domingo, 30 de maio de 2010

USO DE AMINOÁCIDOS EM ORNITOCULTURA


Giorgio de Baseggio - Itália



Se imaginarmos uma proteína sendo uma casa, os tijolos desta serão os aminoácidos, substâncias que apresentam um ou mais grupos amínicos (NH2) e um ou mais grupos carboxílicos (-COOH). Esses, isolados mediante hidrólise da proteína, chegam a cerca de uma centena de tipos, porém somente 25 são os componentes fundamentais.


Distinguem-se em INDISPENSÁVEIS (arginina, histidina, leucina, isoleucina, lisina, metionina, fenilanina, treonina, triptófano, valina, cisteína) não sendo sintetizados no organismo, devendo ser introduzidos através dos alimentos; NÃO INDISPENSÁVEIS (glicocola, ácido aspártico, ácido glutâmico etc). Partindo dos aminoácidos indispensáveis o organismo chega a sintetizar todos os outros aminoácidos (transaminação).


Normalmente o pássaro sintetiza no próprio organismo: ácido aspártico, hidroxiprolino, alanina, nor-leucina, serina e prolina e, assim, podem ser também acrescentados na ração diária. Certos autores consideram que, nos pássaros, o número dos aminoácidos indispensáveis seja superior aos mencionados.


Muitas são as FUNÇÕES dos aminoácidos: plástica (construção dos tecidos), lipotrópica, protetora, auxológica, antitóxica - da qual a mais importante é a antiestealósica hepática (a esteatose constatada em pássaros nutridos com rações hipoprotídica-hiperglicídica ou normoprotídica-hiperlipídica e em carência de hidrato de carbono), antitóxica através de alguns fármacos possuidores de aminoácidos não indispensáveis e de alguns indispensáveis como fenilalanina, metionina, isoleucina.


Para os aminoácidos existe uma 'lei do mínimo', segundo a qual a quantidade mínima dessa é dada do percentual dos aminoácidos indispensáveis para impedir o aparecimento de distúrbios consequentes à falta desses.


A ração equilibrada deve fornecer ao organismo os aminoácidos em proporção harmônica. No comércio existem produtos famacêuticos contendo aminoácidos associados a vitaminas e a minerais. O criador, lendo a composição deve escolher aqueles em que exista o maior número de aminoácidos indispensáveis e que estejam, associados, possivelmente a vitaminas do complexo B e oligoelementos. (N. do T. no no Brasil, na apresentação líquida, podem ser encontrados, por ex. os produtos para uso humano: Viaminer S, Flexamina, Uniplex). Recomenda-se sua administração de duas a três vezes por semana, durante todo ano, procurando-se assim evitar graves carências, sempre possíveis nos pássaros em cativeiro.


A administração é particularmente indicada, por 3-5-7 dias seguidos, pausa por 2-7 (segundo os casos) nos seguintes casos: após um tratamento de antibiótico, intoxicações, doenças do fígado, durante a muda, após tratamentos com fármacos (sulfamídicos etc), antes e após a exposição, nos exemplares debilitados e convalescentes, nos exemplares magros (peito 'cortante' e 'ventre inflamado e inchado'), novos em crescimento, durante a reprodução (preparação dos reprodutores, deposição do ovo, alimentação dos filhotes), durante a doença de qualquer origem (com exceção da gota visceral e gota articular).


Precauções: renovar sempre a solução a cada 24 horas; observar a data de validade do produto, manter o frasco do produto bem fechado em geladeira, por um tempo não superior a 4-6 meses após aberto (mesmo se a data de validade for posterior), não expor ao sol direto os bebedouros contendo a solução, lavar bem os bebedouros internamente.


Tradução - PSF


FONTE: Pássaros, Revista. Ano 12. nº 63. 2007

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PAELLA DO LUA 2010

Foto: Laércio Rodrigues Nunes


Boa noite, primeiramente gostaríamos de nos desculpar pela demora em nova postagem, mas estivemos com dificuldades operacionais com a net, tendo hoje à tarde sido solucionadas.


