domingo, 25 de abril de 2010

HOMENAGEM "POST MORTEM" A UM CAMPEÃO


Olá, em sendo hoje um dia especial para a minha pessoa, bem como ontem (24.04.2010) terem se passados sete dias da morte do Curió MARUC, tomo a liberdade de fazer essa homenagem, em virtude de tudo que ele representou em vida e que continua representando após vir à óbito com o seu CD lançado no mercado em 2009, perpetuando o seu mavioso canto.


Para tanto, sem maiores delongas, trago à colação a "HOMENAGEM AOS CAMPEÕES" que a importante Revista Passarinheiros & Cia publicou outrora (Ano VI - nº 41 - nov/dez 2006). Confira !


"Curió MARUC (nome de um antigo Princípe Egípcio), por antecipação, é o mais recente Campeão Brasileiro na categoria Praia Grande Clássico pela Febraps - Temporada 2006-2007, pela Série "A". Das 19 etapas do brasileiro, 16 já se realizaram até 03.02.2006, todavia com apenas 13 participações já conquistou antecipadamente o campeonato brasileiro com uma regularidade extraordinária que lhe permitiu somar 87 pontos na última etapa de Marília/SP, quando pela segunda vez consecutiva se consagrou campeão, ficando distante 36 pontos do segundo colocado no campeonato.


Conquistou cinco vitórias (Maringá/PR; São José do Rio Preto/SP; Bauru/SP; Campinas e Marília), sendo as duas últimas consecutivas; dois segundo lugares (Jundiaí/SP e Ribeirão Preto); dois terceiro lugares (SERCA e Ourinhos); dois quatro lugares (Mogi das Cruzes e São José dos Campos) e um sexto lugar (Botucatu) no primeiro torneio da temporada.


HISTÓRICO


Nascido em 26 de fevereiro de 2003, é oriundo do Criadouro de Curió Macalé do nosso amigo Braz de Mogi das Cruzes, onde foi criado pelo sistema "withdrawn" desde o nascimento por intermédio das cabines acústicas do Edílson Guarnieri. Encartou o canto Praia Grande Clássico na linha Ana Dias com a utilização do CD Selo Prata 30 anos, sendo que atualmente é tocado o CD Selo Prata 50 anos.


Dotado de uma excelente voz, andamento e melodia, tem como característica a firmeza de notas e o fato de ser um curió extremamente apresentador nas estacas, cantando o tempo todo que lhe for fixado nos torneios. Como alguns curiozeiros dizem, ele faz o seu 'dever de casa' e não nos deixa passar vergonha, tendo cantado em todos os 35 torneios dos quais participou até hoje.


Iniciou-se no circuito de competições em 2005 quando já tinha dois anos de vida e estava na sua primeira muda de preto para preto. Seu proprietário acreditando no seu potencial em face do que já havia presenciado, dedicou-se intensamente a participar dos torneios fazendo com que ao final da sua primeira temporada de 2005, o Curió MARUC fosse o Vice-Campeão Brasileiro no Praia Grande Clássico pela Febraps, ficando apenas 06 pontos atrás do espetacular e saudoso Campeão, Curió Canindé.


DEPOIMENTO


Contra a utilização de estímulos artificiais como 'chia' ou 'fêmea', o seu proprietário e curiozeiro Antonio José Pêcego assinala: 'Há excelentes curiós Praia Grande Clássico repetidores ou não, mas nem todos servem para competir, porque só cantam no prego de casa, encapado no carro e etc, mas na estaca não dão o recado.


O curió competidor de canto individual tem que ter além das qualidades básicas necessárias, a específica, que é ser apresentador, cantar com facilidade na estaca, gostar realmente de cantar em qualquer lugar. Esse negócio de ter que ficar fazendo 'ginástica' para curió cantar, com altos e baixos em suas apresentações, algumas inclusive em que não canta na estaca depois de uma viagem de 400 ou 500 km, não serve para competir, não serve para a minha pessoa.


O curió competidor tem que ser tratado diferentemente, como se atleta fosse, com uma atenção especial na área nutricional, física e emocional, reclamando do proprietário, da dedicação absoluta, da sensibilidade, da compreensão, da perseverança e da capacidade de realizar mudanças para que esbanje saúde e se possa sempre tentar viabilizar no dia do torneio a sua mais proveitosa apresentação na estaca'."



Obs.: Na supracitada temporada 2006-2007, o Curió Maruc terminou a temporada com a incrível marca de 109 pontos conquistados, ficando o Vice-Campeão com 51 pontos, bem como terminou, na mesma temporada de forma inédita, sendo Campeão dos Campeões, sempre no Praia Grande Clássico.



OS EDITORES

9 comentários:

  1. ola pecego to sabendo agora meus sentimentos .que perda .abraços thyco

    ResponderExcluir
  2. Pêcego,homenagem mais do que merecida.
    Agradeço por tê-lo eternizado através do Cd.Graças a brilhante gravação,já está saindo o segundo "Maruquinho" aqui em casa,brevemente colocarei as gravações nos grupos e no orkut.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho que vc faz com seus pássaros e com o blog, me ficou a dúvida de como um pássaro tão jovem e saudável se foi tão cedo? Abraço Fabiano

    ResponderExcluir
  4. Evaristo A. Batistela30 de abril de 2010 às 21:39

    Pêcego. gostaria de saber o que causou a morte do Maruc? Se o Maruc deixou filho/filhas?
    Ademais, meus sentimentos pelo ocorrido. Imagino o vazio que estás sentindo pela falta deste avinhado campeão. No período reprodutivo que se findou em março, utilizei, em meu pequeno criatório, para ensinamento dos filhotes, CD - O CANTO DO CURIÓ MARUC

    Abraços

    Evaristo/Capivari-SP

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Evaristo, o Maruc não deixou filhotes, tendo ido à óbito por desidratação na muda de penas. A perda de um companheiro querido é sempre dolorida para todo e qualquer ser humano racional. O CD do Maruc permitiu perpetuar o seu mavioso canto, havendo muitas notícias de resultados positivos no encartamento e conserto de canto de curiós, o que nos deixa muito feliz. Abraços e obrigado por nos visitar. Antonio&Mônica Pêcego

    ResponderExcluir
  6. Son momentos muy tristes ciertamente, porque estos "pequeños amigos" se ganan el cariño de sus propietarios, con su alegría y maravilloso canto, pero las satisfacciones y exitos quedan guardados para siempre en el corazón.
    Felicidades por haber tenido un CAMPEÓN!

    ResponderExcluir
  7. parabems maruc pelo o seu melhor canto

    -elogio de um curioseiro de novo brasil-go

    ResponderExcluir