quinta-feira, 29 de julho de 2010

CRIE O SEU CAMPEÃO



"CRIE VOCÊ MESMO O SEU “CAMPEÃO”



*Antonio Pereira da Silva Botucatu/SP



Na realidade, não existe uma fórmula mágica para que consigamos criar um curió de canto clássico, sem nenhum defeito. Claro que se existisse ele não seria considerado o Pássaro de canto mais raro e valioso como o é. Entretanto, este é o ideal da maioria dos criadores e mantenedores.


Reconhecemos o mérito de abnegados e respeitáveis criadores de curiós, que muito já contribuíram e continuam contribuindo com a preservação de nossa fauna, criando em cativeiro curiós em quantidade relativamente grande e de ótima qualidade de canto, sendo eles desta maneira os maiores responsáveis pela perpetuação da espécie que estava sendo ameaçada de extinção em algumas regiões do país.


Rendemos, nesta oportunidade, nossas sinceras homenagens e agradecimentos a estes criadores incansáveis.


Graças a eles, existem hoje pássaros criados em cativeiro, com o canto educado do mais alto grau de qualidade e riqueza de notas, superando em muito aqueles de origem silvestre, que um dia foram considerados excelentes.


Destacamos também aqueles passarinheiros que, por residirem em apartamentos e/ou em grandes centros urbanos, e, consequentemente, talvez, não disponham de espaço físico adequado para instalar um criadouro, adquirem de um amigo criador, um filhote e se dedicam em ensiná-lo por meio de toca CD; e, não muito raro, são muito bem sucedidos.


Estes passarinheiros poderão se considerar até uns privilegiados quanto à facilidade para o ensinamento do seu filhote, uma vez que não possuem outros pássaros que possam intervir e atrapalhar o aprendizado do mesmo.


Desta forma, é muito importante que estes passarinheiros continuem se dedicando em ensinar um filhote e tenham em mente que a possibilidade de se conseguir um pássaro raro, existe. O que não pode é desanimar na primeira tentativa, precisa ser perseverante.


Conhecemos alguns passarinheiros que embora tenham espaço, tempo e conhecimentos profundos de todos os detalhes de uma criação, não se importam muito com a qualidade de canto dos filhotes; querem simplesmente criar como “hobby”.


Estes criadores merecem também todo nosso respeito e admiração, e servem de exemplo a muitos outros que gostam de pássaros, mas nunca se propuseram em criá-los, imaginando, talvez, que seja muito difícil, mas podemos garantir que não há nada de complicado. Basta ter boa vontade e dedicação.


Assim, nosso propósito, neste momento, é incentivar o máximo os amantes de pássaros que se dediquem a criá-los, pois já foi comprovado que a criação de pássaros é uma atividade saudável, além de ser uma terapia muito eficiente no alívio do estresse do dia-a-dia.


Como já dissemos, inicialmente, “não existe uma fórmula mágica para se criar um curió de canto clássico”; porém, com a experiência adquirida nestes tantos anos de criação, e sem pretensão alguma, temos o prazer de manifestar algumas opiniões pessoais, que embora elementares, julgamos interessante transmiti-las àqueles que estão iniciando.


Entendemos que não há necessidade de contar com um plantel muito grande de fêmeas, talvez três ou quatro, no máximo, o importante é que sejam comprovadamente de boa procedência, isto é, de pais que já geraram filhos inteligentes e de boa qualidade de canto.


Com uma quantidade reduzida de fêmeas o criador não terá necessidade de muito espaço para acomodá-las, e, evidentemente, o manejo das gaiolas, a manutenção de higiene, a alimentação, alguns procedimentos básicos para se evitar a instalação ou propagação de doenças, enfim, todos os procedimentos atinentes à criação, ficarão proporcionalmente menores e prazerosos.


O toca CD deverá ficar ligado no ambiente e certamente as fêmeas “esquentarão” naturalmente, começando a ninhar e logo a seguir (dentro de dois ou três dias) pedirão gala.


O curió galador, que deverá também ser de boa linhagem, especialmente quanto à voz, repetição e valentia, poderá ficar no recinto até a primeira postura, porém a partir daí não precisa e nem deve ficar no mesmo recinto.


Um lugar ideal para mantê-lo, enquanto aguarda o próximo período fértil das fêmeas, é na cabine acústica ou noutro recinto longe do criatório.


No dia da gala, após o cruzamento, ele deverá ser conduzido à cabine, ou num local distante do criatório, evitando-se assim que os embriões em desenvolvimento nos ovos que estão sendo chocados por uma determinada fêmea, os ouçam, considerando que existe uma premissa que, mesmo dentro do ovo, os embriões já ouvem o pai.


Quando as fêmeas estiverem chocando, é interessante manter o toca CD ligado. Depois de separados estes filhotes deverão ser observados atentamente, pois os talentosos e diferenciados logo se destacarão.


Existem alguns tão diferenciados que mesmo antes de separar da mãe já estão “cochichando”.


O filhote que demonstrar ser promissor deverá ser isolado dos demais e ser submetido a aperfeiçoamento do canto com o toca CD, nunca deixando ouvir outros pássaros.


Excepcionalmente, em se tratando de um mestre cujo canto seja reconhecidamente de alta qualidade, o filhote poderá ouvi-lo durante algum tempo, porém, assim que demonstrar sua aptidão e talento na aprendizagem e já estiver anunciando as primeiras notas semelhantes ao CD, deverá ser separado definitivamente.


O aparelho de som deverá ser de boa qualidade, com potência suficiente para a fiel reprodução das notas gravadas no CD.



Obviamente, não podemos garantir com certeza absoluta, que os filhotes aprenderão todas as notas do CD, o importante, entretanto, é fazermos a nossa parte.


A chance de se conseguir um curió de canto clássico existe, contudo, a tarefa de conduzi-lo a ser um campeão é um desafio que exige muito desprendimento e persistência por parte de seu criador; mas vale à pena.


Encare você também este desafio:


CRIE VOCÊ MESMO O SEU CAMPEÃO.

Boa sorte !!!!



*BotucatuSP
e-mail: pereirabotucatu@uol.com.br

domingo, 25 de julho de 2010

PORCO À PARAGUAIA 2010


Boa noite, por mais um ano estivemos ontem (24/07/2010) no Porco à Paraguaia que nos últimos anos tem acontecido em São Sebastião do Paraíso/MG, contando cada vez mais com mais adeptos, evento que se desenrola em uma prazerosa chácara emprestada por um amigo passarinheiro.


Estima-se mais de 100 (cem) pessoas presentes, sendo que, dentre outros, estiveram presentes os criadores de curió Dárcio Botelho do Criadouro Brasinha de São Paulo (http://www.criadourobrasinha.com.br/), Dimas e Denílson do Criadouro Mineirinho de Pouso Alegre/MG (http://www.criadouromineirinho.com.br/), João Lucon do Criadouro Mogi de Mogi Mirim/SP (http://criadouromogi.weebly.com/), Levi Oisiovici do Criatório Monte Alegre Curiós de Campinas/SP (http://www.montealegrecurio.com.br/ ), Dr. Edmarcos Côrrea do Criadouro Recanto do Curió de Lavras/MG (http://www.recantodocurio.com.br/index.htm), Marcos Thomazatti do Criatório Barretos de cidade de mesmo nome em São Paulo(http://criatoriobarretos.weebly.com/), Cleuber Barbosa do Criadouro Minas de Ouro em Passos/MG (http://www.criadourominasdeouro.com.br/index.htm), Jorge do Criatório Capadócia de Goiânia/GO (http://www.criatoriocapadocia.com.br/home.htm) e nós do Criatório Muralha de Uberlândia/MG (www.criatoriomuralha.com.br ).


Estiveram presentes, além das dezenas de curiozeiros e passarinheiros, com muitos amigos vindo de Brasília/DF, o nosso amigo Aloísio Paccini Tostes, Presidente da COBRAP, com o Moretti da sua Diretoria, bem como o Vereador por Barbacena Flávio Barbosa, passarinheiro de carteirinha e candidato forte a Deputado Federal pelo PSL de Minas Gerais, com disposição de integrar a importante e necessária bancada passarinheira na Câmara dos Deputados para a defesa dos nossos interesses.


Fora isso, o mais importante foi a confraternização regada a uma boa conversa e a um delicioso almoço, com sorteios de brindes, salientando os seguintes apoiadores do evento que viabilizaram esse acontecimento festivo antes de ser servido o almoço:


1) Criadouro Recanto do Curió, doou uma filhota;


2) Criadouro São Sebastião doou uma filhota;


3) Criadouro Paraíso doou uma filhota;


4) Studio Ana Dias doou uma coleção de CDs;


5) Gaioleiro que doou uma bonita gaiola;


6) Cinco CDs "O Canto do Curió Maruc" foram doados;


7) VANSIL / PÁSSAROS - CAMPEÃ DE RESULTADOS que doou vários brindes de seus importantes produtos.



Por último, gostaríamos de agradecer aos organizadores Adriano & Júnior do Criadouro Paraíso; Jânio do Criadouro São Sebastião e Robson do Criadouro Encantado.