No mais, gostaríamos de registrar, com grata surpresa, que a PAELLA DO LUA 2010 foi um sucesso total, com a participação de mais de 600 pessoas, entre curiozeiros, bicudeiros, familiares, dirigentes ornitológicos e deputados, com a participação ainda, dentre outros, dos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal, Amazonas, Pará e Acre.


Inteligentemente, antes de ser servida a PAELLA foi disponibilizado espetinhos de churrasco, que por sinal estavam deliciosos, afinal há pessoas que não gostam ou não podem comer frutos do mar.


A cada ano que passa aumenta o número de participantes que, em um ambiente extremamente confratenizador e familiar, com os participantes levando suas esposas e filhos, temos a oportunidade de rever e conhecer novos amigos, trocar inúmeras e interessantes idéias sobre o mundo ornitológico e a sua evolução constante com o apoio político, dos dirigentes das entidades ornitológicas, bem como agora com o promissor entendimento com o IBAMA.


No decorrer do evento, foram apresentados os troféus do Campeonato Brasileiro de Canto de Curió Praia Grande Clássico e Curió Praia Grande Clássico Pardo, todos muito bonitos e banhados a ouro, uma verdadeira jóia cobiçada por todos os expositores que anualmente se dedicam a correr todo o certame brasileiro.


Houveram vários sorteios de produtos doados e ligados ao mundo ornitológico, como, dentre outros, das Cabines Acústicas Guarnieri, Gaiolas do Júlio de Uberaba, Camisas de Criadouros, Aparelhos para o Aprendizado de Canto da TECTRON e CD's "O Canto do Curió Maruc".


A PAELLA em si, estava deliciosa e ninguém ficou com fome, tendo sido muito bem calculada a sua produção, de tal forma que houve uma sensação final extremamente prazerosa, com todos voltando felizes para casa, na certeza que a PAELLA DO LUA se tornou num grande e crescente ENCONTRO NACIONAL DE CURIOZEIROS, com a presença de algumas Autoridades e renomados criadores que abrilhantaram o evento.


PARABÉNS LUA E TODOS OS QUE PARTICIPARAM DA ORGANIZAÇÃO !

quinta-feira, 20 de maio de 2010

ENTREVISTA: CRIADOURO MATRIZ



Boa noite, hoje trazemos até vcs a entrevista com o Criadouro Matriz (www.criadouromatriz.com.br) do nosso amigo Rogério de Ávila, localizado na Cidade de Ribeirão Pires/SP. Iniciou a criação de curiós Praia Grande Clássico em 2002, prezando pela qualidade da sua criação. Confira abaixo a entrevista.





CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?

RA - Desde criança sempre gostei de pássaros, peguei gosto pelo curió através de meu pai que contava histórias sobre os antigos torneios de curiós, que naquela época era realizado na cidade de Santo André. Sou criador amadorista registrado no IBAMA desde 2000, quando comecei a montar meu modesto plantel.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?

RA - Temos em nosso criadouro um ambiente onde as fêmeas solteiras ficam em fase de aprontamento, onde são galadas e transferidas para outro ambiente este onde ficarão desde a postura até o desmame dos filhotes. No outro ambiente ficam os galadores em cabines acústicas. Os filhotes machos após o desmame vão para as cabines acústicas para continuar o processo de vetorização no canto praia grande clássico.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?

RA - O nosso plantel é formado por três galadores e 20 fêmeas e um mestre. Lembrando que prezamos pela qualidade de canto de nossos filhotes e não quantidade.

CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?

RA - A base do nosso plantel é a raça Prata, a qual consideramos uma raça completa, aprendizado, andamento de canto, voz, melodia, apresentação e repetição. Alem de outras como Paulista, Pauta, Presidente, Soberano, Melodia, Joaninha, Viola, Bugra, Dominique, Canarinho dentre outras. Em nosso criadouro fazemos os cruzamentos planejados buscando o melhoramento genético agregando mais qualidades aos filhotes.

CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico?

RA - Sim exclusivamente para o canto praia grande clássico encartados na linha do Ana Dias selo prata.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?

