sábado, 5 de setembro de 2009

ALIMENTAÇÃO DAS AVES DE ESTIMAÇÃO


A alimentação de aves criadas em ambiente doméstico exige conhecimento básico sobre nutrição. Caso seja negligenciado isso, o resultado é a perda da ave por doenças diversas, desde diarréias, mau empenamento até problemas respiratórios. Esse tipo de conhecimento é pouco acessível para leigos, somente Veterinários Especializados em aves poderão fornecer uma dieta saudável para sua ave, antes que acontece algo o conveniente é procurar ajuda desses profissionais.

Devemos ter em mente que existe uma diversidade de aves e cada espécie exige uma nutrição adequada. Por exemplo: os psitacídeos da família das araras; nós temos o periquito que tem necessidade nutricionais diferentes de uma calopsita, do quê de um papagaio e do quê de uma arara, todos pertencentes a família. A alimentação é de acordo com o tipo de bico, tamanho dele, além do seu habitat.

A ave deve receber “todos os dias” níveis adequados de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e lipídeos( gordura). Em geral, as pessoas têm hábito de oferecer somente um dos nutrientes, exemplo clássico é a dieta de papagaio, caso um proprietário vá as lojas comprar “ração” lhe é ofertado um saco de girassol e amendoim, alimento rico em gordura. Com essa dieta a ave sofre graves transtornos de fígado algumas levam de dias, outras meses até mesmo anos, porém sempre leva a quadros de hepatite, hipertensão, diabetes e ataque cardíaco com morte sofrida para sua ave. Existem no mercado alimentos completos chamados “rações extrusadas”, específico para cada espécie são alimento que possuem todos os nutriente essenciais e em quantidades certas.

Outras espécies necessitam alimentos chamados de “farinhadas” também completo. Evite sempre os alimentos industrializados com corantes. Os proprietários de aves devem possuir conhecimento básico das necessidades da ave para não levar alimento errado e provocar danos a ela, sejamos consumidores exigentes já que nossas aves dependem 100% do nosso bom senso, carinho e respeito. A ave vicia em determinado alimento, mesmo que você queira passar agora para uma dieta saudável deverá fazer de forma gradativa nunca bruscamente, e sempre ofereça frutas, verduras sem agrotóxico e lavadas. Existem técnicas para cada espécie para adaptar a nova dieta.

Ao adquirir ou mesmo se você já possui uma ave de estimação, procure a ajuda de um profissional ele irá fazer avaliação de peso, idade, local de manutenção da ave (tipo de gaiola, tamanho, local aonde deverá ficar em casa – cozinhas e áreas barulhentas devem ser evitadas) e lhe dará uma dieta completa. As aves são mais resistentes que cães e gatos, já que não necessitam de vacinas anuais e algumas nem de vermífugo (isso depende do local de criação), por isso o negócio é prevenção estratégica, com consulta preventivas.

Dra. Angélika Sharom – Médica Veterinária Especializada em AvesAtendimento em Porto Alegre com Hora Marcada (51) 3472 8337 Emergências (51) 9824 1208 www.clinicadeaves.com.br

FONTE: http://www.midiamax.com/aves/

15 comentários:

  1. OLA PESSEGO.
    MEU NOME E VALDECI MACIEL, EU SOU CRIADOR COMERCIAL . TIRO A NOTA EM MEU NOME MESMO?
    PARA EU LEVAR MEU PASSARO NO TORNEIO.

    ResponderExcluir
  2. Olá, para nao te dizer bobagem, vou apurar com cautela, mas em princípio, aparentemente, não tem nada haver vc tirar uma nota fiscal em seu próprio nome só para ir a torneios. Por quê ? Vai gerar impostos; em sendo de sua criação, já é de sua propriedade ineremtemente e não tem nexo tirar nota fiscal para vc do que vc criou. Em princípio, penso, se for para outro Estado, claro que há de ter a GTA, juntamente com o seu registro no IBAMA de criador comercial e, por exemplo, o resultado de sexagem de DNA do passeriforme que deseja levar ao torneio, porque, entendo, ele é o registro de nascimento e lá consta os dados do curió e do criador que é vc mesmo, enquanto que a nota fiscal é, digamos, a identidade. Esse assunto, pelo que eu saiba, ainda não está regularizado pelo IBAMA, já que é especialíssimo, mas vamos averiguar com produndidade e lhe daremos retorno neste nosso espaço, salvo se nada de diferente ao exposto encontrarmos. Forte abraço e sucesso !!!