A vcs, o nosso muito obrigado !


quinta-feira, 22 de julho de 2010

PARCERIAS 2010


Boa noite, aproveitamos este espaço para apresentar aos nossos leitores os nossos parceiros para o ano de 2010, pessoas físicas e jurídicas que depositam confiança no nosso trabalho como mantenedor e expositor de curiós de canto no Campeonato Brasileiro.


Assim, começam a se abrirem as portas para todos àqueles que levam a sério expor o seu curió de canto, e necessitam em contra partida de um apoio logístico e/ou financeiro para conseguir percorrer todo o campeonato brasileiro, de forma a ter amenizado ou custeado os elevados gastos que semanalmente se realizam com gasolina, pedágios, hotéis, alimentação, inscrição nas etapas, GTA, Licença Transporte do IBAMA e Atestado Sanitário, sem deixar de levar em consideração todo o trabalho e custo do manejo, ou melhor, preparação de um curió que tenha condição real de disputar o brasileiro. Este ano serão 16 etapas, com duas em Santa Catarina e uma no Paraná.


Muitos criadores, com o intuito de apresentar a sua criação, acertadamente investem em Curiós Pardos que são o marketing dos seus criatórios ao se apresentarem nas estacas do circuito brasileiro, outros, mantenedores em sua maioria, preferem disputar o brasileiro com curiós já tarimbados, já adultos e pretos, visando alcançar os melhores prêmios.



Entretanto, de uma forma ou de outra, os altos gastos durante toda a temporada são altos e inevitáveis, sem considerar o desgaste físico, mental e emocional do expositor e seu curió, por isso um verdadeiro apoio de empresas do segmento é de suma importância, nisso saindo na frente a VANSIL - PÁSSAROS - Campeã de Resultados, que apoiando visivelmente desde a entrega de prêmios do brasileiro de 2009 em São José do Rio Preto, agora parte para apoiar individualmente o expositor, por meio deste editor em destaque, amanhã quiçá vc meu caro leitor, pois o importante disso tudo, quer queiramos ou não, são os resultados, sempre com muita lealdade e transparência para com quem lhe dá o apoio necessário para obter o feedback desejado.



É claro que antes do apoio de uma empresa dessa magnitude, temos que ter o criador ao nosso lado, pois é ele que acreditando no nosso trabalho e na nossa pessoa, nos irá confiar uma cria sua, na esperança que encarte o canto desejado, no caso, o Praia Grande Clássico, de tal forma que tenha reais condições de representar o criatório nas estacas por meio do expositor/mantenedor que não é nada sem o criador, ou seja, é um perfeito trabalho em conjunto que se deve propagar como uma onda no mar.



Falando da cria, ou seja, do próprio curió que amanhã estará competindo, não podemos deixar de lembrar das importantes empresas que fabricam aparelhos eletrônicos, os responsáveis diretos pelo encartamento do canto, no caso, de Curió Praia Grande Clássico, com toda a tecnologia de ponta que podem fornecer ao mercado, dando o suporte necessário para o bom trabalho do mantenedor no encarte do canto desejado.



Assim, temos a honra de comunicar que para essa temporada de 2010, temos as seguintes parcerias:




EMPRESAS:


- VANSIL - PÁSSAROS - Campeã de Resultados (http://www.youtube.com/watch?v=f9gNVsK-ogA&feature=player_embedded ) ;



- TECTRON ELETRONIC - Aparelhos eletrônicos para ensinamento de canto de pássaros e loja virtual (http://www.tectroneletronic.com.br/ );


- GABINES ACÚSTICAS GUARNIERI




CRIADORES:



- CRIADOURO MINEIRINHO (http://www.criadouromineirinho.com.br/);



- CRIATÓRIO PAULO GRANNA (http://www.criatoriopaulogranna.com.br/)



- CRIADOURO SÃO GOTARDO (desativado recentemente)



- CRIADOURO BARCELONA (http://criadourobarcelona.weebly.com/)



- CRIADOURO MORADAS DO JATAÍ (http://www.criadouromoradasdojatai.com.br/)



- CRIADOURO MATRIZ (http://criadouromatriz.com.br/)





Muito obrigado a todos !


domingo, 18 de julho de 2010

ENTREVISTA: CRIATÓRIO E ESCOLA DE CANTO QUERÊNCIA DOS CURIÓS


Boa noite, hoje trazemos até vcs o nosso amigo e criador Alexandre Scarpelini Neto do Criatório e Escola de Canto Querência dos Curiós (http://www.querenciadoscurios.com.br/), localizado em Bauru/SP, cidade muito bem centralizada no Estado de São Paulo, de fácil acesso e palco de renomados curiozeiros e criadores, além de anualmente sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro com atuação direta da SORB - Sociedade Ornitológica Regional de Bauru. Médico Veterinário, Scarpelini, como é conhecido, também é Juiz de Canto de Curió Praia Grande, o que o credencia diferenciadamente a ser um criador. Confira a entrevista abaixo !



CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?


AS - Comecei a criar em 2005, desde menino gostava de pássaros e criei canário do reino a partir dos 10 anos de idade e depois que formei em veterinária um cunhado conhecido no meio dos curiozeiros como Dr. Perotti apresentou e me presenteou com um filhote e daí em diante virou uma paixão, sou criador amadorista desde 2005.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


AS - Os Galadores ficam em caixa acústica em ambiente separado , as fêmeas ficam no criatório e quando pedem gala as mesmas são galadas em outro ambiente, e assim que os filhotes são desmamados eles vão para uma outra casa aonde fica a Escola de canto Querência dos curiós e alguns pardos são tratados no bico.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?


AS - Hoje o plantel é formado de 15 femêas e dois galadores


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?


AS - A base da minha criação e concentrada na linhagem, Matuto, Soberano Salgadinho, Miracatu e Tilim


CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


AS - Sim trabalho exclusivamente para tentar obter o Praia Grande Clássico.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?


AS - A respeito do Cd uso o selo prata 50 anos, alguns filhotes são criados no bico desde o 4 dia de vida o restante e criado com suas mães em ambiente separado para não ter influencia de galadores ( ficam em caixa acústica )estes assim que desmamados vão para outra residência aonde se encontra a Escola de canto Querência dos curiós e o falante que uso e o mid range 180 wats.


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?


AS - Os filhotes são desmamados entre 35 a 45 dias


CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?


AS - Normalmente começo a criar em Outubro e paro no final de Fevereiro


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


AS - Galadores Enigma-Manivela( Salgadinho) e Aleluia-Trovoada(Trovão-Chamego 20) ambos foram campeão Brasileiro e as fêmeas são Pajeirinha( Pajeiro-Viola Sc ), Miracatuzinha ( Miracatu-18 e Bilinha ) Goianinha ( Goianinho x Tilim 046,Sampa I ( Mourão-Canarinho ) x Vineirinha( Viola-Guardião e Realeza, Marilia ADS- ( Zulu x Matuto Neto ), Salgadinha ( Salgadinho x Salgadinho )


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?


AS - Pardo Jc 1 ( Enigma x Xuxa ), Xodó do Patrão ( Enigma x Maestrina ), Senna ( Enigma x Rubia ),Lua de Mel ( Marinheiro x Xuxa ),vice campeão brasileiro clássico sem repetição e 3º lugar no torneio dos campeões temporada 2009/2010, todos os vídeos estão no site.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


AS - Sim, tento ser criador comercial a 5 anos e não sai a averbação do mesmo e em relação as anilhas infelizmente a um bom tempo está sendo difícil adquiri-las.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


AS - Para quem está começando a criar curiós, procure pessoas de confiança e credibilidade no meio para ser acompanhado em seus investimentos para adquirir matrizes e galadores de criadores idôneos , se for se aperfeiçoar em Praia Grande Clássico antes de comprar o primeiro curió aprenda o que é o Praia Grande Clássico e forme depois de vários conselhos de amigos mais experientes a sua própria opinião .


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


AS - Agradeço a Deus , minha família pelo apoio e paciência pelo meu hobby ao Dr Pecego a oportunidade que o mesmo tem dado aos criadores, para difundir informações e conhecimentos, além de parabenizá-lo por ajudar a difundir a nossa grande paixão.Em tempo agradeço a oportunidade de ter conhecido o curió , pois com o mesmo consegui grandes amigos e fortes emoções.



Um forte abraço a todos.


