terça-feira, 22 de setembro de 2009

CUIDADOS AO CORTAR UNHAS DOS PÁSSAROS


É chegada a hora da reprodução dos canários e se faz necessário que alguns procedimentos sejam adotados pelos criadores para um bom desempenho do plantel, entre eles cortar as unhas das aves antes do acasalamento. Essa medida deve ser adotada para evitar a perda de filhotes, pois muitas vezes a fêmea tira uma ninhada boa de quatro a cinco filhotes, e acaba matando alguns deles ao deitar ou sair do ninho.

Outro problema é que a canária com a unha grande pode se enroscar no material dado a ela para a confecção do ninho e ao sair do mesmo, durante o choco, pode acabar puxando os fios e derrubando os ovos no fundo da gaiola. Além disso, os fios usados para a confecção do ninho podem ficar presos nos pés da canária e acabar se prendendo de alguma maneira no poleiro e, desta forma, impedindo que a canária consiga se soltar. O interessante é sempre cortar as unhas, anualmente, antes de formar os casais.

Para isso, deve ser usada uma tesoura pequena. É necessário ter cuidado para não cortar alguma artéria que fica dentro da unha da ave, o que vai provocar sangramento. Para evitar imprevistos, o criador deve colocar a unha contra a luz e poderá ver uma linha vermelha fina na parte central da mesma. Ao visualizar a artéria, o criador deve cortar a unha abaixo da linha vermelha. Caso ocorra algum acidente e a artéria seja atingida, o criador deve ascender um palito de fósforo, manter ele aceso por alguns minutos, depois apagar e colocar a brasa do mesmo em contato com o corte. O sangramento será estancado em seguida.

O mesmo pode ser feito com uma colher. Basta esquentá-la e depois colocá-la no local do sangramento por alguns segundos. Essa medida deve ser tomada para evitar a entrada de bactérias oportunistas e fungos, pois os pés e as unhas estão em pleno contado com os poleiros e com as fezes da aves, grandes responsáveis pela transmissão de algumas doenças.

Por Alessandro Perin, jornalista e sócio da Associação Ornitógica Campo-Grandense (número 35)


6 comentários:

  1. Meus parabens pelo site,eu tenho um curio com 4 meses eu axo que as unhas dele esta grande devo corta?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo, obrigado por suas palavras. Pegar o curió na mão deve ser a última medida. Procure colocar poleiros e/ou maritaca/dorminhoco com lixa que gradativamente serão aparadas. Sucesso !

    ResponderExcluir
  3. eu cortei as unha do papacapim ele vai para de cantar

    ResponderExcluir
  4. olá, tenho dois papa-capim e as unhas já estão dando voltas e prendendo as patas deles na gaiola.fico com medo de cortar e causar algum dano. como devo proceder já que as unhas são escuras e pouco se ver contra a luz?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. devo cortar as unhas do meu passaro preto?
    como cortar ?devo pegalo nas maos?

    ResponderExcluir
  6. Prezados, para cortar unhas de um pássaro sem problemas para o mesmo e até mesmo para que não fique com medo da sua pessoa depois, deve-se utilizar um borrifador de água em plantas e ensopá-los, pegando-os nas mãos e com um cortador de unha aparar as unhas, mas CUIDADO com a veia que corre por dentro, por isso siga as orientações do texto ou na dificuldade, procure um veterinário especializado para fazê-lo. abs,

    ResponderExcluir