terça-feira, 21 de abril de 2009

Aminostress e/ou Aminosol x Orosol

Prezados,

Outro dia estava conversando com um amigo curiozeiro quando ele me disse que tinha optado usar o Aminostress (Ácidos Aspártico, Glutâmico, Pantotênico, Áçucares totais, Vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, D3, E, K3, Nicotinamida, Sódio, Cloro, Cálcio, Magnésio, Biotina, Aroma, Colina e os aminoácidos Alanina, Arginina, Cisteina, DL-Metionina, Fenilalanina, Glicina, Histidina, Isoleucina, L-Lisina HCL, Lisina, Metionina, Prolina, Serina, Tirosina, Triptofano, Valina) ao invés da clássica dobradinha Orosol (Ácido Pantotênico, Biotina, Cloreto de Colina, Niacina, Vitamina A, B1, B2, B6, B12, C, D3, E, K3) x Aminosol (Isoleucina, Vitamina B1, B2, B6, Cloreto de Colina, Niacina, Arginina, Fenilalanina, Valina, Triptofano, Ácido Pantotênico, Leucina; Glicose, Biotina, Treonina, Metionina, Cistina), sob o fundamento de que aquele reunia num só produto o que os outros dois continham.

Analisando a questão e efetivamente os polivitamínicos e o complexo de aminoácidos, depois de consultar o Livro Aves. Criação - Clínica - Teoria - Prática (São Paulo: Robe, 1998, p. 139) da Dra. Stella Maris Benez, constatamos que, como é sabido por muitos, dos 19 aminoácidos existentes, seis não são considerados essenciais (Alanina, Ácido Aspártico, Ácido Glutâmico, Hidroxiprolina, Prolina e Serina).

Dessa forma, após consulta a ambos, constatamos que, embora de qualidade inquestionável, o Aminostress não apresenta em sua composição os seguintes aminoácidos considerados essenciais: Leucina, Treonina e Cistina, o que apresenta o Aminosol, contudo este não apresenta o que aquele apresenta, ou seja, apenas o aminoácido essencial Tirosina.

Não restam dúvidas que o Aminostress é bem completo em sua composição indicada para pássaros, apresentando ainda os aminoácidos não essenciais supracitados, exceto a hidroxiprolina, substituindo, em tese, o Orosol e Aminosol com sua composição aparentemente mais completa e com dosagem mais forte, apresentando ainda alguns sais minerais (Cálcio, Cloro, Sódio, Magnésio) que a dupla OA não apresenta.

Entretanto, em regra, preferimos continuar, particularmente, com a clássica dobradinha Orosol x Aminosol porque a mesma permite a versatilidade de oferta conforme a época do ano, o que não ocorre com o Aminostress que, acreditamos, como o próprio nome indica, deve ser utilizado para situações de estresse causado por manejo, transporte e torneios, haja vista que, como sabemos, a cumulatividade de vitaminas hidrossolúveis não gera problemas no organismo porque o excesso é eliminado pela urina que, nos passeriformes, sai junto com as fezes, mas as lipossolúveis (A, D, E, K) quando ministradas em excesso ficam retidas no fígado, danificando-o.

Assim, com a dupla Orosol x Aminosol podemos seguir as indicações da Dra. Stella Maris Benez na obra supracitada (p. 160) nas fases de muda de penas, manutenção e reprodução, jogando com os dois, utilizando um com maior intensidade em determinada fase e vice-versa, sem macular o fígado que fica protegido pela ausência de excesso de vitaminas lipossolúveis e pelo uso de colina, conhecido protetor hepático.

Forte abraço e esperamos estar contribuindo de alguma forma, na pior das hipóteses, para a necessária reflexão.

12 comentários:

  1. Pêssego,
    Muito bem colocado, sou da teoria que pássaro bem alimentado não careçe de "coqueteis" vitamínicos, salvo em períodos de situaçãoes severas como muda e reprodução, que se exige muito do organismo dos pássaros. Precisamos levantar a bandeira da não "auto-medicação", e sempre que necessário, que recorramos aos profissionais da área. Por muitas vezes vejo em sites de discussão, criadores "receitando" uma gama enorme de medicamentos, inclusive anti-bióticos de forma profilática...mal sabem eles que contribuem, e muito para o fortalecimento das cepas bacterianas. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Levi, muito obrigado, ficando feliz com o seu comentário que demonstra saber o que está falando. Vamos em frente !

    ResponderExcluir
  3. Grande Pecego. Perfeito, eu tb uso esta dobradinha e percebi um otimo resultado em 2008. Porem gostaria de saber sua opiniao sobre a dosagem e a sequencia de dias.
    Muito Obrigado pela colaboração, FELIZ DIA DO TRABALHADOR.

    Valdecir - Floripa/SC
    www.criadourodecurioanjinho.weebly.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, a dosagem é uma gota de Orosol para 50 ml e três gotas de Aminosol para a mesma medida em água filtrada ou mineral. A Dra. Stella Maris na obra que cito, recomenda, no que se pode extrair, para quem utiliza, na muda de penas Orosol três vezes na semana e Aminosol duas vezes. Na Manutenção ou pós-muda, uma vez Orosol e uma vez Aminosol, sempre por semana. Na reprodução, Orosol duas vezes e Aminosol três vezes na semana. Abraços e obrigado por nos prestigiar com a sua visita.

    ResponderExcluir
  5. queria comprar esse livro ai pecêgo da dr stella como fasso aqui na minha cidade não tem chlluchini@hotmail.com se puder me ajudar agradeço celso...

    ResponderExcluir
  6. Olá Celso, dê uma olhada nesse site http://www.planetanews.com/autor/STELLA%20MARIS%20BENEZ que acho que encontrará as obras literárias da Dra. Stella Maris Benez.

    Sucesso !

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Gostaria de saber se a dosagem serve tambem para trinca ferro. abraço

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo o que acha da combinação Energy pet x Hidrovit? jleonardodd@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,

    O M A, boa pergunta em face do tamanho diferenciado do Trinca. Como só lido com curió, sugiro ao amigo que faça uma ligação para o Responsável Técnico que com certeza irá lhe atender da melhor forma possível, respondendo a sua dúvida.

    Anônimo, sinceramente não conheço o produto Energy Pet, mas Hidrovit conheço e uso na época dos torneios, sendo excelente para hidratar porque contém sais mineirais, bem como é também energético por ter um complexo de aminoácidos e vitamina C. Assim, não posso te dizer nada sobre essa combinação, já que se faz necessário se ter conhecimento do conteúdo de ambos os produtos.

    Abraços para os dois,

    ResponderExcluir
  10. Antonio, por ser grande a oferta e variedade de medicamento para passaros, se gera uma dúvida em muitos criadores em qual medicamento comprar, achei a linha da aarão bem direcionada, composta pelo G-tróx, Coccidex, Vita-E e Eletric, porém não sei se g-trox e coccidex é a melhor opção para reprodutores, tenho 2 femeas excelentes de caboclinho, perdi muitas posturas por causa de machos inferteis, cruzavam bem, e depois de 13 dias, nada, so clara e gema, ja perdi 20 ovos de cada femea, todos chocados, por isso comprei um reprodutor, mas está com muda de bico e caindo umas peninhas ao redor do bico, qual medicamento o sr. poderia me indicar para deixar o macho capacitado pra encher ovo? sei que gaiola grande e sol ajuda muito, obrigado !
    ricardo

    ResponderExcluir
  11. Olá, sr, Pêcego!! Essa dosagem do Orosol três vezes na semana e do Aminosol duas vezes na semana é para se usar apenas uma semana durante todo o período de muda ou é para se usar por quantas semanas na época de muda? Grato.

    ResponderExcluir
  12. orosal eo aminosal é para dar separado com 2 bebedores

    ResponderExcluir