Alexandre Scarpelini Neto

quarta-feira, 14 de julho de 2010

PREMIAÇÃO 2010 - BRASILEIRO E TORNEIO DOS CAMPEÕES




***PREMIAÇÃO DO TORNEIO DOS CAMPEÕES CURIÓ***




CLASSICO COM REPETIÇÃO:


1º. Classificado CARRO ( 25 )

2º. Classificado MOTO ( 7 )

3º. Classificado SCOOTER ( 5 )

4º. Classificado TV LCD 40

5º. Classificado NOTEBOOK

6º. Classificado NOTEBOOK

7º. Classificado NOTEBOOK

8º. Classificado NOTEBOOK

9º. Classificado NOTEBOOK

10º.Classificado NOTEBOOK



CLASSICO SEM REPETIÇÃO:



1º. Classificado MOTO ( 7 )

2º. Classificado TV LCD 32

3º. Classificado NOTEBOOK

4º. Classificado NOTEBOOK

5º. Classificado NOTEBOOK




PARDO CLASSICO COM REPETIÇÃO:



1º. Classificado MOTO ( 10 )

2º. Classificado SCOOTER ( 5 )

3º. Classificado TV LCD 40

4º. Classificado NOTEBOOK

5º. Classificado NOTEBOOK



PARDO CLASSICO SEM REPETIÇÃO:


1º. Classificado TV LCD 40

2º. Classificado NOTEBOOK

3º. Classificado NOTEBOOK





*** PREMIAÇÃO DO TORNEIO BRASILEIRO DE CURIÓ ***



CLASSICO COM REPETIÇÃO :


1º. Classificado MOTO ( 10 )

2º. Classificado SCOOTER ( 5 )

3º. Classificado TV LCD 32

4º. Classificado NOTEBOOK

5º. Classificado NOTEBOOK




CLASSICO SEM REPETIÇÃO :


1º. Classificado SCOOTER ( 5 )

2º. Classificado TV LCD 32

3º. Classificado NOTEBOOK

4º. Classificado NOTEBOOK

5º. Classificado NOTEBOOK



PARDO CLASSICO C/ REPETIÇÃO:


1º. Classificado SCOOTER ( 5 )

2º. Classificado TV LCD 40

3º. Classificado NOTEBOOK

4º. Classificado NOTEBOOK

5º. Classificado NOTEBOOK



PARDO CLASSICO S/ REPETIÇÃO:


1º. Classificado TV LCD 32

2º. Classificado NOTEBOOK

3º. Classificado NOTEBOOK



FONTE:
www.torneios.org.br


REGULAMENTO DE CANTO DE CURIÓ - FEOSP 2010




*publicado em 09/07/2010





REGULAMENTO CANTO CURIÓ FEOSP 2010


Conselho Técnico FEOSP para Canto de Curió, que assina este regulamento.



Olivio Nishiura - S.Paulo-SP - curioanadias@globo.com
Luiz Sérgio da Silva - Marilia-Sp - serginhomarilia@hotmail.com
Junichi Yoemura - S.Paulo-SP - junichi.yonemura@itau.com.br
José Eduardo Puzziello - Bauru-SP - jepuzziello@uol.com.br
Luiz Carlos Lesen Ecalante - Jundiai-Sp - nova-metal@uol.com.br



1. - As normas e rotina deste Regulamento serão aplicadas a todos os Torneios Brasileiros, Regionais e Locais organizados e dirigidos pela FEOSP. Quaisquer divergências entre normas e rotinas deste regulamento em relação a qualquer outro específico prevalecem estas normas e rotina aprovadas pelo Conselho Técnico Feosp e Presidente.


2. - Os expositores do Estado de São Paulo, sem cartão magnético, não poderão participar em nenhuma hipótese do torneio. Expositores de outros Estados, onde não existe clube filiado à Federação, os pontos serão considerados desde que a inscrição tenha sido feita no site www.torneios.org.br


2.1 – Expositores: Nenhum nome de pássaro poderá ser trocado durante os Torneios.


2.1.1 - O pássaro que porventura venha a mudar de dono durante o decorrer do campeonato autoriza os envolvidos nesta troca a solicitar através do site www.torneios.org.br /contato ou oficio dirigido à Federação, a transferência para o novo proprietário, sem mudar o nome do pássaro durante o torneio. Encerrado o torneio em 05/12/2010, a transferência não poderá mais ser processada por falta de tempo hábil para as providências necessárias;


2.2 – Gaiolas no Recinto do Torneio:


A filiada patrocinadora deverá afixar faixas orientativas em pontos estratégicos, designar pessoas para proibir e orientar expositores e outros sobre a circulação de gaiolas abertasou fechadas, pássaros pendurados nas imediações das estacas, pássaros fora dos carros antes de ser chamado para estaca ou mesmo depois. Quando identificado, o pássaro perderá automaticamente seus pontos e o expositor estará suspenso dos próximos dois torneios subseqüentes. O Clube deve zelar para evitar esta pratica que ainda existe.


2.3 – Entrega dos Troféus: A entrega dos troféus no torneio de canto deverá ser no pé da estaca, imediatamente após a apuração dos resultados.


2.4 – Conferência de anilhas: Poderão ser conferidas as anilhas de todos os pássaros participantes ou de número menor mediante sorteio, cabendo esta decisão ao Conselho Técnico.


2.4.1 - Quando houver necessidade de conferência de pássaros específicos, somente poderá ser feita com a aprovação de um Conselheiro Técnico FEOSP.


3 - DA PREPARAÇÃO:


3.1 - Dos Locais dos Torneios: Os Torneios só poderão ser realizados em recintos protegidos do sol, da chuva, do vento, em ambiente claro, arejado e seguro.


3.2 – Do Ambiente do Torneio: Todo clube deverá indicar o local onde se realizará o torneio, pagando as taxas devidas, mantendo os sanitários dignamente limpos e com todo o material necessário, separados entre masculinos e femininos, serviço de bar e lanches aos expositores,
equipe de segurança onde houver estacionamento próprio ou externo e equipe de atendimento e recepção aos expositores, visitantes e demais criadores.


3.3 – Da Inscrição


3.3.1 – Especial


Somente a inscrição de curió será antecipada uma semana, ou seja, abertura na segunda feira anterior ao torneio às 12,00 horas e, encerramento na quarta feira, semana do torneio, às 12,00 horas. Todas as inscrições serão feitas pelo site www.torneios.org.br


3.3.2 - O valor da inscrição é de R$ 50,00 (cinqüenta reais) por pássaro e, deverá ser pago exclusivamente via boleto bancário, emitido no próprio sistema quando da inscrição.


O pagamento deverá ser feito até quarta feira, exclusivamente através do boleto, não haverá outro sistema de cobrança/recebimento.


O crédito será feito na conta da FEOSP para facilitar os Clubes e, na semana seguinte ao evento, o credito será repassado aos Clubes.


3.3.3 - A inscrição será aprovada mediante a apresentação dos seguintes documentos:


- relação atualizada dos pássaros emitida pelo SISPASS;
- licença de Transporte emitida pelo SISPASS destinada aquele evento;
- nota fiscal com termo de transferência, quando for o caso;
- o comprovante de pagamento da inscrição.
- Quando o pássaro for de outro Estado, apresentar GTA (Guia de Transportes de Animais).


3.3.4 - Nenhum pássaro poderá ser inscrito no mesmo torneio em duas categorias.


3.3.5 – Pássaro de outrem: - O expositor para inscrever pássaro que não seja de sua posse deverá apresentar:


- inscrição em nome do proprietário;
- relação oficial de passeriforme do proprietário;
- licença de transporte do SISPASS/IBAMA, em seu nome;
- Se for oriundo de criador comercial, apresentar a nota fiscal mesma em nome do proprietário com termo de transferência se for o caso.


Obs. qualquer dos itens não cumprido, a inscrição não será aceita, mesmo que o pagamento tenha sido feito.


3.4 - Do Horário:


3.4.1 - Os Torneios de curió terão inicio às 07h30mi, horário de Brasília-DF.O local de realização das provas deverá estar aberto aos expositores a partir das 06 horas.


3.4.2 – Horário da recepção ficará a critério da entidade filiada, com divulgação de local no mínimo uma semana de antecedência.


3.5 - Das Estacas: As estacas deverão ser de metal na cor cinza, branca ou inox e sem decoração, com gancho chato e base firme de forma a não permitir que a gaiola balance.


3.6 - Da Disposição: As estacas serão dispostas de maneira que uma categoria em hipótese alguma tenha contato visual ou sonoro com outra, independente da categoria.


3.7 – Todas as estacas deverão ser delimitadas por uma faixa (não pode ser zebrada) ou cordão de isolamento, com distância mínima de três metros entre os expositores, visitantes e as gaiolas.


3.8 - Compete ao mesário conferir o preenchimento completo e legível do cabeçalho. As inexatidões dos dados fornecidos poderão levar os respectivos pássaros à desclassificação.


4 - COMPETE A PATROCINADORA DO TORNEIO:


4.1 – Divulgação do:


4.1.1 – Local do Torneio facilitando o acesso com placas, mapas, etc.;


4.1.2 – Local da Recepção;


4.1.3 – Hotéis com Preços e Opções;


4.1.4 - Evento no grupo FEOSP e torneios.org. br.


4.2 – Da organização:


4.2.1 – Indicação com antecedência dos Diretores de Canto local que irão dar suporte quando necessário;


4.2.2 – Providenciar as mesas, cadeiras, protetores de chuva/sol, se for o caso, estacas, pastas, cronômetros, numerador de chamada, canetas e, disponibilizar todo material no local da competição;


4.2.3 – Confirmar com antecedência, junto ao Conselho Técnico os Juízes, Mesários e, se for o caso, Juízes Auxiliares para todas as modalidades;


4.3 – Segurança:


4.3.1 – Policia Militar e vigias dentro do Recinto;


4.3.2 – Estacionamento sombreado.


4.4 – Apoio:


4.4.1 – Lanche para os juízes no horário entre 10:00 e 10:30hs; (neste momento ocorrerá a parada técnica de 15 minutos)


4.4.2 – Fazer cumprir horário de inicio; (7,30 horas)


4.4.3 – Placas internas no recinto indicando a localização das estacas;


4.4.4 – Pagamentos (reembolsos) das despesas acordadas com os juízes.


