Foram 1.400 km de estrada entre a ida e a volta, mas a gota d'água foram os momentos de tensão que vivi no decorrer do certame, já que viajando sozinho com dois curiós (Medalha e Pardo Matriz 08) que são conduzidos em gaiolas acústicas, tive a falta de sorte de antes de terminar a apresentação do Pardo (Juiz Titular da estaca João Lucon e Auxiliar Anderson), já estarem chamando o meu curió Medalha em outra estaca que ficava distante, apesar dos dez números que os separavam, mas com a divisão da estaca dos clássicos (Estaca 01 Juiz Titular Olívio Nishiura e Auxiliar Idalécio; Estaca 02 Juiz Titular Alexandre Osni e Auxiliar Marcelo) em virtude do grande número de inscritos e a falta de alguns, as apresentações de meus dois curiós ficaram, digamos, praticamente concomitantes.
Tal fato, como era de se esperar, influenciou a performance do Medalha na sua apresentação, mas ciente do quanto é importante o próprio expositor pendurar o seu curió em face do conhecimento mútuo e do costumeiro manejo personalíssimo, insisti em fazê-lo, apesar dos inúmeros amigos que se ofereceram para ajudar, pendurando-o se necessário.
Assim, ao término, nos meus 52 anos de vida, confesso que me senti esgotado e no decorrer da viagem de volta, literalmente estressado com a estrada que não acabava mais, até porque regularmente vou só com os curiós e com Deus, ou seja, não tenho companhia para amenizar o tempo por meio de uma boa, longa e prazerosa conversa.
Desculpem-me esse desabafo, mas por lealdade para com vcs, senti a necessidade de fazê-lo na esperança de entenderem e aceitarem a demora nesta postagem.
No que tange ao evento, propriamente dito, o local é de difícil acesso e apesar da boa vontade da equipe local, é fato que não há espaço adequado para ocorrerem no mesmo recinto os torneios de fibra e canto, não só pela proximidade, mas também pela falta de sombra, questão fundamental para quem lida com passeriformes de canto, já que costumeiramente ficam dentro dos veículos fechados, à espera de serem chamados para a estaca, contrariamente àqueles de fibra, isso porque o canto clássico, no caso, de curiós praia grande clássico, é de difícil encartamento e, principalmente, de mais difícil manutenção, daí a importância de se tomar todo o cuidado para que não ouça cantos indesejáveis, porque cantar errado, comendo notas é fácil, o complicado é ao contrário.
Outrossim, para a fibra, em tese, não faz diferença se passar com uma gaiola na mão com um pássaro na estaca do evento, já que estão emparelhados com outros em certa distância, mas para os passeriformes de canto clássico faz muita diferença, já que acostumado, em regra, a permanecerem isolados em suas casas para não receber influências de cantos indesejáveis, a mudança comportamental é visível quando avistam outro pássaro em gaiola, mesmo que esta esteja encapada, pois carregam em si também a fibra, só que da valentia, e suas apresentações nos torneios se dá de forma isolada e individual.
Registro que estiveram presentes, entre curiós pretos e pardos praia grande clássico, mais de uma centena de passeriformes e, diante do que temos presenciado até o presente momento, podemos afirmar que atualmente já se pode pensar seriamente para a temporada de 2011 em se fazer torneios de canto de curió e bicudo em dias separados da fibra, já que comprovadamente se tornou um evento alto sustentável em face do número de inscritos e do valor cobrado para cada inscrição.
No local, estava um dia ensolarado com ventos amenos e temperatura relativamente alta, havendo alternância, como de costume, nas apresentações dos curiós, alguns se destacando em detrimento de outros, seguindo abaixo a classificação da referida etapa:
PRAIA GRANDE CLÁSSICO COM REPETIÇÃO - ESTACA 1 (ÍMPAR)
COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA - PONTOS
2º - TRIUNFO - Marcelo Antônio Regis - 8,42 - 09 p.
3º - TIRA TEIMA - João Baptista A. Fraga - 8,24 - 08 p.
4º - RIO DO SUL - Carlos Roberto Mendes - 8,12 - 07 p.
5º - PROFESSOR - Reinaldo Souza - 8,06 - 06 p.
6º - YANKEE - Luiz Fernando T. Neves - 8,00 - 05 p.
8º - JOINVILLE - Sérgio Venâncio Luiz - 6,73 - 03 p.
9º - CHOCOLATE - Israel Iraídes da Costa - 6,06 - 02 p.
