domingo, 30 de maio de 2010
USO DE AMINOÁCIDOS EM ORNITOCULTURA
quinta-feira, 27 de maio de 2010
PAELLA DO LUA 2010
quinta-feira, 20 de maio de 2010
ENTREVISTA: CRIADOURO MATRIZ
CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?
RA - Temos em nosso criadouro um ambiente onde as fêmeas solteiras ficam em fase de aprontamento, onde são galadas e transferidas para outro ambiente este onde ficarão desde a postura até o desmame dos filhotes. No outro ambiente ficam os galadores em cabines acústicas. Os filhotes machos após o desmame vão para as cabines acústicas para continuar o processo de vetorização no canto praia grande clássico.
CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?
RA - O nosso plantel é formado por três galadores e 20 fêmeas e um mestre. Lembrando que prezamos pela qualidade de canto de nossos filhotes e não quantidade.
RA - A base do nosso plantel é a raça Prata, a qual consideramos uma raça completa, aprendizado, andamento de canto, voz, melodia, apresentação e repetição. Alem de outras como Paulista, Pauta, Presidente, Soberano, Melodia, Joaninha, Viola, Bugra, Dominique, Canarinho dentre outras. Em nosso criadouro fazemos os cruzamentos planejados buscando o melhoramento genético agregando mais qualidades aos filhotes.
CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico?
RA - Sim exclusivamente para o canto praia grande clássico encartados na linha do Ana Dias selo prata.
CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?
CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?
CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?
CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?
CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?
CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?
CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?
Link do vídeo do galador matriz 611
http://www.youtube.com/watch?v=WFztTTxGf0g&feature=player_embedded
Web site: www.criadouromatriz.com.br
MSN: criadourodecuriomatriz@hotmail.com
Email: criadouromatriz@gmail.com
Rogério de Ávila
ATIVIDADE PASSERIFORME CRIA COMITÊ COM IBAMA EM BRASÍLIA
Santa Catarina, sob coordenação do deputado federal Valdir Colatto, tem representantes no Comitê
20/5/2010 - O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) acompanhou, na última quarta-feira (19/5), passarinheiros de vários Estados brasileiros, durante a reunião com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Abelardo Bayma Azevedo, na qual foi criado o Comitê dos Passeriformes, entre passarinheiros e técnicos do IBAMA, um grupo de trabalho que vai aglutinar os setores para edição de atos normativos relacionados a atividade e ao manejo das aves para fins comerciais e amadoristas.
Na reunião, onde estiveram presentes também os deputados Nelson Marquezelli (PTB/SP), Moacir Micheletto (PMDB/PR), Luis Carlos Heinze (PP/RS), Otávio Leite (PSDB/RJ), Marinha Raupp (PMDB/RO) e Laerte Bessa (PSC/DF), o presidente da Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos (COBRAP), Aloísio Tostes, entregou ao presidente do Ibama um documento com todas as reivindicações da categoria, entre elas a, a criação desse grupo de trabalho.
Para o deputado federal Valdir Colatto esse foi um grande passo dado pelos passarinheiros que, “com o apoio de deputados federais e Ibama poderão adequar a legislação que tornará reconhecida legalmente a criação de animais silvestres em todo o Brasil”, ressaltou o parlamentar.
O presidente da Federação Ornitológica Catarinense (FOC - Florianópolis/SC), Wilson Gomes, um dos representantes de Santa Catarina, também entregou um documento ao presidente do Ibama, no qual pede para inserir os pássaros como fauna doméstica. Osvaldo Vieira, da Sociedade Amigos do Curió (Florianópolis/SC) e o presidente da Associação de Curiós Canto Praia, Waldir Karnopp (Joinville/SC), também representaram o Estado catarinense.
Ainda da reunião, os criadores lembraram o presidente do Ibama quanto a forma de abordagem dos fiscais do instituto nos Estados, que muitas vezes é violenta e desrespeitadora com os que praticam a atividade. Os passarinheiros reivindicaram também a reabertura do recadastramento para os criadores amadores que não compareceram ao Ibama até o dia 30/6/2009, data prevista pela instrução normativa do Ibama, pudessem recadastrar seus pássaros tranquilamente.
O presidente do Ibama, Abelardo Bayma Azevedo, teve uma boa recepção das propostas, mostrou-se favorável as reivindicações dos passarinheiros e se comprometeu em ajudar o setor.
Grupo Parlamentar em defesa dos passeriformes
Na terça-feira (18/5), os deputados Valdir Colatto (PMDB/SC), Nelson Marquezelli (PTB/SP), Moacir Micheletto (PMDB/PR), Luis Carlos Heinze (PP/RS), Otávio Leite (PSDB/RJ), Marinha Raupp (PMDB/RO) e Laerte Bessa (PSC/DF), estiveram reunidos com representantes de passeriformes de cada Estado e firmaram um “aperto de mão” para unir forças e dar andamentos às ações e reivindicações do setor no Congresso Nacional.
