quinta-feira, 10 de setembro de 2009

VITAMINAS E SUA IMPORTÂNCIA


Especialista explica a importância das vitaminas para as aves.


Além de uma boa alimentação correta e bem equilibrada, as aves, assim como todos os animais, necessitam de um complemento alimentar para que se possam manter uma boa saúde durante o ano todo e, consequentemente, estarem preparadas para a troca de penas, os torneios, a época das reprodução, entre outras fases.

Esse “reforço alimentar” é feito por meio de vitaminas, como por exemplo A, B1, B2, B12, C, D, E, cálcio, ferro e os aminoácidos. Nesta reportagem, um especialista da área vai, o veterinário e especialista em doenças de animais de vida livre, Evandro Trachta, esclarecer dúvidas sobre algumas vitaminas e a importância delas para que o pássaro tenha uma vida saudável.

É necessário lembrar, que o uso desses produtos sem orientação veterinária não é aconselhável, pois o criador corre o risco de fornecer remédio errado, dosagem maior que o recomendado ou mesmo prolongar o prazo do tratamento mais que o necessário, ou seja, em ambos os casos ele poderá intoxicar a ave, podendo levá-la à morte. Mas, além disso, e tudo o que será citado por esse especialista, o criador jamais poderá deixar de lado um tratamento com as aves, para se obter excelente retorno por parte delas.

Neste caso, o medicamento não é fabricado e muito menos vendido em casas de ração, o sucesso de uma boa criação está muito mais em carinho, amor e respeito que nós, os passarinheiros, devemos ter pelos pássaros.

Aves e Notícias: Que tipo de vitaminas não deve faltar o ano todo para os pássaros?

Evandro Trachta: Todas as vitaminas são de grande importância e a obrigatoriedade para a correta funcionalidade do organismo. Algumas não podem ser sintetizadas em quantidades suficientes ao organismo, e a falta delas facilita o aparecimento de doenças, pois o organismo não funciona corretamente na falta de uma ou outra vitamina. Vale lembrar que vitamina em excesso também pode ser prejudicial.

AeN: Fale sobre os nutrientes que podem ser encontrados nas farinhadas?

E.T.: Cada tipo de farinhada possui sua formulação e balanceamento nutricional. Algumas são de boa qualidade e outras não. Vale o criador optar por utilizar levando em conta alguns fatores, como marca, embalagem, composição, entre outros. A utilização de rações extrusadas foi uma grande evolução na criação de aves, visto que antigamente as aves de gaiola alimentavam-se praticamente de alpiste e rações caseiras, o que favoreciam alimentação desbalanceada, trazendo várias complicações para a saúde de ave.

AeN: O uso de areias e ossos de siba também são recomendáveis como proteínas para as aves?

E.T.: O uso de areia para aves de gaiolas tem seus prós e contras. A areia ajuda na digestão das aves, funcionando como se fossem dentes, mas pode trazer várias doenças, visto que a maioria a utiliza como substrato, o que faz com que a ave venha procurar o chão, entrando em contato com as fezes. O criador pode optar pelo uso da areia, mas a mesma deve ser esterilizada e servida em comedouros suspensos do chão da gaiola. O osso de siba é uma importante fonte de minerais para as aves, especialmente cálcio. A ave deve ter sempre um pedaço a sua disposição o ano todo.

AeN: Como deve ser o ciclo da administração de vitaminas das aves para evitar a intoxicação, e se caso ela acontecer o que deve ser feito para desintoxicar a ave?

E.T.: A administração de vitaminas para as aves se torna desnecessária quando elas se alimentam com ração balanceada, salvo em fases críticas da vida dela, como a muda de pena, a troca de bico, reprodução, estresse e os torneios. Ao ser usada a vitamina, o criador deve procurar orientação de um profissional da área, pois em cada situação a ave necessita de uma certa vitamina, e se não utilizada corretamente poderá trazer complicações para o correto funcionamento do organismo.

AeN: As aves criadas em cativeiro têm mais resistência que aquelas encontradas na natureza devido ao uso de vitaminas ou não?

E.T.: Aves de cativeiro não são mais resistentes que aquelas que vivem em seu habitat, pois lá a mesma está com a nutrição balanceada, pratica exercício diários e várias outras coisas que só o habitat pode lhes proporcionar, o que fornece maior resistência à ave contra as doenças. Segundo pesquisadores, os criadores devem sempre procurar utilizar rações especiais para o tipo de ave que está criando, devido ao balanceamento nutricional que cada pássaro necessita, evitando assim complementar a alimentação com vitaminas e trazer problemas ao plantel. Além disso, ele deve sempre procurar o médico-veterinário, evitando o “auto-tratamento”.

