Olá, em sendo hoje um dia especial para a minha pessoa, bem como ontem (24.04.2010) terem se passados sete dias da morte do Curió MARUC, tomo a liberdade de fazer essa homenagem, em virtude de tudo que ele representou em vida e que continua representando após vir à óbito com o seu CD lançado no mercado em 2009, perpetuando o seu mavioso canto.
Para tanto, sem maiores delongas, trago à colação a "HOMENAGEM AOS CAMPEÕES" que a importante Revista Passarinheiros & Cia publicou outrora (Ano VI - nº 41 - nov/dez 2006). Confira !
"Curió MARUC (nome de um antigo Princípe Egípcio), por antecipação, é o mais recente Campeão Brasileiro na categoria Praia Grande Clássico pela Febraps - Temporada 2006-2007, pela Série "A". Das 19 etapas do brasileiro, 16 já se realizaram até 03.02.2006, todavia com apenas 13 participações já conquistou antecipadamente o campeonato brasileiro com uma regularidade extraordinária que lhe permitiu somar 87 pontos na última etapa de Marília/SP, quando pela segunda vez consecutiva se consagrou campeão, ficando distante 36 pontos do segundo colocado no campeonato.
Conquistou cinco vitórias (Maringá/PR; São José do Rio Preto/SP; Bauru/SP; Campinas e Marília), sendo as duas últimas consecutivas; dois segundo lugares (Jundiaí/SP e Ribeirão Preto); dois terceiro lugares (SERCA e Ourinhos); dois quatro lugares (Mogi das Cruzes e São José dos Campos) e um sexto lugar (Botucatu) no primeiro torneio da temporada.
HISTÓRICO
Nascido em 26 de fevereiro de 2003, é oriundo do Criadouro de Curió Macalé do nosso amigo Braz de Mogi das Cruzes, onde foi criado pelo sistema "withdrawn" desde o nascimento por intermédio das cabines acústicas do Edílson Guarnieri. Encartou o canto Praia Grande Clássico na linha Ana Dias com a utilização do CD Selo Prata 30 anos, sendo que atualmente é tocado o CD Selo Prata 50 anos.
Dotado de uma excelente voz, andamento e melodia, tem como característica a firmeza de notas e o fato de ser um curió extremamente apresentador nas estacas, cantando o tempo todo que lhe for fixado nos torneios. Como alguns curiozeiros dizem, ele faz o seu 'dever de casa' e não nos deixa passar vergonha, tendo cantado em todos os 35 torneios dos quais participou até hoje.
Iniciou-se no circuito de competições em 2005 quando já tinha dois anos de vida e estava na sua primeira muda de preto para preto. Seu proprietário acreditando no seu potencial em face do que já havia presenciado, dedicou-se intensamente a participar dos torneios fazendo com que ao final da sua primeira temporada de 2005, o Curió MARUC fosse o Vice-Campeão Brasileiro no Praia Grande Clássico pela Febraps, ficando apenas 06 pontos atrás do espetacular e saudoso Campeão, Curió Canindé.
DEPOIMENTO
Contra a utilização de estímulos artificiais como 'chia' ou 'fêmea', o seu proprietário e curiozeiro Antonio José Pêcego assinala: 'Há excelentes curiós Praia Grande Clássico repetidores ou não, mas nem todos servem para competir, porque só cantam no prego de casa, encapado no carro e etc, mas na estaca não dão o recado.
O curió competidor de canto individual tem que ter além das qualidades básicas necessárias, a específica, que é ser apresentador, cantar com facilidade na estaca, gostar realmente de cantar em qualquer lugar. Esse negócio de ter que ficar fazendo 'ginástica' para curió cantar, com altos e baixos em suas apresentações, algumas inclusive em que não canta na estaca depois de uma viagem de 400 ou 500 km, não serve para competir, não serve para a minha pessoa.
O curió competidor tem que ser tratado diferentemente, como se atleta fosse, com uma atenção especial na área nutricional, física e emocional, reclamando do proprietário, da dedicação absoluta, da sensibilidade, da compreensão, da perseverança e da capacidade de realizar mudanças para que esbanje saúde e se possa sempre tentar viabilizar no dia do torneio a sua mais proveitosa apresentação na estaca'."
Obs.: Na supracitada temporada 2006-2007, o Curió Maruc terminou a temporada com a incrível marca de 109 pontos conquistados, ficando o Vice-Campeão com 51 pontos, bem como terminou, na mesma temporada de forma inédita, sendo Campeão dos Campeões, sempre no Praia Grande Clássico.
OS EDITORES
SEM COMENTÁRIOS.
ResponderExcluirPARABÉNS.
ola pecego to sabendo agora meus sentimentos .que perda .abraços thyco
ResponderExcluirPêcego,homenagem mais do que merecida.
ResponderExcluirAgradeço por tê-lo eternizado através do Cd.Graças a brilhante gravação,já está saindo o segundo "Maruquinho" aqui em casa,brevemente colocarei as gravações nos grupos e no orkut.
Abraços
Parabéns pelo trabalho que vc faz com seus pássaros e com o blog, me ficou a dúvida de como um pássaro tão jovem e saudável se foi tão cedo? Abraço Fabiano
ResponderExcluirPêcego. gostaria de saber o que causou a morte do Maruc? Se o Maruc deixou filho/filhas?
ResponderExcluirAdemais, meus sentimentos pelo ocorrido. Imagino o vazio que estás sentindo pela falta deste avinhado campeão. No período reprodutivo que se findou em março, utilizei, em meu pequeno criatório, para ensinamento dos filhotes, CD - O CANTO DO CURIÓ MARUC
Abraços
Evaristo/Capivari-SP
Boa noite Evaristo, o Maruc não deixou filhotes, tendo ido à óbito por desidratação na muda de penas. A perda de um companheiro querido é sempre dolorida para todo e qualquer ser humano racional. O CD do Maruc permitiu perpetuar o seu mavioso canto, havendo muitas notícias de resultados positivos no encartamento e conserto de canto de curiós, o que nos deixa muito feliz. Abraços e obrigado por nos visitar. Antonio&Mônica Pêcego
ResponderExcluirSon momentos muy tristes ciertamente, porque estos "pequeños amigos" se ganan el cariño de sus propietarios, con su alegría y maravilloso canto, pero las satisfacciones y exitos quedan guardados para siempre en el corazón.
ResponderExcluirFelicidades por haber tenido un CAMPEÓN!
Gracias Rokoman !
ResponderExcluirparabems maruc pelo o seu melhor canto
ResponderExcluir-elogio de um curioseiro de novo brasil-go