quarta-feira, 27 de abril de 2011

TOP BLOG 2011















Prezados,




Como podem ver à direita, logo acima em colunas, nos inscrevemos no concurso do TOP BLOG 2011, no que ficaremos muito agradecidos a todos aqueles que possam nos ajudar votando neste blog que esperamos que seja de seu agrado. Esta é a URL do nosso blog no Portal http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=Busca&c_b=21111302



Para tanto, o leitor desta revista eletrônica deve proceder da seguinte forma:



1) - O internauta deve se cadastrar no TOP BLOG e nos dar a honra de votar no nosso blog, pois ele é literalmente nosso, dos editores e de vcs leitores, pois sem vcs não há razão da existência e manutenção deste importante espaço dedicado a todos nós.



2) - Cadastrado e efetivado o seu voto, o mesmo será validado após confirmá-lo, clicando em um link que receberá no email que vc cadastrou no site do prêmio.



Necessitamos de seu voto, necessitamos mostrar a nossa força como passarinheiros.



CONTAMOS COM SEU VOTO !



Os Editores

sexta-feira, 22 de abril de 2011

DICA DO MÊS !



Olá, depois de termos passado por problemas de estabilidade na internet, o que inviabilizava postar qualquer coisa nessa nossa Revista Eletrônica, sanado aparentemente o problema, voltamos à carga.

A Dica do Mês é sobre o armazenamento de sementes !

Antes de tratar do armazenamento, não há como não falarmos das sementes, estas que devem ser adquiridas de fornecedores idôneos.

Nós adquirimos sementes que são esterilizadas, aspiradas e recebem um aditivo antifúngico, o que nos dá uma garantia inicial do produto que iremos adquirir e estocar.

Falando em estocar, lembramos do passo seguinte que seria o armazenamento das sementes adquiridas, lembrando que é recomendável que a aquisição seja da quantidade necessária para durar em estoque o tempo de duas a quatro semanas.

Há criadores que armazenam em vidros, latas, outros em plástico, enfim há uma infinidade de maneiras que se pode utilizar para o estoque, mas para isso lembramos aos amigos leitores que as sementes respiram e o armazenamento em local fechado pode ocasionar fungos e, em consequência, micotoxinas, pois elas suam e a umidade dá causa a esse efeito acima citado.

Sobre esse aspecto, leciona-se:

"Durante o armazenamento, as sementes respiram continuamente, consumindo suas reservas (compostos químicos) e transformando-as em água, calor e dióxido de carbono. A perda desses compostos químicos durante o armazenamento deve ser minimizada ao máximo, implantandose processos de manuseio de sementes que assegurem a qualidade do produto armazenado. A armazenagem adequada das sementes evita perdas tanto no aspecto qualitativo como no quantitativo." (Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.3, n.1, p.121-123, 1999, Campina Grande, PB, DEAg/UFPB)


Dessa forma, visando a qualidade do produto armazenado, utilizamos garrafas de refrigerante de guaraná de 2 litros, que são no tom esverdeado, fazemos vários furos com prego grosso na tampa e a guardamos deitada, como se vinho fosse.

Assim, além de não enchermos o recipiente até a boca, mas sim até uns 3/4 de cada garrafa, permitimos com isso que haja uma maior circulação do ar interno, guardadas que ficam na sombra e em local arejado. O manuseio diário faz com que haja uma circulação interna das sementes que vão mudando de lugar e respirando continuamente.

Essa é a nossa Dica do Mês !

Esperamos com isso estar colaborando com todos, de uma forma ou de outra.

Até uma outra oportunidade !

Os Editores

FELIZ PÁSCOA !



Boa tarde,






Desejamos a todos os nossos leitores uma feliz páscoa junto da família, sempre com muita saúde, paz e felicidades.






Os Editores