4.5 – Técnica:


4.5.1 – Cadastramento de imediato dos resultados no site


5 – JUÍZES:


5.1- Nos torneios dentro e fora do Estado de São Paulo, a Mesa Julgadora será composta de um juiz titular, um juiz auxiliar pré- escalado pela FEOSP e, um mesário da cidade patrocinadora, porém, se o Conselho Técnico Feosp achar necessário, poderá utilizar dois ou mais juízes e, as notas serão somadas e divididas


5.2. Credenciamento: Somente o Conselho Técnico poderá solicitar à Diretoria, a emissão de Carteirinha para Juiz.


5.2.1 – Os Juízes serão indicados pelo Conselho Técnico de cada categoria com aprovação da Diretoria FEOSP.


5.3 – Os Juízes deverão ser, de preferência, próximo da região para otimizar distâncias e, com isto, reduzir gastos com transporte e hospedagem.


5.4 – São incumbências dos Juízes e Mesários:


5.4.1 – Avisar no início do torneio que entre 10 e 10,30 horas (horário do lanche) haverá parada técnica de quinze minutos. (item 4.4.1)


5.4.2 - O tempo de apresentação para cada participante será de cinco minutos e, a contagem terá inicio no máximo vinte segundos após o expositor adentrar o ambiente da estaca, juízes e mesário.


5.4.3 - Caso o número de inscrições por categoria ou estaca ultrapasse quarenta e não atinja sessenta, o tempo será reduzido para quatro minutos de apresentação e, a contagem também terá inicio no máximo vinte segundos após o expositor adentrar o ambiente da estaca, juízes e mesário.


5.4.4 - Ultrapassando sessenta inscrições, a prova será realizada em duas estacas e, neste caso a inscrição original será considerada pré-inscrição.


Se as pré-inscrições não tiverem seqüência contígua, haverá reagrupamento para facilitar a divisão exata de pássaros para cada estaca.


Após o reagrupamento, a quantidade será dividida por dois e, uma metade será chamada de estaca A, com todos pré-inscritos nos números impares e a outra metade de estaca B, com todos inscritos nos números pares, com mesa julgadora diferente e, os resultados serão considerados como se houvesse dois torneios distintos no mesmo dia.


5.4.5 – Aplicando-se o item 5.4.4 e, como é sabido não haver tempo hábil para providencias de troféus, será promovido pelo Conselho Técnico um sorteio, cara ou coroa e, o troféu será entregue à estaca vencedora.


5.4.6 - A partir do inicio da contagem do tempo, o pássaro, independente do motivo, somente poderá ser retirado antes do tempo com autorização do juiz sob pena de desclassificação imediata.


5.4.7 – Nenhum pássaro poderá receber qualquer tipo de estimulo para cantar ou não cantar, depois de adentrar o recinto destinado aos juízes, mesário e estaca, sendo desclassificado de imediato.


5.4.8 - O pássaro não poderá ser interrompido enquanto estiver cantando, mesmo vencido seu

tempo.


5.4.9 - Apresentação: chamar pelo número e/ou nome do pássaro em voz alta por um minuto antes do número ou nome subseqüente.


5.4.10 - O juiz deverá chamar o próximo participante durante dois minutos, de forma intercalada, depois de encerrado o tempo do pássaro anterior. Não se apresentando, será observado no mapa: Não compareceu.


5.4.11 – A ordem de inscrição, uma vez estabelecida, não poderá ser trocada, mesmo que seja de comum acordo entre os expositores. Será afixada em lugar visível a ordem de apresentação.


5.4.12– O mapa deverá ser apresentado legível, com assinatura do juiz e mesário, sem nenhum tipo de rasura.


5.4.13 - Antes de dar início à contagem de tempo, verificar se o pássaro está anilhado, com água, alimentação, placa de identificação conforme normativa do IBAMA, ficando a banheira a critério do expositor, porém a Gaiola não poderá estar revestida com saia ou capa protetora. Esta verificação poderá ser feita pelo Mesário ou Juiz.


5.4.14 – Manter os expositores fora da corda de isolamento e coibir as manifestações (discursos) durante a apresentação do pássaro;


5.4.15– Anunciar o resultado em voz alta ao término de cada modalidade, incluindo aqui a nota obtida pelo pássaro;


5.4.16 – Todo esclarecimento ao expositor deverá ser feito individualmente, devendo recorrer ao mapa para auxilio se for necessário, mesmo no caso de desclassificação.


5.4.17 – Toda e qualquer ficha de julgamento pertence aos arquivos do Clube, portanto não poderá ser levada pelos juízes.


5.5 - Pássaros de propriedade do Juiz:


O Juiz poderá apresentar seus pássaros nas Categorias onde o mesmo se apresenta como Juiz, desde que o pássaro não participe da avaliação (não receba nota) classificatória.


Se o objetivo for marcar presença para classificar no Torneio dos Campeões, deverá fazer a inscrição normalmente para poder apresentar o pássaro na estaca. Caso não seja respeitada esta imposição do Regulamento, o pássaro será eliminado do Campeonato e seu proprietário será penalizado.


6 – PONTUAÇÃO:


6.1 – A pontuação está unificada para todas as categorias de Canto, conforme segue:


Primeiro lugar – 10 pontos Sexto lugar – 5 pontos
Segundo lugar – 9 pontos Sétimo lugar – 4 pontos
Terceiro lugar – 8 pontos Oitavo lugar – 3 pontos
Quarto lugar – 7 pontos Nono lugar - 2 pontos
Quinto lugar – 6 pontos Décimo lugar – 1 ponto


7 – CRITÉRIOS PARA DESEMPATE:


7.1 – Empate na competição:


7.1.1 – maior número de primeiros lugares na temporada;


7.1.2 – maior número de segundos lugares na temporada;


7.1.3 - maior número de inscrições, ou seja, aquele que mais participou da competição;


7.1.4 - O último critério é o da idade: o expositor mais velho ganha.


7.2 - Empate no Torneio:


7.2.1 – O critério para desempate no torneio será o sorteio entre os dois expositores ou mais.


8 – TROFÉUS:


Os vencedores de Canto Curió em todas as categorias receberão troféus conforme abaixo:


Praia Grande Preto Clássico com repetição - 05


Praia Grande Preto Clássico sem repetição - 05


Praia Grande Pardo Clássico com repetição - 05


Praia Grande Pardo Clássico sem repetição - 05


9 – DA PREMIAÇÃO FINAL E FESTA DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA:


(Torneio Brasileiro)


9.1 - Os recursos para premiação serão administrados pela Federação.


9.2 - O valor da inscrição será de R$ 50,00 (cinqüenta reais), sendo que será repassado ao Clube o valor de R$ 12,00 (doze reais) para custeio do torneio e, o restante será utilizado para pagamento das despesas com os juízes.


9.3 - A festa de premiação do Brasileiro, data e local será informada posteriormente.


9.4 - Os recursos para premiação dos Curiós terão sua origem nas iniciativas no grupo formado especificamente para tal fim, tanto para o Torneio dos Campeões como para os Campeões Brasileiros.


A premiação do Torneio dos Campeões será entregue no dia 19/12/2010 no Balneário de Comburiu-SC ao término da competição.


9.5 – As homologações dos Campeões serão feitas pelos Consultores Técnico juntamente com o Presidente e, publicada no site da FEOSP logo após o término da competição.


9.6 – Somente serão homologados pássaros que participarem de metade mais um de todas as etapas realizadas dentro da sua categoria.


9.6.1 - Nenhum pássaro poderá ser campeão em duas categorias ou ainda Com e Sem
repetição. Caso o pássaro some a mesma quantidade de pontos com e sem repetição, será classificado “Com repetição”.


9.7 – Canto:


9.7.1 – Curió Praia Clássico, e Pardo será premiado os campeões e os classificados até quinto lugar.


9.7.2 - Curió Canto Praia Grande, serão premiados o Campeão e Vice.


10 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:


10.1 - Todos os criadores/competidores presentes deverão estar atentos em proteger os seus pássaros para que não sejam assustados, não deixando que se aproximem das gaiolas, crianças, pessoas portando chapéus, bonés ou similares, guarda-chuva, animais e outros;


10.2 - Fica terminantemente proibida a presença de pessoas embriagadas, mesmo sendo criadores/competidores e, se houver insistência, o pássaro do mesmo será desclassificado pelo Juiz e suspenso dos próximos dois torneios subseqüentes.


10.3 - Qualquer reclamação deverá ser feita por escrito, ao Conselho Técnico correspondente à categoria que encaminhará à Diretoria, para a tomada das providências cabíveis;


10.4 - No caso de qualquer desacato à autoridade dos Juízes, o Presidente da entidade promotora do torneio ou o Conselheiro Técnico encaminhará ao Presidente da Federação um relatório, expondo os problemas surgidos, que depois de assegurada a ampla defesa dos envolvidos, emitirá o seu parecer conclusivo;


10.5 - Todo proprietário de pássaro será responsável pela segurança e proteção de seu respectivo pássaro. A Federação e o Clube Promotor do evento não serão responsabilizados em caso de eventuais ocorrências de acidentes, furtos ou outros imprevistos que possam ocorrer nos ambientes de torneio.