A aprovação do Código Ambiental com a inclusão de um artigo para a fauna brasileira foi apontado por todos os passarinheiros como prioridade do setor. “Não podemos perder a oportunidade de inserir e regrar nossa atividade na proposta do novo Código Ambiental. Somos também um agronegócio e trazemos riquezas, precisamos ser reconhecidos”, ressaltou o presidente da Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos (COBRAP), Aloísio Tostes.
Em resposta, Colatto pediu aos passarinheiros que pressionassem os deputados de seus Estados para aprovação do relatório do deputado Moacir Micheletto, em junho deste ano, para assim conseguir mudanças efetivas não só no setor como em todo o desenvolvimento do Brasil. De acordo com Colatto, a atividade passeriforme pode ser “uma fonte de produção atrativa para o produtor rural e urbano na gestão dos recursos renováveis da biodiversidade brasileira”."
sábado, 15 de maio de 2010
FEOSP E IBAMA EM SINTONIA
quarta-feira, 12 de maio de 2010
ENTREVISTA: CRIADOURO DE CURIÓ "SERRA DA MATA ATLÂNTICA"
CSMT - Iniciamos a criação conjuntamente em agosto de 2.007, após o início de uma grande amizade que surgiu em um torneio em Vicente de Carvalho – Guarujá – São Paulo. Gostamos de participar de torneios. Começamos a paixão pelos curiós desde meninos. Eu Fernando Gonçalves aos 08 (oito) anos de idade, por intermédio de um tio "Frederico Alemão", fundador do Clube Criadores de Curió de Santos – São Paulo, que me presenteou com um pardinho. O meu sócio Fernando Manoel, foi paixão própria, ganhou do seu pai um curió preto quando era garoto, visto residir próximo do Clube de Criadores de Curió de Santos, o qual é sócio remido desde 1977.
Somos criadores amadores desde 2002 registrados no IBAMA, e, pensando seriamente e nos tornarmos criadores comerciais, devido a expansão do criadouro.
CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?
CSMT – Bem , possuímos vários ambientes, tendo em vista que utilizamos residências de familiares e amigos. No criadouro temos um ambiente para aprontamento das fêmeas solteiras, outro para as fêmeas com filhotes nos ninhos. Algumas fêmeas com filhotes são direcionadas no terceiro dia de vida para residências de familiares e amigos, onde encontram-se os “ mestres ”, que desde este momento cantam para os filhotes até os mesmos serem direcionados aos novos proprietários. Após apartadas dos filhotes , as mães retornam ao criadouro para darem sequência na criação.
CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?
CSMT – Contamos com 40 (quarenta aves) entre : mestres, galadores e fêmeas.
CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha?
CSMT – Somos verdadeiramente apaixonados pelas raças : Soberano, Prata/Paulista, e agora em 2010 demos uma incrementada na raça Matuto tendo em vista os resultados apresentados pelos amigos. Embora tenhamos outras grandes genéticas : Canarinho, Bugre, Camaro, com as quais fazemos verdadeiros testes com análises visando resultados.
CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássicos?
CSMT – Apenas para o Praia Grande Clássico.
CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito?
CSMT – Bom, esse é um assunto que adoramos, trabalhamos com muito capricho e carinho, é como descrevemos acima, separamos as fêmeas com filhotes à partir do terceiro dia de vida: uma sala com os filhotes e outras são enviadas para as residências de amigos e familiares onde ficam a sós ou então ouvindo o “ mestre ”, com o auxilio do CD (chip), Pratinha do Dimas MG, um pouco trabalhado pelo nosso grande Irmão Tadeu (Refúgio dos Clássicos – Pirassununga – S.P), o qual nos atendeu para fazer alguns ajustes que achamos convenientes. Estamos obtendo ótimos resultados. Utilizamos os aparelhos da Tectron (Valdecir), com falantes de silicone que vem juntamente com os aparelhos.Tocamos muito pouco : 20 minutos de canto, e 90 minutos de descanso, durante o decorrer do dia, sendo que no descanso aciona-se automaticamente um rádio em estação FM, em qualquer ambiente.
CC&T - O desmame você costuma realizar com que idade do filhote?
CSMT – Costumamos fazer o desmame dos filhotes com aproximadamente 40 (quarenta) dias, mas não é regra.
CC&T - Quando normalmente você começa e para de criar a cada temporada?
CSMT - Como criamos em uma cidade tida como clima quente, iniciamos em agôsto e vamos até fevereiro.
CC&T - Nos fale algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências?
