sexta-feira, 2 de abril de 2010

CABINES ACÚSTICAS


Boa noite, como muitos que me conhecem sabem, sou adepto do uso racional de cabines acústicas para a muda de penas dos meus curiós, educação e correção auditiva no trabalho de encarte de canto nos filhotes, bem como para o próprio manejo em ambientes em que se concentram mais de um curió clássico.


Atualmente dispomos em casa de duas cabines, e na MEC - Maruc Escola de Canto estão concentradas num ambiente seis cabines, duas destas recentemente instaladas, e em outro, do nosso parceiro, outras três, estas utilizadas no prosseguimento do trabalho de encarte pelo sistema "withdrawn".

Encontramos esse artigo abaixo do nosso amigo Edilson Guarnieri, publicado na Revista Passarinheiros & Cia (nº 26, pp. 34-5) de nossa coleção, e por acharmos ele pertinente, sempre atual e com informações de suma importância para conhecimento geral, tomamos a liberdade de trazê-lo à colação, afinal, recordar é viver. Confiram !!!

"PROTEÇÃO E VITALIDADE PARA O CANTO DE SEUS PÁSSAROS


Isolamento acústico garante muito mais que a qualidade de canto de sua ave, assegura também a saúde e o bem estar de sua criação.


A sensibilidade de aves, que possuam canto clássico, é muito grande. Para fazer com que ela chegue a um estágio semelhante ao apresentado num CD, é muito trabalhoso e difícil.

A receita começa a partir de matrizes que tenham excelente linhagem genética e que sejam transmissoras dessa linhagem para toda sua prole, isso num esquema de criação no qual sejam dispensados cuidados extremos às aves, estando o criador sempre atento ao que os filhotes vão ouvir, dentro do criatório, durante todo o processo de desenvolvimento e crescimento.

Depois de tudo isso a atenção continua, para que os filhotes não escutem os sons uns dos outros e não sofram influênciais de outras aves. Com todos esses procedimentos, o criador aumentará bruscamente as chances de ter uma ave que apresente uma boa qualidade de canto porém, ainda assim, isso é muito raro acontecer.

A manutenção do canto desse pássaro é um trabalho constante. Para preservá-la o tratamento deve ser minucioso, pois qualquer vacilo, pode atingir em cheio o canto clássico e ele pode ser perdido rapidamente. Isso se dá porque a ave aprendeu um canto fabricado e reproduzido eletronicamente e esse aprendizado foge às suas origens o que faz com que ao menor contato com um indíviduo de sua própria espécie, ela possa ser identificar com o mesmo e apresentar uma tendência àquele canto.

Essa teoria foi comprovada cientificamente por meio de um 'gen' no cérebro da ave chamado ZENK, que reage ao escutar um indivíduo da mesma espécie, com dialetos diferentes ou não.

'CABINE ACÚSTICA GARANTE MUITO MAIS A QUALIDADE DO CANTO'


Existem períodos críticos no aprendizado do canto, nos quais as janelas de aprendizado do cérebro da ave, ficam abertas. Esses períodos dizem respeito aos primeiros 60 dias de vida e à fase pós muda que antecede a época da reprodução.

O pássaro que aprende a cantar, em algum momento de sua vida se deixa dominar pelo CD, depois pode até querer dominá-lo, mas sem a submissão não há o aprendizado. Existem pássaros que devido a uma grande valentia querem ensinar e dominar o CD, dificultando assim o aprendizado.

De modo geral, quando as aves entram e quando elas saem da muda de penas é que são dominadas com o CD, isso acontece pela própria falta de força para o canto devido ao fato de não estarem no período de reprodução e pela baixa na taxa de testosterona (hormônio masculino da reprodução), daí a eficiência do aprendizado de canto.

Os pássaros, principalmente ao sair da muda, começam a cantar baixinho e sem força. Neste momento é fundamental que a ave esteja isolada para que escute somente o CD, para que com mo passar do tempo, com o aumento da taxa de testosterona ela venha a cristalizar o canto já gravado em seu cérebro.

Um estudo do cientista argentino Fernando Noteboon mostra a capacidade que as aves têm para produzir novos neurônios-NEUROGÊNESE, o que não ocorre com os seres humanos, pois quando os nossos neurônios morrem, esse processo não pode ser revertido.

A neurogênese das aves ocorre anualmente na época pós muda de penas, quando a testosterona está em baixa, num gráfico de ascensão para a época de reprodução. Daí com o nascimento de novos neurônios, pode se concluir que uma parte da memória da ave foi apagada e um novo espaço foi aberto para ser ocupado por um novo dialeto.

Com todas essas informações, conclui-se que o isolamento acústico da ave é extremamente importante, inclusive no período pré e pós muda de penas, períodos estes que são importantes para o aprendizado e para a preservação do canto clássico. Sem contar a segurança proporcionada à ave em se tratando de mudanças bruscas de temperatura e de ventos frios que acabam fazendo mal à saúde do pássaro.

Esperamos que com essas dicas tenhamos ajudado todos os apreciadores do canto clássico, canto este, tão cobiçado por todos nós.

Maiores informações sobre utilização das cabines


Edilson Guarnieri

(11) 2693.7390 e (11) 9203.7795 cel."

3 comentários:

  1. Muito boa matéria, bastante esclarecedora. Parabéns - NILO

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    Segui seus ensinamentos no encartamento de meus curiós e obtive resultados surpreendentes, estou muito satisfeito e espero poder contar contigo na sequência do meu trabalho.

    Obrigado

    Cosme Rubens - Porto Velho/RO

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como funciona e como é feito a saida de ar das cabines, pois se sai ar pode entrar sons.Já ouvir dizer, que as vezes as cabines podem matar o passaro. Estou pensando em ter um curio, e ter uma cabine, mais fico na dúvida.
    (jean.vig131@hotmail.com).Desde já agradeço aquele que poder tira essa duvida.

    ResponderExcluir