11 - DOS CASOS OMISSOS:


11.1 – Em caso de dúvida, sobre a interpretação deste Regulamento, casos omissos e ou fatos novos no momento do torneio, o impasse será resolvido pelos Consultores Técnico presente. Este procedimento valerá para todos os tipos de ocorrências nos Torneios da FEOSP e, deverá a partir de alguma ocorrência que justificar fazer constar no próximo Regulamento.


11.2 – Os impasses que não puderem ser resolvidos no momento do evento serão resolvidos pela Diretoria da Federação com comunicação posterior da decisão aos envolvidos.


12 – AGRESSÃO:


Toda e qualquer agressão física, independente do motivo e análise, fica de antemão o agressor suspenso por um ano da Federação, perdendo todos os pontos na competição atual, sem direito de recorrer da decisão e sem nenhum tipo de ressarcimento. Ficando para análise do Presidente da Federação a possibilidade de aumento da pena.


13 – Solicitações de Placas de homenagens, deverão ser encaminhadas para Federação por carta ou e-mail , para aprovação.


REGULAMENTO GERAL DE CANTO CURIÓ PRAIA GRANDE


1 - CATEGORIAS:


1.1 - Categoria A - Praia Grande Clássico com repetição e sem repetição;
1.2 - Categoria B - Praia Grande Pardo Clássico com repetição e sem repetição

2 - Requisitos Obrigatórios:

2.1–Categoria- A e B -Praia Grande CLÁSSICO: PRETO e PARDO Entrada de Canto, Notas de Ligação, Quim Quim, Samaritá e Batidas de Praia.

2.1.1 - Entrada de Canto: é obrigatório emitir pelo menos 50% (cinqüenta por cento) das cantadas durante a sua apresentação, caso contrário será considerado fora de prova. (exceto Linha Xodó e Patrício).

2.1.2 – Notas de Ligação, Quim Quim e Samaritá. Poder ser emitidas com uma nota, ou não ser emitidas, desde que predomine uma quantidade superior a 70% de todos os cantos com duas notas, caso contrário será considerado fora de prova.

2.1.3 – Batidas de Praia: deverão ser emitidas com duas ou mais notas, na passagem de canto ou no arremate, que serão consideradas para efeito de colocação de notas e apresentação.

2.1.4 – Durante a sua participação, deverá emitir no mínimo 2 (duas) cantadas, composta do módulo de entrada de canto e módulo de repetição.

2.1.5 - Caso um competidor apresente um curió que cante a linha Xodó ou Patrício, deverá ser julgado como tal em qualquer das duas categorias.

2.1.6 – CANTO COMPLETO:

Será considerado Canto Completo o curió que fechar o canto com no mínimo 2 (duas)* notas de batidas de Praia, ou ultrapassá-las cortando o canto posteriormente.

2.1.7-CANTO

Corresponde ao número de cantos ”com ou sem repetição” que o curió emite em uma cantada.

2.1.8 - CANTADA

Corresponde a todas as vezes que o curió inicia e termina uma cantoria ”com ou sem repetição” durante sua apresentação.

Exemplo:

- Se um curió durante a sua apresentação emitir somente duas cantadas de 5 (cinco) cantos, ou seja, 5 (cinco) repetições, ele emitiu um total de 10 (dez) cantos.
Suponhamos que ele falhe uma nota no primeiro canto de cada cantada, significa que ele falhou duas vezes a mesma nota.

Portanto:

- 2 (duas) cantadas de 5 (cinco) cantos = 10 cantos
- 2 (duas) falhas no primeiro canto = 20% de falha
- Este curió deverá permanecer nesta categoria porque emitiu 80% de todas as notas, recebendo uma nota do juiz de zero a dez.

2.2 - PURRÚ ou RASGADA – Serão consideradas deficiência quando o curió emitir Purrú ou Rasgada na divisão de canto. Quando emitir Purrú ou Rasgada em “R” antes da Entrada de Canto ou no arremate após as Batidas de Praia, não será considerado defeito.

3 - REQUISITOS QUALITATIVOS

Além dos requisitos obrigatórios, deverão ser considerados para efeito de atribuição de notas, análise de coesão e harmonia, os seguintes requisitos para todas as categorias:

3.1.1 - Voz

3.1.2 - Andamento de Canto (nitidamente moderado);

3.1.3 - Melodia;

3.1.4 - Colocação de notas;

3.1.5 - Notas mais longa;

3.1.6 - Passagem de Canto com balanço;

3.1.7 – Arremate (fechamento de canto) com no mínimo 2 (duas) notas de batida de praia com ou sem purrú;

3.1.8 - Apresentação (disposição e repetição);

3.2 - DEFEITOS OU DEFICIÊNCIAS

3.2.1 - Serão considerados defeitos ou deficiências de canto os seguintes itens, com observância do número de vezes, intensidade e a posição em que defeitos ou deficiências ocorrem:

a) – Samaritá em fit fit, pouco destacado ou semelhante;

b) – Aberturas (que quél, tais-tais, quaiaquil e outras) ;

c) – Remontagem de canto (quim quim tói);

d) --Vícios, notas estranhas, rasgada ou purrú na divisão de canto.

e) -Voz muito fina ou muito grossa, musicada, rouca, metálica, com chiado ou com sotaque de

outras categorias diferentes de Praia Grande;

f) –Perdidas (destoarão do canto);

g) – Retorno de Canto

4 – CONTAGEM DE REPETIÇÃO

As repetições deverão ser contadas somente nos Módulos de Repetição, sem considerar o Módulo de Entrada.

4.1 - Curió Repetidor:

Será classificado como repetidor, o curió que durante sua apresentação der no mínimo 2 (duas) cantadas com repetição (um módulo de entrada, mais 4 módulos de repetição).

4.2 –Curió não Repetidor

4.2.1 - Será classificado como não repetidor, o curió que durante a sua permanência na prova não der 2 (duas) cantadas com repetição.

4.4 – CRITÉRIO PARA CONTAGEM DE REPETIÇÃO:

Categoria PRETO CLÁSSICO

a) A contagem de repetições não será interrompida quando o curió dividir o canto com purrú, rasgada (arrasto), descarga etc;

b) A somatória das repetições será composta apenas por parcelas iguais ou superiores a 4 (QUATRO) módulos de repetição.

c) As repetições devem ser contadas nos Módulos de Repetição, fechando o canto com no mínimo 2 (duas) notas de Batidas de Praia, ou ultrapassá-las cortando o canto posteriormente.

d) Após passar por repetidor, não será necessário continuar contando as demais repetições.
No entanto, todas as repetições serão consideradas para efeito de nota, no quesito apresentação;

4.5 - Categoria B - Praia Grande PARDO CLÁSSICO

4.5.1 - Deve possuir mais de 50% de cor parda e, em caso de dúvida sobre essa porcentagem, consultar o Diretor ou Coordenador Técnico antes de fazer sua inscrição.

4.5.2 - CRITÉRIO PARA CONTAGEM DE REPETIÇÃO:

Categoria PARDO CLÁSSICO:

a) Deve seguir os mesmos critérios da categoria Praia Preto Clássico acima, alterando a quantidade de 4 (quatro) para 3 (três) módulos de repetição

5 - Atribuição de Notas:

5.1 - Receberão notas todos os curiós de acordo com a sua categoria, ficando sempre 1 (um) curió pré-classificado, caso haja alguma desclassificação após o término do torneio;

5.2 - Dependendo de sua aprovação, o curió em julgamento receberá do juiz uma nota variável de 0 (zero) a 10 (dez), considerando-se as frações.

- SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE NOTAS PARA JUÍZES:

6.1 - Requisitos Qualitativos:

1º - Voz de 0 a 10

2º - Andamento de 0 a 10

3º - Melodia de 0 a 10

4º - Apresentação de 0 a 10

5º - Colocação de Notas de 0 a 10

6.2 - Deduções:

1º - Nota estranha, ou rasgada / purrú na divisão de canto - 0,50 cada

2º - Retorno de canto - 0,50 cada

3º - Abertura - 1,00 cada

4º - Remontagem, (quim quim tói) - 1,00 cada

OBS. Se o curió der notas estranhas, ou rasgada / purrú na divisão de canto, retorno de canto, abertura ou Remontagem de Canto (quim quim tói), não descontar na colocação de notas e sim da nota final, caso contrário será penalizado duas vezes.

REGULAMENTO CURIÓ CANTO PRAIA GRANDE

Segue com base no mesmo regulamento de Canto Curió Praia Clássico, alterando os seguintes requisitos:-

1 - Requisitos Obrigatórios:

1.1.1 – Entrada de Canto: O curió poderá emitir o bloco de notas de entrada do canto ou não. Será observado para efeito de avaliação na colocação das notas e apresentação.

1.1.2 – Notas de Ligação, Quim Quim e Samaritá: poderão ser emitidas ou não. Quando emitida com uma ou duas notas será observado para efeito de apresentação.

1.1.3 - Batidas de Praia, deverão ser emitidas com no mínimo 2 (duas) notas e serão consideradas para efeito de colocação das notas e apresentação.

1.1.4 - Durante a sua participação, deverá emitir no mínimo duas cantadas completas.
Obs.: O curió Praia Clássico que se apresentar nesta prova será considerado fora de prova.

1.1.5 - Caso um competidor apresente um curió que cante a linha Xodó ou Patrício, deverá ser julgado como tal em qualquer categoria.