    ResponderExcluir
  3. A Dra Angélica falou para se evitar alimentos com corantes. Pergunto: meu curió come muito a ração da Alcon Club Curió e a Eco Club. Elas têm corante. Esse corante faz mal para o pássaro com o tempo. O que o sr acha, sr Pêcego?

    um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Amigo. Estou iniciando uma criação de curiós. Gostaria de saber quais os melhores suplementos e alimentos para eles. Vejo na na sua foto, a gaiola tem dois bebedouros e vários cochos.

    ResponderExcluir
  5. Wellington, primeiramente as minhas sinceras desculpas pela demora na resposta. Bom, a Dra. Angélica deve ter lá suas razões. Os meus curiós comem o mesmo extrusado que vc fornece e a única contraindicação que visualizo, sem ter conhecimento técnico, é que as fezes ficam, digamos, coloridas ou sem a sua natural cor, o que pode mascarar uma doença que certamente será detectada por meio do competente exame de fezes, seja parasitológico ou de cultura.

    Abraços,

    João Paulo, há quem goste de usar somente extrusados, nós não gostamos porque tenho o limitado entendimento que a moela é exercitada por meio das sementes, então fornecemos mistura de sementes com antifungico em que 60% é alpiste, 30% são painços diversos, 5% de perila e outros 5% de arroz do tipo patolhinha.

    Em potes, à escolha do curió, fornecemos regularmente grit mineral, extrusado de dois fabricantes diversos e quirela de milho.

    Forneço pepino, milho verde, almeirão/chicória/couve, capim navalha de macaco, e duas a três vezes por semana farinhada.

    Dois bebedouros é para evitar que um se esvazie porque caia ao chão ou comece a vazar por razão que me foge ao conhecimento. Pássaro morre rápido sem água, mas não sem alimento.

    Esperamos ter ajudado !

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pela ajuda. Ajudou muito sim.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Sr Pêcego pela resposta. Grande abraço d Well.

    ResponderExcluir
  8. dr.pessego meu passsaro morreu e não se sabe a causa sa morte ele morreu com os olhos meio amarelos que doença é ?

    ResponderExcluir
  9. Olá Sr. Pessego, tenho dois curiós, um deles esta mudando as penas e o outro diminuiu e muito o canto o devo fazer? Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo, não sou médico veterinário, portanto não tenho conhecimento para te dar um diagnóstico, mas vc poderia ter procurado um veterinário especializado para fazer uma autópsia. Olhos amarelos, não sei não, mas será que não seria anemia, fica aí a dúvida !

    Abraços,

    Badau,

    Nada a fazer, a não ser dar um tratamento adequado para aquele que está na muda e para o que está parando de cantar, esperar que logo entrará na muda de penas também em face da época. Sugiro consultar a postagem de abril de 2009 intitulada "10 DICAS - MUDA DE PENAS".

    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. voce tem msn ? tenho muitas duvida anciosamente espero' sua resposta se tiver me adicione vitinho.stiffer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. olá pessego o meu nome e jackson como eu

    fasso para criar um curio na muta q q precalçoes
    devor toma

    ResponderExcluir
  13. Boa noite sr.Pêcego.Excelente matéria, sobre dieta alimentar dos pássaros, infelizmente a grande maioria de "cuidadores" não dão a devida atenção sobre o assunto e acabam por adotar manejos que hoje em dia já estão superados e que nem sempre são razoáveis. Tenho algumas dúvidas com relação a adição de verduras(almeirão, chicória, couve,etc..), legumes e frutas, que não se encontram à disposição na natureza, da forma que a servimos; por não serem devidamente tratadas, ou melhor me colocando, são tratadas com agrotóxicos, fertilizantes químicos e outros artíficios, que não chegam ao nosso conhecimento. A não adição de tais elementos, no seu entendimento, comprometeria a dieta ideal para curiós? Abraços! SAPASV(Sociedade Amigos dos Pássaros de São Vicente) Marcos(marqquinhos1@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  14. Dr. Pêcego, muito boa tarde
    Estou iniciando com a criação de curíos, e são tantas as literaturas que chegam a nos confundir. Por exemplo quanto a alimentação: tenho alimentado meus curios da seguinte forma: cada dia da semana, além o extrussado e mistura de sementes eu dou para cada dia da semana; perila, cânhamo, painço português, sorgo além de farinhada com gema de ovos. O Sr. acha que estou exagerando na alimentação? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Olá Sr.Pessego , ganhei um curió esta cantando bem , estou feliz com ele !
    E queria dar uma atenção maior e me dedica mais a ele , o senhor me indicaria a fazer para cuidar melhor ? Como alimento , verduras etc !
    Eu não tenho noção de nada de curío ! Meu nome é igor ficarei grato !

    ResponderExcluir