CSMT – Bem, como estamos em fase de expansão, fica muito difícil citar principais fêmeas e machos, pois somos bastante criteriosos nas aquisições ,e, ultimamente fizemos várias. Porém iremos citar algumas fêmeas e machos :
Fêmeas :
Pai : Sem Parar (Gaiola Preta x Xodó)
Mãe : Gisele ( Patrimônio x Junária)
Preciosa
Pai : Veludo ( Cabeção x Rosa 149)
Mãe : Preciosa (Precioso x Bico Branco)
Pai : São José (Mistério Mister M x Ritinha 057)
Mãe : Paulista ( Carinhoso 137 x Sasha)
Machos :
Realeza Negra - extremamente repetidor, com ótima voz e andamento, com cantadas com mais de 02 (dois) minutos, verdadeiro Praião. Participou em 09 (nove) torneios na Baixada Santista, com 08 (oito) primeiros lugares com repetição e o1 (um) primeiro lugar sem repetição.
Pai : Matutino (Criadouro do Joca)
Mãe : Rabicó (Criadouro do Joca)
Pai : Carnaval Velho (Shoite)
Mãe : Mazale (Shoite)
CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista?
CSMT – Possuímos aqui no criadouro, alguns curiós com destaque, e, nesta temporada 2010/2011, deverá ser apresentado o Monarca da Praia de propriedade do nosso irmão Eduardo Rosseto (Campinas) no Praia Grande Clássico ,e, também deverão ser apresentados por nós no PGC um filhote do Carnavalzinho da Praia x Preciosa da Praia e outro filhote Realeza Negra x Bárbara e/ou talvez 02 (dois) pardos que estão vindo muito bem.
Fortaleza da Praia - Pai . Carinhoso 137 ( Soberano 306 x Pauta 08) x Mãe : Camily (Carinhos 137 x Xuxa 1404) = Pai passado na filha.
Vice – Campeão – Pardo com Repetição SERCA 2.008
Campeão Brasileiro – Pardo com Repetição COBRAP 2008 (CUBIVALE)
Destaque no Torneio Brasileiro de Campinas 2009 – mencionado no site Curio Praia Clássico pelo excelente e renomado juiz de canto Sr. Junichi Yonemura , com o nono lugar, ( em um torneio comentado pelos participantes como o mais forte do certame).
CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, você tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia?
CSMT – Nunca tivemos, muito pelo contrário, fomos sempre muito bem atendidos quando procuramos para algum esclarecimento e/ou dúvida julgada necessária.
CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós?
CSMT – Primeiramente ter amor pela ave, pois possuímos grande esmero por nossas aves. Em segundo, ter muita cautela na aquisição de uma ave, procurar informações sobre criadores idôneos, comprometidos com o nosso propósito, e graças ao bom DEUS, existem grandes criadores com essas qualidades.
CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores?
CSMT – Agradecer a oportunidade de podemos dividir as nossas experiências com todos.
Vinícius de Moraes
Criadouro de Curió “ Serra da Mata Atlântica ”
Criados em Santos onde tudo começou......
domingo, 9 de maio de 2010
VISITA AO CRIATÓRIO REFÚGIO DOS CLÁSSICOS
terça-feira, 4 de maio de 2010
FIM DA GREVE DA ÁREA AMBIENTAL
NANCY DUTRA da Sucursal de Brasília
Atualizado às 19h19.
O Ministro Benedito Gonçalves, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), determinou a suspensão da greve dos servidores do Ibama, do Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente e do Serviço Florestal Brasileiro.
Desde 7 de abril estão interrompidas atividades de combate ao desmatamento, à pesca oceânica e à caça a animais em extinção e processos de licenciamento.
A decisão, de caráter liminar, também prevê multa no valor de R$ 100 mil por dia de paralisação à Asibama (Associação Nacional dos Servidores do Ibama) e à Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, em caso de descumprimento.
Os advogados dos funcionários em greve entraram com um recurso no STJ nesta segunda-feira para tentar reverter a decisão. Eles se encontraram nesta tarde com o Ministro Gonçalves para expor as dificuldades da negociação com o governo. Entre outros pontos, os grevistas pedem aumento de salário, reestruturação da carreira e melhores condições de trabalho.
Segundo o presidente da Asibama, Jonas Moraes Corrêa, o ministro deve analisar o recurso na semana que vem, dia 12 de maio. Até lá, as entidades terão de pagar a multa de R$ 100 mil.
Nesta terça-feira serão realizadas assembleias em todo país para decidir as ações futuras do movimento. Para o presidente da Asibama, não há disposição de interromper a paralisação, mas é necessário aguardar as reuniões desta terça-feira. Em sua decisão, o Ministro Gonçalves afirma que a paralisação dos servidores prejudica as operações de fiscalização e de vistoria técnica de qualidade ambiental, de manejo e de ordenamento florestal, e os processos de licenciamento ambiental.