Alessandro Perin - do Portal Aves e Notícias -
http://www.avesenoticias.com.br/


FONTE: http://www.midiamax.com/aves/

16 comentários:

  1. meu curio é dificil de fazer muda o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  2. Olá Edilson, não saia com ele e deixe-o quieto em local diverso, devidamente encapado, em ambiente de pouca luminosidade e barulho, assim como corte o milho verde e forneça pepino. Se toca aparelho, aumente muito o tempo de descanso e reduza bastante o tempo de tocagem. Feito isso, em no máximo uma semana me dê retorno do andamento das coisas. Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,antonio,por quanto tempo deveremos dar vitaminas para os nossos passaros.por que tenho dois curiós é os dois estão so com os pescoços pelados, mas não derminam a muda que tipo de vitamina aplicar a eles e se tem uma expectiva vitamina.meu nome :
      é ricardo de são luis do maranhão.

      Excluir
  3. Olá amigo quantas vezes no ano devo dá vitamina pro meu curio

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! Meu curio passava 18 cantos depois que ele fez muda ele só estar dando 4 cantos. Qual procedimento que devo fazer..

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo,

    Forneça uma boa e balanceada alimentação que já é o suficiente para o seu curió. Forneça sementes de origem que assegure qualidade, bem como extrusados, legumes e verduras, com banhos de sol e banheira diários que terá as vitaminas que necessita para viver bem.

    Fabiano, tem que ver algumas coisa: 1) se ele acabou a muda há pouco tempo, isso é normal; 2) se vc forneceu muita vitamina ou polivitaminico na muda, ele pode estar com o fígado sobrecarregao. Na primeira hipótese, o melhor é aguardar, mas na segunda vc pode fornecer Mercepton Oral ou Avícola por cinco dias, cinco gotas num bebedouro medido de 50 ml. Esse produto é Antitóxico e irá ajudar a desopilar o fígado.

    Abraços,

    Os Editores !

    ResponderExcluir
  6. bom dia meu nome.ALEX, meu cuorio tem cantoria boa mas dos dias pracar e como-se estivece gripado,obs a camtoria,roca.qual o procedimento que devo fazer..

    ResponderExcluir
  7. Olá Alex

    Particularmente, se me permite, recomendo entrar em contato com o Dr. Tadeu no nosso "PLATÃO VETERINÁRIO" do blog na coluna à direita lá em cima da página principal, que tenho certeza que irá te dar todas as orientações profissionais mais indicadas.

    Abraços e feliz 2012 !

    ResponderExcluir
  8. thiago eu uso hemolitanpet duas vezes na semana para meu curió tanto na muda como antes da muda ou tanbem hidrovit pois sao vitamicos bons quando chega na muda os passaros ja estao fortes para aguentar essa faze dificil para os passaros

    ResponderExcluir
  9. acho que dei vitaminas d+pro curio ele esta de muda agora ok devo fazer

    ResponderExcluir
  10. Desculpem meu comentário, não quero ser crítico, mas o Dr. Evandro está sendo estrevistado a respeito das vitaminas e toda pergunta feita ele responde, consulte um veterinário, ficamos sempre sem resposta de como agir com nossos pássaros, sei que cada caso é um caso, mas vamos dar algumas dicas isto é assim ou assim, achei a matéria interessante mas fiquei sem resposta.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Me chamos Marcos sou de Belo Hte; tenho dois curios e estou dando atualmente polivitaminico por dez e descanso 15, depois do descando posso dar a eles uma vitamina para embelezar as plumas ou devo vermifugar primeiro

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia Amigos,

    possuo um Curio que já tem 10 anos de idade, desde quando comprei de um amigo, ele apresenta uma tremedeira no corpo todo, quando chega-se perto. Me falaram que é estres, pois vivia num viveiro grande, e servia só para galar. Comprei um fêmea ele melhorou mais ainda continua a "tremedeira", me falaram para dar vitamina A. O que me dizem. Obrigado, Cordialmente, Rodrigo.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia amigos passarinheiros, estou com um curió pardo de aproximadamente 3 meses, ele canta de garganta mas ainda não canta pra fora. Normalmente até qto tempo de vida ele já tem q estar assobiando p/ fora? será que é fêmea?

    ResponderExcluir
  14. bom dia, olha só eu possuo um curió que cantava de vez em quando bem baixinho , mais agora ele não quer cantar só faz chamar imitando fêmia , o que devo fazer!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo I, isso varia de curió para curió. Tem que ter sexagem por DNA para se saber se é macho ou fêmea, mas o fato de estar churriando é bom sinal.

    Anônimo II, fica difícil dizer o que fazer quando não se sabe da sua realidade. Veja se não houve alguma alteração em casa ou no vizinho, se há fêmeas por perto ou coisas desse tipo, até mesmo se ele não está em local com correntes de ar que possa tê-lo deixado rouco.

    ResponderExcluir