
Olá, depois de termos passado por problemas de estabilidade na internet, o que inviabilizava postar qualquer coisa nessa nossa Revista Eletrônica, sanado aparentemente o problema, voltamos à carga.
A Dica do Mês é sobre o armazenamento de sementes !
Antes de tratar do armazenamento, não há como não falarmos das sementes, estas que devem ser adquiridas de fornecedores idôneos.
Nós adquirimos sementes que são esterilizadas, aspiradas e recebem um aditivo antifúngico, o que nos dá uma garantia inicial do produto que iremos adquirir e estocar.
Falando em estocar, lembramos do passo seguinte que seria o armazenamento das sementes adquiridas, lembrando que é recomendável que a aquisição seja da quantidade necessária para durar em estoque o tempo de duas a quatro semanas.
Há criadores que armazenam em vidros, latas, outros em plástico, enfim há uma infinidade de maneiras que se pode utilizar para o estoque, mas para isso lembramos aos amigos leitores que as sementes respiram e o armazenamento em local fechado pode ocasionar fungos e, em consequência, micotoxinas, pois elas suam e a umidade dá causa a esse efeito acima citado.
Sobre esse aspecto, leciona-se:
"Durante o armazenamento, as sementes respiram continuamente, consumindo suas reservas (compostos químicos) e transformando-as em água, calor e dióxido de carbono. A perda desses compostos químicos durante o armazenamento deve ser minimizada ao máximo, implantandose processos de manuseio de sementes que assegurem a qualidade do produto armazenado. A armazenagem adequada das sementes evita perdas tanto no aspecto qualitativo como no quantitativo." (Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.3, n.1, p.121-123, 1999, Campina Grande, PB, DEAg/UFPB)
Dessa forma, visando a qualidade do produto armazenado, utilizamos garrafas de refrigerante de guaraná de 2 litros, que são no tom esverdeado, fazemos vários furos com prego grosso na tampa e a guardamos deitada, como se vinho fosse.
Assim, além de não enchermos o recipiente até a boca, mas sim até uns 3/4 de cada garrafa, permitimos com isso que haja uma maior circulação do ar interno, guardadas que ficam na sombra e em local arejado. O manuseio diário faz com que haja uma circulação interna das sementes que vão mudando de lugar e respirando continuamente.
Essa é a nossa Dica do Mês !
Esperamos com isso estar colaborando com todos, de uma forma ou de outra.
Até uma outra oportunidade !
Os Editores