RA - O CD que utilizamos é o Ana dias na linha selo prata especial, extraído do vinil e depois editado com intervalo de 1 minuto entre as cantadas e arranjo modificado. Os alto-falantes que utilizamos no criadouro são fabricados sobre encomenda possui cone e difusor especiais com 6¨de diâmetro, 8 ohms de impedância e 32 watts de potência com frequência apropriada. Nas cabines estamos testando um novo modelo em breve teremos os resultados. Sobre o manejo feito com os pardos eles ficam em cabines e são retirado um por vez para ver a evolução de canto de cada um,


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?

RA - A partir de 35 dias de vida, aonde os filhotes machos vão para as cabines para continuar o processo de vetorização.

CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?

RA - Começamos a criar a partir do mês de setembro indo até fevereiro, dependendo das encomendas de filhotes.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?

RA - Difícil escolher, pois todos foram selecionados criteriosamente antes de serem adquiridos, cada um com suas qualidades individuais. O Azinha 074 tem em sua árvore genealógica os raçadores viola x bugra por parte de pai e mãe, e seus filhotes vem saindo com bom índice de encarte e repetição. O curió Matriz 611 tem em sua genética poderoso e dengosa que são os pais do grande repetidor Guga de SP, alem de gene de muita voz como Guardião, Xodó, Soberano e a famosa 035. Esse é o seu primeiro ano como galador temos esperança de seus filhotes, pois o mesmo tem boa voz e alto índice de repetição chegando a cantadas de 25 samaritás. O galador Prata 75% é o filho mais puro do prata velho, tendo 75% do mesmo e tem uma ótima genética (pai Prata Velho) e mãe Sampra (prata Velho x Santana Velha). Foi adquirido junto aos amigos Flávio e Schmidt da cidade de Paraguaçu Paulista-SP, e apesar de ser seu primeiro ano aqui no criadouro, já temos filhotes dele vindo bem encaminhados no PGC. A base das nossas matrizes é a raça prata.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?

RA - Já sairam bons curiós passando até doze samaritás, mas os seus donos não se interessam por torneios.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?

RA - Não, nunca tive problemas.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?

RA - Que façam um planejamento antes de sair comprando genéticas, não vá apenas pelo nome e sim pelos resultados, procure criadores idôneos e legalizados pelo IBAMA, procure aprender com os veteranos, pois eles têm muito a ensinar e lembre-se, qualidade é melhor que quantidade.


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?

RA - Bem gostaria primeiramente em agradecer a você amigo Pêcego pela oportunidade de mostrar um pouco do nosso criadouro, e agradecer a todos os amigos que conheci através deste maravilhoso hobby em especial os amigos que muito me ajudaram e ajudam até hoje... Flávio Pellizer e José Carlos Schmidt, Parmegiano e Dárcio Botelho .



Grande abraço!

Rogério de Ávila

ATIVIDADE PASSERIFORME CRIA COMITÊ COM IBAMA EM BRASÍLIA



Foto: Audiência com passarinheiros em Brasília


Santa Catarina, sob coordenação do deputado federal Valdir Colatto, tem representantes no Comitê


20/5/2010 - O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) acompanhou, na última quarta-feira (19/5), passarinheiros de vários Estados brasileiros, durante a reunião com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Abelardo Bayma Azevedo, na qual foi criado o Comitê dos Passeriformes, entre passarinheiros e técnicos do IBAMA, um grupo de trabalho que vai aglutinar os setores para edição de atos normativos relacionados a atividade e ao manejo das aves para fins comerciais e amadoristas.


Na reunião, onde estiveram presentes também os deputados Nelson Marquezelli (PTB/SP), Moacir Micheletto (PMDB/PR), Luis Carlos Heinze (PP/RS), Otávio Leite (PSDB/RJ), Marinha Raupp (PMDB/RO) e Laerte Bessa (PSC/DF), o presidente da Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos (COBRAP), Aloísio Tostes, entregou ao presidente do Ibama um documento com todas as reivindicações da categoria, entre elas a, a criação desse grupo de trabalho.


