao curió em 1994, onde tive o prazer de participar do meu primeiro torneio, agradecer a minha família o meu amigo e sócio Valter, o Amigo Pêcego que deu a oportunidade de poder mostrar um pouco do nosso hobby através de seu blog que é um veiculo de muito aprendizado e informação sobre a nossa bela ave o AMIGO do Homem. E aos Amigos e Parceiros de Todo Brasil.



Obrigado e fiquem com Deus !


Sds, Percy
www.criadourofloresta.com

Limeira – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário