sexta-feira, 22 de abril de 2011

DICA DO MÊS !



Olá, depois de termos passado por problemas de estabilidade na internet, o que inviabilizava postar qualquer coisa nessa nossa Revista Eletrônica, sanado aparentemente o problema, voltamos à carga.

A Dica do Mês é sobre o armazenamento de sementes !

Antes de tratar do armazenamento, não há como não falarmos das sementes, estas que devem ser adquiridas de fornecedores idôneos.

Nós adquirimos sementes que são esterilizadas, aspiradas e recebem um aditivo antifúngico, o que nos dá uma garantia inicial do produto que iremos adquirir e estocar.

Falando em estocar, lembramos do passo seguinte que seria o armazenamento das sementes adquiridas, lembrando que é recomendável que a aquisição seja da quantidade necessária para durar em estoque o tempo de duas a quatro semanas.

Há criadores que armazenam em vidros, latas, outros em plástico, enfim há uma infinidade de maneiras que se pode utilizar para o estoque, mas para isso lembramos aos amigos leitores que as sementes respiram e o armazenamento em local fechado pode ocasionar fungos e, em consequência, micotoxinas, pois elas suam e a umidade dá causa a esse efeito acima citado.

Sobre esse aspecto, leciona-se:

"Durante o armazenamento, as sementes respiram continuamente, consumindo suas reservas (compostos químicos) e transformando-as em água, calor e dióxido de carbono. A perda desses compostos químicos durante o armazenamento deve ser minimizada ao máximo, implantandose processos de manuseio de sementes que assegurem a qualidade do produto armazenado. A armazenagem adequada das sementes evita perdas tanto no aspecto qualitativo como no quantitativo." (Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.3, n.1, p.121-123, 1999, Campina Grande, PB, DEAg/UFPB)


Dessa forma, visando a qualidade do produto armazenado, utilizamos garrafas de refrigerante de guaraná de 2 litros, que são no tom esverdeado, fazemos vários furos com prego grosso na tampa e a guardamos deitada, como se vinho fosse.

Assim, além de não enchermos o recipiente até a boca, mas sim até uns 3/4 de cada garrafa, permitimos com isso que haja uma maior circulação do ar interno, guardadas que ficam na sombra e em local arejado. O manuseio diário faz com que haja uma circulação interna das sementes que vão mudando de lugar e respirando continuamente.

Essa é a nossa Dica do Mês !

Esperamos com isso estar colaborando com todos, de uma forma ou de outra.

Até uma outra oportunidade !

Os Editores

4 comentários:

  1. Pêcego!
    Aproveito para complementar a dica para os amigos que não tem acesso a sementes tratadas.
    É possivel fazer essa tratamento antifungico e antimicrotoxico com produtos vendidos para esse fim. Vale a pena lembra que é fundamental seguir as orientações do fabricante em relação a quantidade de produto/kg.
    Dica: Agromanol - 3g/kg - Adsorvente de Microtoxinas.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo.
    Obrigado pela dica. Não sabia desse detalhe do respiro das sementes, eu particularmente usava armazenar em garrafa pet de guaraná (esverdeada), porém sem os furos na tampa e colocava a garrafa de pé.
    Vou seguir essa dica do amigo.
    Tudo de bom!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boa Lucon, eu utilizo o mesmo absorvente de micotoxinas, só não quis fazer referências a produtos no texto, mas se alguém indagasse por aqui, seria informado, tanto que também não disse que sementes adquiro, de qual fabricante.

    Grande toque e fica aí a dica dada pelo meu amigo Lucon.

    Abração,

    Vilson,

    É aquela velha máxima da sabedoria, estamos sempre aprendendo uns com os outros, já que ninguém sabe de tudo, pois aquele que acha que sabe, na verdade nada sabe.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Costumo guardar em garrafa de iogurte de 1 litro, porém sem os furos para respiro. Boas dicas! Vou furar a garrafa e procurar deixar deitada...

    abs
    Carlos

    ResponderExcluir