Para o deputado federal Valdir Colatto esse foi um grande passo dado pelos passarinheiros que, “com o apoio de deputados federais e Ibama poderão adequar a legislação que tornará reconhecida legalmente a criação de animais silvestres em todo o Brasil”, ressaltou o parlamentar.


O presidente da Federação Ornitológica Catarinense (FOC - Florianópolis/SC), Wilson Gomes, um dos representantes de Santa Catarina, também entregou um documento ao presidente do Ibama, no qual pede para inserir os pássaros como fauna doméstica. Osvaldo Vieira, da Sociedade Amigos do Curió (Florianópolis/SC) e o presidente da Associação de Curiós Canto Praia, Waldir Karnopp (Joinville/SC), também representaram o Estado catarinense.


Ainda da reunião, os criadores lembraram o presidente do Ibama quanto a forma de abordagem dos fiscais do instituto nos Estados, que muitas vezes é violenta e desrespeitadora com os que praticam a atividade. Os passarinheiros reivindicaram também a reabertura do recadastramento para os criadores amadores que não compareceram ao Ibama até o dia 30/6/2009, data prevista pela instrução normativa do Ibama, pudessem recadastrar seus pássaros tranquilamente.


O presidente do Ibama, Abelardo Bayma Azevedo, teve uma boa recepção das propostas, mostrou-se favorável as reivindicações dos passarinheiros e se comprometeu em ajudar o setor.


Os parlamentares ressaltaram ainda o compromisso de cada um de representar os passarinheiros dos Estados no Congresso Nacional na defesa dos passarinheiros. Atualmente, existem 500 mil criadores de pássaros em todo o Brasil, sendo 80 mil só em São Paulo. Em Santa Catarina são 20 mil.


Na reunião com o presidente do Ibama, Colatto entregou ao presidente do Ibama um oficio solicitando a liberação de 76 mil anilhas já pagas e solicitadas e que não foram entregues para os criadores amadores de passeriformes de Santa Catarina. O presidente do Ibama, Abelardo Bayma Azevedo, em resposta, disse que iria agilizar esta questão.


Grupo Parlamentar em defesa dos passeriformes


Na terça-feira (18/5), os deputados Valdir Colatto (PMDB/SC), Nelson Marquezelli (PTB/SP), Moacir Micheletto (PMDB/PR), Luis Carlos Heinze (PP/RS), Otávio Leite (PSDB/RJ), Marinha Raupp (PMDB/RO) e Laerte Bessa (PSC/DF), estiveram reunidos com representantes de passeriformes de cada Estado e firmaram um “aperto de mão” para unir forças e dar andamentos às ações e reivindicações do setor no Congresso Nacional.


A aprovação do Código Ambiental com a inclusão de um artigo para a fauna brasileira foi apontado por todos os passarinheiros como prioridade do setor. “Não podemos perder a oportunidade de inserir e regrar nossa atividade na proposta do novo Código Ambiental. Somos também um agronegócio e trazemos riquezas, precisamos ser reconhecidos”, ressaltou o presidente da Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos (COBRAP), Aloísio Tostes.


Em resposta, Colatto pediu aos passarinheiros que pressionassem os deputados de seus Estados para aprovação do relatório do deputado Moacir Micheletto, em junho deste ano, para assim conseguir mudanças efetivas não só no setor como em todo o desenvolvimento do Brasil. De acordo com Colatto, a atividade passeriforme pode ser “uma fonte de produção atrativa para o produtor rural e urbano na gestão dos recursos renováveis da biodiversidade brasileira”."


Fonte: Aloisio Tostes - Presidente da COBRAP

sábado, 15 de maio de 2010

FEOSP E IBAMA EM SINTONIA


Boa noite, repassamos essa notícia abaixo a todos os interessados, que demonstra uma Superintendência do IBAMA realmente interessada em separar o joio do trigo, dando a cada um o que é seu por direito.