NB - Nesta prova de Praia Grande, deverá ser descontado (da nota final) 1 (um) ponto para cada abertura.

2 - SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE NOTAS PARA JUÍZES:

2.1 - Requisitos Qualitativos:

1º - Colocação de Notas de 0 a 10

2º - Voz de Praia de 0 a 10

3º - Melodia de 0 a 10

4º - Andamento de 0 a 10

5} – Apresentação de 0 a 10

DEDUÇÕES:-

1º - Notas estranhas, vícios, rasgada ou purrú na divisão de canto - 0,50 cada

2º - Retorno de canto - 0,50 cada

3º - Abertura - 1,00 cada

OBS1. Se o curió der notas estranhas, rasgada ou purrú na divisão de canto, retorno de canto, abertura, não descontar na colocação de notas e sim na nota final.

OBS2. Se a média de inscrições nesta temporada não atingir dez pássaros a categoria não participará da temporada 2011.

NOTAS DO CANTO PRAIA CLÁSSICO-PRETO E PARDO

Ti Tu-í, té té, Quim Quim tói, té té, Tué Tué
Quim Quim, té té, Uil Uil, té té, Quim Quim tói, té té, Tué Tué

NB - Para análise dos 30% da não emissão de notas, verificar a coincidência do módulo de entrada, com o módulo de repetição.

Ex: Se o curió deixa de emitir um “té” no início: Ti Tuí,té __ ,Quim Quim... equivale ao mesmo “té” que vem após o samaritá :Uil Uil,té __ ,Quim Quim...

Módulo de Entrada

Ti tu-í Notas de entrada de canto
Té té 2 notas de preperação ou ligação
Quim Quim tói 2 notas de quim quim com tói
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Tué Tué 2 ou mais notas de batidas de praia

Módulo de Repetição primeiro canto

Quim Quim 2 notas de quim quim
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Uil Uil 2 notas de samaritá
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Quim Quim tói 2 notas de quim quim com tói
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Tué Tué 2 ou mais notas de batidas de praia

Módulo de Repetição segundo canto

Quim Quim 2 notas de quim quim
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Uil Uil 2 notas de samaritá
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Quim Quim tói 2 notas de quim quim com tói
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Tué Tué 2 ou mais notas de batidas de praia

Módulo de Repetição terceiro canto

Quim Quim 2 notas de quim quim
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Uil Uil 2 notas de samaritá
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Quim Quim tói 2 notas de quim quim com tói
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Tué Tué 2 ou mais notas de batidas de praia

INSTRUÇÕES AOS JUÍZES DE CANTO PRAIA GRANDE:

- O juiz pré-escalado pela Federação que por algum motivo não for atuar, deverá comunicar ao Coordenador de Canto Praia, em no mínimo, 5 (cinco) dias antes do torneio.

- Para o bom andamento dos torneios, o Coordenador de Canto Praia Grande da Federação solicita aos juízes a leitura do Regulamento, que deverá ser seguido na íntegra e para que se tenha um julgamento justo e perfeito.

- Além do cumprimento do regulamento, os juízes devem observar os seguintes pontos:

a) Contagem de repetições: ausência de Samaritá, (quim quim tói), e aberturas: o juiz titular autorizará o juiz auxiliar na contagem dos itens acima, ou somente aqueles que achar necessário;

b) Na categoria de Curiós Praia Grande Pardo Clássico: antes de dar início à contagem de tempo, verificar se o pássaro está dentro dos parâmetros, isto é, possuir obrigatoriamente mais de 50% de cor parda;

c) Aberturas: anotar com rigor as aberturas, porém analisar bem, a fim de não confundir com arrastos ou rasgadas, bem como pialadas ou notas estranhas;

d) Fora da Prova: quando o pássaro estiver fora da categoria na qual foi inscrito, anotar no mapa “Fora da Prova”. O participante somente tomará conhecimento quando for afixado o mapa. No entanto, o juiz deverá permanecer no local durante 15 minutos após o final da prova e deverá estar preparado para dar esclarecimentos, bem como instruir o participante se for procurado. Este esclarecimento só poderá ser dado exclusivamente ao proprietário e com referencia somente ao seu curió.

e) Nota de Canto: não diminuir a nota que deverá ser atribuída à categoria do curió em função de Notas Estranhas, Rasgada ou Purrú na Divisão de Canto, Retorno de Canto, Aberturas ou Remontagem ("quim quim tói"), pois o mesmo já é penalizado com a dedução da nota final obtida. Caso contrário, será penalizado 2 (duas) vezes.

REGULAMENTO PARA OS PARTICIPANTES DO TORNEIO DOS CAMPEÕES:

Primeira Final será em S. JOSÉ DOS CAMPOS-SP no dia 12-12-2010.

Segunda Final será em_BALNEÁRIO CAMNBORIÚ-SC no dia 19-12-2010

1 – Para competir:

Para competir no Torneio dos Campeões, tanto o expositor como seu pássaro, precisam ter cumprido todos os requisitos exigidos no Regulamento FEOSP 2010, além de continuar cumprindo, tanto na primeira final (12/12/2010) como na segunda (19/12/2010).

1.1 - O Cartão Magnético tem que estar em vigor, caso contrário fica vedado a participação.

1.2 – Somente será classificado o pássaro que participar de metade mais uma de todas as etapas do Torneio Brasileiro FEOSP ou do Torneio Sul Brasileiro.

1.3 – Nenhum pássaro poderá participar do Torneio dos Campeões havendo qualquer tipo de reclamação ou pendência junto à Federação. Havendo alguma pendência a DIRETORIA se reunirá em convocação extraordinária no dia 07/12/2010 para liberação sobre o assunto, e, neste mesmo dia o reclamante será informado por carta, e-mail ou telefone, além de ser disponibilizada no SITE da Federação a decisão.

2 – Serão Classificados:

2-1 - Os (dezessete) melhores classificados na categoria Praia Clássico com repetição; sendo 12 pela FEOSP e 5 pelo Torneio Sul Brasileiro

2-2 – Os (doze) melhores classificados na categoria Praia Clássico sem repetição; sendo 9 pela FEOSP e 3 pelo Torneio Sul Brasileiro.

2-3 - Os (onze) melhores classificados na categoria Praia Pardo com repetição; sendo 8 pela FEOSP e 3 pelo Torneio Sul Brasileiro.

2-4 – Os (dez) melhores classificados na categoria Praia Pardo sem repetição; sendo 8 pela FEOSP e 2 pelo Torneio Sul Brasileiro.

2-5 - Este número não será alterado em nenhuma hipótese, já que não existe a possibilidade de empate nos classificados.

3 – Classificação Final:

3-1 - A classificação final será a soma das notas conseguidas na 1º final em (12/12/2010) e na 2º final em (19/12/2010), dividido por dois, usando-se a quantidade de decimais necessárias para desempate, e se houver dizima periódica composta, o pássaro melhor classificado no torneio Brasileiro será o vencedor. Se um pássaro repetir numa etapa e não repetir, ou não cantar na outra será considerada para efeito de classificação no Torneio a maior nota, e dividida por dois.

3-2 – Serão premiados os 5 (cinco) curiós melhores classificados nas suas respectivas categorias: Praia Clássico Preto com e sem repetição e Praia Clássico Pardo com e sem repetição.

4 – Sistema de Atribuições de notas.

Sistema de Atribuições de notas pelos Juízes será o mesmo do Regulamento FEOSP utilizado no Torneio Brasileiro.

5 – Juízes e procedimentos:

Serão convocados para estas duas etapas:

5.1 - 7 (sete) juízes Federados, sendo 5 da FEOSP e 2 do SUL Os juízes darão as notas de 0 a 10 para cada quesito, considerando as frações e as deduções;

5.1.1 - 1 (um) coordenador; Após a apresentação de cada curió o coordenador recolhe as notas (fichas) e entrega para o primeiro mesário;

5.1.2 - 3 (três) mesários; sendo 2 da FEOSP e 1 do SUL

5.1.3 - Primeiro mesário processa a nota com seus respectivos pesos, passando para o local correto na ficha, deduz notas negativas se houver; (este procedimento será feito com um programinha do note book).

5.1.4 - Segundo mesário: transcreve do note book para ficha manual.

5.1.5 - Terceiro mesário: confere a ficha de apuração manual passada pelo segundo mesário.
Obs.: Todos ficarão incomunicáveis entre si.

6 - Notas

Das 7 (sete) notas apuradas, serão eliminadas a maior e a menor nota e das cinco restantes válidas será apurada a média que será a nota definitiva de cada pássaro.

7 – Tempo de Apresentação

O tempo de apresentação será 6 (seis) minutos.

8 – Horário:

O início do Torneio será as 7:30 horas.

9 – Das provas:

As provas do Clássico Preto e Pardo serão na mesma estaca e a ordem de chamada alternada, começando pelo Pardo. Terá preferência na ordem de chamada, o pássaro que melhor se classificou no Torneio Brasileiro.

10 – Os casos omissos serão resolvidos durante a competição pela Diretoria FEOSP presente na competição.

FIM


quinta-feira, 8 de julho de 2010

ENTREVISTA: CRIADOURO FLORESTA

Foto: Valter e Percy no criadouro



Olá, estamos de volta com a série de entrevistas de criadores de curió praia grande clássico. Hoje trazemos até vcs o Criadouro Floresta (http://www.criadourofloresta.com/) do nosso amigo, criador e juiz de canto José Percy Manfrin Cardoso, mas conhecido como Percy, que com o Valter Gonçalves formam importante parceria na criação que se desenvolve na Cidade de Limeira/SP.


Segundo Wikipédia, essa "cidade foi grande centro cafeicultor no século XIX, também foi conhecida por Capital da Laranja e Berço da Citricultura Nacional, dados o pioneirismo e a grande produção citrícola que o município desenvolveu. Mais recentemente a economia rural da cidade destaca-se pelo cultivo de cana-de-açúcar e pela produção de mudas cítricas. No ramo da indústria, que possui maior importância na economia municipal, Limeira se destaca nas áreas de metalurgia, metal-mecânica, autopeças, vestuário, alimentos, cerâmica, papel e celulose, embalagens, máquinas e implementos. Recentemente, a cidade tem se destacado especialmente na área de joias folheadas, atraindo atenção de pessoas de todo o mundo. Possui também expressivas fazendas históricas que atualmente movimentam o turismo rural e ecológico na cidade". Confira a entrevista abaixo:


CC&T - Quando começou a criar? Iniciou logo com curiós ou não? É criador amadorista ou comercial? Há quanto tempo?

P - O criadouro Floresta teve inicio, na cidade de Limeira-SP, em meados de 2006, com a parceria entre Percy e Valter, sempre criamos Curió. Já estamos indo para 5ª temporada.



CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?

P - O criadouro é dividido em 3 residências. A de Criação onde ficam as fêmeas. Outra onde ficam os galadores, e a última residência onde ficam os pardos para o ensinamento do Praia Grande Clássico, junto a eles sempre um curió que usamos de mestre de cantoria refinada.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?

P - O plantel atualmente tem 32 fêmeas, entre elas 11 que são criadeiras, e 6 machos, entre eles, 4 são galadores.



CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha?

P - As Genéticas usadas no criadouro Floresta são muitas, mais como foco principal a base é na raça Matuto, Soberano, Prata, Bugre, etc.



CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássicos?

P - A criação e o encarte dos pardos são voltados exclusivamente para a Cantoria Praia Grande Clássico.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?

P - A vetorização é feita no Selo Prata desde o primeiro dia de vida dos Filhotes junto com a mãe, depois de sexados e separados aos 28/32 dias são levados para a residência onde escutaram o curió mestre. Atualmente Curió Conde Prata, curió de bom comportamento, firme nas notas, com pialadas e rasgada muito boa. Auto falantes são 3 usados do Honda, grataner, e ferrite. Seguro os pardos encapados ate o momento oportuno.


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?

P - A separação do filhote da fêmea entre 28/32 dias.


CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?

P - O inicio da criação se dá de meados de agosto ao final de fevereiro, produzindo a cada temporada de 20 a 40 filhotes.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?

P - Entre os machos podemos destacar o curió Roberto Carlos, filho do matuto 109 x 7 Xodó, curió que tem transmitido característica muito boa para filhos e filhas.

O Iguaçu filho bugre x caiçara.
Curió que andou se classificando nos torneios brasileiros, participando da temporada 2007 e se classificando para o torneio dos campeões de 2007. http://www.youtube.com/watch?v=w1vFi2hacPk

O curió Boa Esperança, filho de Xororo x Pantaneira, também tem papel importante desde o início do criadouro, esta galando as fêmeas e é o pai do curió Conde Prata.

Entre as fêmeas destaco Araçá - Tabajara x Carola, Grazy – Pimpolho x Cidinha, Brasileira- Brasileiro x B. esperança, 7 Xodozinha- Matuto 68 x 7 xodó e Sombra – Boa esperança x Grazy.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?

P - Os destaques dos filhotes que nasceram no criadouro Floresta, são Tyson- Roberto Carlos x 56zinha, Conde Prata- Boa Esperança x Maia, Maximus – Roberto Carlos x Grazy, e o curió Benhur- Roberto Carlos x Araçá – que infelizmente morreu, desta mesma cruza tem o curió 7 xodó que esta com o Shoit, e também o curió Roberto Carlos x Araçá, que esta com o Fraga com nome de:



CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?

P - Sobre o IBAMA particularmente não tenho problemas com Autarquia.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?

P - A criação de curió necessita de muito amor, cuidado e dedicação, mais vale a pena um meio que fazemos muitos amigos através dos alados e aprendemos muito com esta maravilhosa ave, andar sempre com a sua criação legalizada e não adquirir pássaros oriundos na fauna nativa.



CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?

P - Gostaria de agradecer a Deus e meu Finado Pai por ter me apresentado ao curió em 1994, onde tive o prazer de participar do meu primeiro torneio, agradecer a minha família o meu amigo e sócio Valter, o Amigo Pêcego que deu a oportunidade de poder mostrar um pouco do nosso hobby através de seu blog que é um veiculo de muito aprendizado e informação sobre a nossa bela ave o AMIGO do Homem. E aos Amigos e Parceiros de Todo Brasil.



Obrigado e fiquem com Deus !


Sds, Percy
www.criadourofloresta.com

Limeira – SP

sábado, 3 de julho de 2010

O CURIÓ - PARTE FINAL


>Testes das notas principais e de preparação



Seguindo a mesma linha de pesquisa e com o intuito de verificar a semelhança entre os sons e as diferenças entre as sílabas que não são perfeitamente ouvidas, conforme constatei junto às pessoas referidas na última edição (criadores, fazedores de pardos, juízes, etc.), elaborei o seguinte teste, tomando como ponto de partida um canto completo do disco antigo, selo laranja, primeira e segunda parte, portanto um Samaritá. Emendei a este, outras segundas partes, não do mesmo canto, para não cometer o erro de comparar coisas iguais, partindo, é lógico, do 'Quim-Quim', da virada, mesmo havendo variação de volume, como é comum observarmos nessa gravação. Muito bem, montei uma camada com 10 samaritás e o resultado foi o seguinte:


1. Com o canto acima no computador, peguei o primeiro 'Quim-Quim' da virada, coloquei-o no lugar de todos os posteriores. Toquei o canto. Ficou perfeitamente harmonioso. Mesmo no lugar dos que considero 'Tim-Tim';


2. Agora, com o samaritá 'Ui-Ui', copiei o primeiro e colei no lugar dos posteriores. Toquei o canto para ouvir. Perfeita harmonia musical;


3. Fiz o mesmo com o outro 'Quim-Quim...', que não é o da virada, sobre o qual, já disse, estar convicto por ser 'Tim-Tim...', pois é um grupo de três notas. Substitui os posteriores por estas duas notas. O mesmo ocorreu. Harmonia total;


4. Repeti o procedimento com as batidas de praia. Também aqui a harmonia continuou.


5. Pois bem, tudo o que foi descrito nos ítens 1 a 4 comprovou que mesmo as notas de cantos diferentes são idênticas, apesar da variação de volume com que as notas foram cantadas, excluída a variação entre 'Quim-Quim' e 'Tim-Tim', que na prática não traz nenhum prejuízo.


Muito bem, agora peguei o primeiro chamado 'te-té', um dos 10 existentes na primeira e segunda parte, já referidas substituí todos os posteriores. Aí, a surpresa já percebida de forma audível. O canto desarrumou. Não havia harmonia melódica. Quase não parecia o canto do Curió.


Isto provou que não eram 'te-tés' simplórios e simplistas como descrevem e ensinam. São sons diferentes. Isso sem lembrarmos das diferenças nas figuras gráficas, que também comprovam sons diferenciados.



>Quantidade de notas



O canto do curió Ana Dias, naqueles discos antigos, já mencionados, possui 18 notas principais, se considerarmos a primeira batida de praia com duas notas; se considerarmos esse grupo com três, serão 19 notas. As notas de preparação são 10: quatro na entrada de canto na primeira parte e seis na segunda parte, onde aparece o primeiro samaritá. No computador positiva-se, com certeza absoluta, que são três notas de entrada de canto, seguindo-se duas notas de preparação; depois aparecem três notas claras, tanto auditivas como gráficas e a terceira não é 'tói', como se ensina exaustivamente quer em aulas, palestras, fitas cassetes ou fitas de vídeo. Aqui, discordo novamente daquele folhetim, anteriormente referido, e dos ensinamentos ministrados por estudiosos do canto do curió Ana Dias, que colocam como sendo 'tói', dando a impressão, inclusive, uma vez que foi escrita com letra minúscula e referida de forma secundária, como uma nota de pouco realce. Ela não é 'tói'. Não é secundária. Também não é de preparação como alguns a apresentam. É principal. Tem que ser uma das notas formadoras do canto super clássico. Ela é, se ouvida com atenção, tão audível e assemelhada nos discos antigos como o Samaritá. Se não fosse, o Ana Dias não seria super clássico, porque faltaria a alteada.