2º - SERENO - Cláudio Domingues Pinto - 8,12 - 09 p.
3º - PLATINA - Rafael Mangia - 7,98 - 08 p.
4º - MEDALHA - Antonio J. Pêcego (VANSIL/TECTRON) - 7,76 - 07 p.
5º - BOMBARDI - Alexandre Cardoso Miguel - 7,36 - 06 p.
6º - BICO DE OURO - Ataíde Cândido da Silva - 6,84 - 05 p.
7º - SOLITÁRIO - Sérgio Garcia de Barros - 5,80 - 04 p.
8º - CHIMITI - Evandro Philadelpho - 5,00 - 03 p.
9º - BOCA NEGRA - Durval Soares M. Filho - 4,62 - 02 p.
PRAIA GRANDE CLÁSSICO COM REPETIÇÃO - ESTACA 2 (PAR)
COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA - PONTOS
1º - VILLA RICA - Carlos Roberto S. Troca - 8,30 - 10 p.
3º - PLAYBOY - Aparecido Arantes da Silva - 7,50 - 08 p.
4º - VELEIRO - Sílvio Vieira Souza - 7,10 - 07 p.
5º - FEDERAL - Edilson Luiz Moretti - 7,00 - 06 p.
6º - EMBAIXADOR - Maurício de Abreu - 6,90 - 05 p.
8º - MARAJÁ - Luiz Fernando T. Neves - 6,40 - 03 p.
9º - PORTHOS - Edison Encinas Gonzalez - 6,00 - 02 p.
10º-LEME - José Dias da Silva - 5,10 - 01 p.
PRAIA GRANDE CLÁSSICO SEM REPETIÇÃO
COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA - PONTOS
2º - BARACK - José Carlos Bernardinelli - 7,20 - 09 p.
3º - CHÃO DE ESTRELAS - Paulo Roberto Martinez - 7,00 - 08 p.
4º - BEIRA RIO - Ricardo Santos Dalpissol - 6,90 - 07 p.
5º - GARANTIDO - Carlos Alberto P. Andrade - 6,80 - 06 p.
6º - MANO - Junichi Yonemura - 6,60 - 05 p.
7º - CAIMMY - Fernando Pereira de Souza - 3,70 - 04 p.
9º - BRILHANTE - Fernando Rosa Bandeira - 2,50 - 02 p.
COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA - PONTOS
1º - UNIVERSO - Francisco Copi Jr - 8,00 - 10 p.
2º - TAMPICO DO VALE - Luiz Carlos L. Escalante - 7,80 - 09 p.
3º - GP REPLY - João Fernandes dos Santos - 6,80 - 08 p.
4º - NOBRE - Carlos Alberto G. Bustamante - 3,40 - 07 p.
...
COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA - PONTOS
2º - BUGRINHO JR. - Braz Anastácio da Silva - 6,30 - 09 p.
3º - LUTRON - Vítor Padovan - 6,00 - 08p.
4º - KOMPRESSOR - Lúcio Roberto Bergamin - 5,30 - 07 p.
5º - DRACENINHA - José Dias da Silva - 5,20 - 06 p.
6º - SÃO BENTO NETO - Paulo Sérgio Granna - 5,10 - 05 p.
7º - ILUMINADO - Lázaro Aparecido Nogueira - 5,00 - 04 p.
8º - BASTARDINHO - João Granjeiro - 1,00 - 03 p.
...
Caro Pêcego, correr o campeonato com dois curiós não deve ser fácil. Sucesso querido. Um abraço.
ResponderExcluirOlá Fábio, realmente não é fácil, sendo para mim uma experiência inovadora, ainda mais quando, em regra, viajo sozinho, mas é isso aí, o negócio é competir, não dá para deixar em casa aquele que pede pelo que apresenta para ser levado para as estacas dos torneios. Vamos em frente sem medo ! Valeu e obrigado pelos votos !
ResponderExcluirAbraços,
Parabens pela boa colocação conseguida até agora, com o passar das etapas é certeza que eles vão melhorar mais ainda. PARABENS
ResponderExcluirObrigado Cláudio e oxalá assim será, mas também haverão outros que irão melhorar, como alguns que começaram muito fortes irão piorar...aguardemos o tempo que é o senhor da razão, nós vamos apenas continuar o nosso trabalho com afinco, naquilo em que acreditamos. VALEU !
ResponderExcluir