Esta terceira nota é aquela citada pelo amigo Moretti, na contracapa do disco prata de comemoração aos 30 anos de um mestre, parecida com o Samaritá. É a alteada do Juruba 'Iuí' pronunciada pelos pássaros de forma rápida. Também aparece como 'TIUI'. Não é uma 'notinha'. Ela é tão visível no computador, forte e bem audível como o 'Quim-Quim' ou o próprio samaritá 'uíUI'. Aquele é o grupo de notas criado pelo Ana Dias 'Quim-Quim-IUÍ' ou 'QuimQuim-TIUI'. No meu entendimento, o mais correto é 'Tim-Tim-IUI'. O que vem acontecendo, tenho certeza, é que os curiozeiros, criadores e juízes não a escutam, como não escutam as notas de preparação. No caso destas, de preparação, se não são cantadas pelos curiós, tornam-se perceptíveis pela sua falta, pela juntada das notas principais.


Contudo, aquela, o 'IUI' ou 'TIUI', se não cantada, tem passado despercebida, já que a seguir vem duas notas de preparação, que são simploriamente chamadas de 'te-tés', seguindo-se as batidas de praia. As pessoas têm percebido, agora, alguns pássaros dando o 'tói', aquele ensinado, punindo-os com a desclassificação, corretamente, porque é uma nota estranha ao canto da linhado Ana Dias.


Sempre convivemos com o 'tói' e esta nota tem uma influência significativa no aprendizado dos pardos (filhotes), que em razão de várias circunstâncias, como má qualidade da gravação da fita ou disco, problemas de eco ou acústica, aprendem o 'tói', não entram no canto. Têm dificuldade de virar, de repetir. Eles abortam o canto logo na entrada. A razão é perfeitamente explicável se considerarmos essa quebra de linha melódica. Alguns pardos chegam mesmo a 'gritar'. Além de que o 'tói' é uma nota de 'baixada' musicalmente e não uma alteada no tom usado pelo Ana Dias para desenvolver a sua música, o seu canto.


Outro destaque para contrapor-se à teoria de contagem de dois 'Quim-Quim' em um mesmo canto e, portanto, duas notas iguais, embora o segundo, o da alteada, seja mais um 'Tim-Tim', levando-se em conta a diferença de som e o desenho nos cantos originais, mais antigos, é o fato de que no 'Quim-Quim', da virada, o pássaro não necessita de notas de preparação para cantá-lo, já que vem de uma batida de praia, notas mais baixas e que servem para a sua respiração. Já no conjunto de alteada, tendo em vista a existência do 'Iuí', nota principal também, que se cantada como originalmente, é o ápice da música, o curió precisa de duas notas de preparação. Além disso, após cantar o grupo de notas que compõe a alteada, chegando ao ápice, ele precisa de mais duas de preparação, a fim de baixar o canto, mantendo a tonalidade e preservação a harmonia, entrando na batida de praia. Isso mostra a que altura o pássaro chegou, obrigando-o a usar as notas de preparação para chegar à batida de praia. Caso contrário, não conseguiria manter o tom da música.


Voltando ao tema principal deste tópico, quantidade de notas, devemos lembrar que no passado, na década de 70 e início de 80, falava-se no canto do Ana Dias com 13 notas, que não chegavam nem a ser as principais. A partir da segunda metade de 80, já se ouvia falar em 15 ou 16 notas, que eram algumas das notas principais. Assim, seriam 15 se considerasse duas notas na entrada, ou 16 se fossem três. Mas mesmo assim estariam faltando duas que seriam as alteadas 'Iuí' ou 'Tiuí', da primeira e da segunda parte, o que prova mais uma vez que não eram ouvidas. Posteriormente, perceberam a existência da preparação do samaritá, mais duas. Hoje se fala muito em 26, embora também não esteja correto. O correto são 18 notas (sílabas) principais, considerando duas na primeira batida de praia, ou seja: ti-tu-i, tim-tim-iuí, tué (esta primeira batida também é vista no Ana Dias como tuá, a única inclusive) tué, quim-quim, uí-uí, tim-tim-iuí, tué, tué, tué. Este quantitativo é de um canto completo, incluindo primeira e segunda partes.


As notas de preparação aparecem antes e depois do 'tim-tim-iuí' (ou Tiuí) e antes do samaritá 'uí-uí'. Portanto, são cinco grupos com 10 notas. Somadas, totalizam 28 notas ou sílabas. Esse número poderá aumentar se colocarmos três batidas da primeira parte e quatro ou cinco batidas no fechamento do canto.


Como disse anteriormente, as de preparação não possuem sons iguais. Da mesma forma as suas figuras gráficas que aparecem no computador também são diferentes, o que já confirma aquela afirmativa. Elas são de importância fundamental na harmonia do canto Ana Dias, variando de som e intensidade de acordo com as notas principais que as precede. A preparação de um samaritá é diferente das notas que antecedem a batida de praia.




CONSIDERAÇÕES FINAIS




> Resumo dos pontos principais


1. Entrada de canto: são três notas separadas, perfeitamente visíveis na tela do computador, ou seja, 'Ti-tu-í';


2. Não existe a nota 'tói', como 'Quim-Quim-tói'. A nota ou sílaba correta naqueles discos antigos é 'iuí' ou 'Tiuí', em alguns cantos formando, assim, o grupo 'Tim-Tim-Iuí'. Esta última nota é a alteada do jurubatuba - que se assemelhava à nota samaritá - , como se referiu o amigo Moretti no disco de comemoração aos 30 anos de um mestre;


3. São 28 notas (duas batidas na entrada), sendo 18 principais e 10 de preparação;


4. As notas de preparação não são simplesmente 'te-tés'. Seus sons variam de acordo com as notas para as quais servem de preparação. São elas que dão harmonia ao canto super clássico. Seus sons variam, inclusive, com o timbre da voz e tom do canto do pássaro;


5. O desenho gráfico da nota 'tói', que aparece no canto do Pachá I (Ti-Tói) e do Montreal, no 'O, bê, a, bá', bem como os seus sons, são notoriamente e inquestionavelmente diferentes do 'Iuí' ou 'Tiuí', dos cantos do curió Ana Dias, selos vermelho, laranja e marrom.



> Desencontros



1. Considerava-se como duas as notas de entrada. Há prova incontestável que são três;


2. Ensinava-se, das mais variadas formas e eram aceitas por todos, que era 'Quim-Quim-tói', embora agora esteja sendo criticado, repudiado e desclassificado o pássaro que cante o 'tói' claro e aberto;


3. Ensina-se que as notas de preparação são 'te-tés', quando seus sons e desenhos gráficos são inquestionavelmente diferentes;


4. Juízes que perguntado, diretamente e indiretamente, sobre a alteada do juruba e que não só afirmaram como demonstraram desconhecer esta nota no canto super clássico, apesar de comparecerem nos torneios como julgadores de canto.


Esta matéria não tem a pretensão de mudar o entendimento das pessoas que ensinam, concordam e transferem esses aprendizados a outros curiozeiros. Certamente, são aprendizados realizados através do ouvido, embora envolvam pessoas com capacidade indiscutível de comprovação através de equipamentos modernos e precisos. Esta matéria visa, isto sim, externar de forma elucidativa e de convicção absoluta o aprendizado que já tinha sido adquirido e complementado com esses estudos, bem como alertar aos iniciantes deste prazeroso 'hobby', que é o de criar e ouvir o curió cantar, mas, principalmente, a tentativa de ver esse canto, o super clássico, preservado na sua beleza original, resgatando do esquecimento esta nota maravilhosa que é a alteada de Jurubatuba, que dava mais beleza ao canto, tão reclamada pelos curiozeiros do passado.


Quero aqui registrar os meus agradecimentos a essas dezenas de pessoas que, de forma direta e indireta, contribuíram para as conclusões a que cheguei, esperando finalmente que se nenhum conhecimento trasmiti, sirva para alertar as associações e sociedades de criadores de curiós e, principalmente, a Federação Brasileira, que tem o dever e a obrigação de regulamentar os torneios que se realizam, de adequar, orientar, ensinar, atualizar, pesquisar, estudar e transmitir a seu quadro de juízes, teoricamente, o correto canto super clássico, qualquer que ele seja, a fim de que não haja essas divergências entre os seus membros.


Não pensem, aqueles menos cautelosos, que estou sugerindo que se leve um computador em cada estaca nos torneios, para o julgamento dos curiós. Estou sim, sugerindo, se necessário for, que se use equipamentos como esse ou com o mesmo poder de detalhamento para a orientação de sua equipe, objetivando capacitá-los a saber o que devem procurar ouvir nos torneios, para o julgamento final. Essa certeza de homogeneidade poderá trazer de volta os curiós excepcionais que se conservam nas casas dos seus proprietários, que os usam, como é direito de cada um, somente para seu prazer pessoal. Também não pense que estou criticando os órgãos incumbidos dessa preservação, uma vez que conhecemos a dedicação de seus membros, sempre procurando fazer o melhor para seus associados, bem como que estaria levantando a hipótese de injustiça em julgamento de algum pássaro; ao contrário, creio que sempre atribuíram a melhor nota ao curió que mais exato e harmoniosamente se apresentou, mesmo que tenha havido contestação. O que se deve levar em consideração é a honestidade e o propósito de acertar, sempre presente nos julgamentos.



Edgard Osmar de Carvalho

Criador de Curiós (e-mail: edgardcurio@uol.combr )


Av. Dr. Penteado, 533 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

Campinas - SP - CEP: 13075-461



FONTE: Revista Pássaros. Ano 10 - nº 49