Esse entendimento demonstra a maturidade e seriedade dos nossos dirigentes, tanto do Órgão Público Federal do Meio Ambiente (IBAMA), como da Federação Ornitológica do Estado de São Paulo - FEOSP


Somos milhares de criadores de passeriformes devidamente cadastrados no IBAMA, havendo comerciais e amadoristas, estes a grande massa de criadores composta por Profissionais Liberais, Empresários, Industriais, Médicos, Juízes de Direito, Promotores de Justiça, Advogados, Autônomos, Engenheiros, Veterinários, Zootecnistas, enfim, toda uma gama de profissionais que se dedicam nas horas de lazer a criar e preservar o curió e outras espécies nativas ameaças de extinção, merecendo portanto, o devido respeito e consideração até prova em contrário.


PARABÉNS IBAMA ! PARABÉNS FEOSP !


"14/05/2010 - CANAL DE COMUNICAÇÃO RESTABELECIDO COM IBAMA


Reunião na Alameda Tietê


Data 14/05/2010


Horário 10,00 hs


Presentes:


Dra. Analice de Novais Pereira – Superintendente


Dr. Antonio Paulo de Paiva Ganme – Fiscalização


José Vilmar Fernandes Martines – FEOSP.



Procuração - Fica restabelecida a procuração (passada em cartório) para os Clubes e Federação, podendo estes representar seus associados plenamente junto ao IBAMA.Torneios – Para temporada 2010 o IBAMA, em reunião 15-12, junto com os Presidentes elaborou um calendário que será respeitado na íntegra. Por motivos outros, alguns Clubes ficaram sem data. Diante da nossa solicitação serão incluídos neste calendário mais oito Clubes e as datas ficaram a critério do IBAMA. Recadastramento – Será reaberto para todos que perderam todas as oportunidades.


Falta de Anilhas – Este assunto ficou para ser tratado na reunião do dia 19/05,em Brasilia com o Presidente do IBAMA Sr. Abelardo Bayma Azevedo, de vez que a Dra. Analice também estará presente.Atendimento – Toda documentação enviada pelos Clubes ao IBAMA, a FEOSP fará triagem (conferência) e acompanhamento com objetivo de agilizar o atendimento.


PS:Fui autorizado divulgar estas informações, mesmo antes da SUPES/SP, sendo que esta vai faze-lo assim que terminar a greve.Comentários: O importante também, é que o diálogo foi restabelecido no mais alto nível de entendimento e respeito, onde recebemos elogios pela implantação do torneios.org.br, como também por todas as iniciativas que tem sido tomadas a favor da moralização no nosso “hobby”. .......Vilmar-Feosp."


quarta-feira, 12 de maio de 2010

ENTREVISTA: CRIADOURO DE CURIÓ "SERRA DA MATA ATLÂNTICA"


Bom dia, dando prosseguimento ao nosso projeto, hoje trazemos até vcs a entrevista com o Criadouro de Curió Serra da Mata Atlântica dos nossos amigos Fernando Manoel e Fernando Gonçalves, localizado na prazeirosa cidade de Santos/SP, como eles mesmo dizem, "onde tudo começou", sendo característica própria quando colocam nomes em seus curiós, acrescentarem o sufixo "da praia". Confira abaixo essa importante entrevista:



CC&T - Quando começou a criar? Iniciou logo com curiós ou não? É criador amadorista ou comercial? Há quanto tempo?


CSMT - Iniciamos a criação conjuntamente em agosto de 2.007, após o início de uma grande amizade que surgiu em um torneio em Vicente de Carvalho – Guarujá – São Paulo. Gostamos de participar de torneios. Começamos a paixão pelos curiós desde meninos. Eu Fernando Gonçalves aos 08 (oito) anos de idade, por intermédio de um tio "Frederico Alemão", fundador do Clube Criadores de Curió de Santos – São Paulo, que me presenteou com um pardinho. O meu sócio Fernando Manoel, foi paixão própria, ganhou do seu pai um curió preto quando era garoto, visto residir próximo do Clube de Criadores de Curió de Santos, o qual é sócio remido desde 1977.


Somos criadores amadores desde 2002 registrados no IBAMA, e, pensando seriamente e nos tornarmos criadores comerciais, devido a expansão do criadouro.



CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


CSMT – Bem , possuímos vários ambientes, tendo em vista que utilizamos residências de familiares e amigos. No criadouro temos um ambiente para aprontamento das fêmeas solteiras, outro para as fêmeas com filhotes nos ninhos. Algumas fêmeas com filhotes são direcionadas no terceiro dia de vida para residências de familiares e amigos, onde encontram-se os “ mestres ”, que desde este momento cantam para os filhotes até os mesmos serem direcionados aos novos proprietários. Após apartadas dos filhotes , as mães retornam ao criadouro para darem sequência na criação.



CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?


CSMT – Contamos com 40 (quarenta aves) entre : mestres, galadores e fêmeas.


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha?


CSMT – Somos verdadeiramente apaixonados pelas raças : Soberano, Prata/Paulista, e agora em 2010 demos uma incrementada na raça Matuto tendo em vista os resultados apresentados pelos amigos. Embora tenhamos outras grandes genéticas : Canarinho, Bugre, Camaro, com as quais fazemos verdadeiros testes com análises visando resultados.



CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássicos?


CSMT – Apenas para o Praia Grande Clássico.



CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito?


CSMT – Bom, esse é um assunto que adoramos, trabalhamos com muito capricho e carinho, é como descrevemos acima, separamos as fêmeas com filhotes à partir do terceiro dia de vida: uma sala com os filhotes e outras são enviadas para as residências de amigos e familiares onde ficam a sós ou então ouvindo o “ mestre ”, com o auxilio do CD (chip), Pratinha do Dimas MG, um pouco trabalhado pelo nosso grande Irmão Tadeu (Refúgio dos Clássicos – Pirassununga – S.P), o qual nos atendeu para fazer alguns ajustes que achamos convenientes. Estamos obtendo ótimos resultados. Utilizamos os aparelhos da Tectron (Valdecir), com falantes de silicone que vem juntamente com os aparelhos.Tocamos muito pouco : 20 minutos de canto, e 90 minutos de descanso, durante o decorrer do dia, sendo que no descanso aciona-se automaticamente um rádio em estação FM, em qualquer ambiente.



CC&T - O desmame você costuma realizar com que idade do filhote?


CSMT – Costumamos fazer o desmame dos filhotes com aproximadamente 40 (quarenta) dias, mas não é regra.



CC&T - Quando normalmente você começa e para de criar a cada temporada?


CSMT - Como criamos em uma cidade tida como clima quente, iniciamos em agôsto e vamos até fevereiro.



CC&T - Nos fale algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências?

CSMT – Bem, como estamos em fase de expansão, fica muito difícil citar principais fêmeas e machos, pois somos bastante criteriosos nas aquisições ,e, ultimamente fizemos várias. Porém iremos citar algumas fêmeas e machos :


Fêmeas :

Guadalupe
Pai : Sem Parar (Gaiola Preta x Xodó)
Mãe : Gisele ( Patrimônio x Junária)


Preciosa
Pai : Veludo ( Cabeção x Rosa 149)
Mãe : Preciosa (Precioso x Bico Branco)

Carinhosa 170
Pai : São José (Mistério Mister M x Ritinha 057)
Mãe : Paulista ( Carinhoso 137 x Sasha)


Machos :


Realeza Negra - extremamente repetidor, com ótima voz e andamento, com cantadas com mais de 02 (dois) minutos, verdadeiro Praião. Participou em 09 (nove) torneios na Baixada Santista, com 08 (oito) primeiros lugares com repetição e o1 (um) primeiro lugar sem repetição.


Pai : Indefinido

Mãe : Indefinida

Matuto da Praia - irmão do Harlley do Riva e do Cometa do Sr. Isair (Sublime Canto)
Pai : Matutino (Criadouro do Joca)
Mãe : Rabicó (Criadouro do Joca)

Carnavalzinho da Praia


Pai : Carnaval Velho (Shoite)
Mãe : Mazale (Shoite)



CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista?

CSMT – Possuímos aqui no criadouro, alguns curiós com destaque, e, nesta temporada 2010/2011, deverá ser apresentado o Monarca da Praia de propriedade do nosso irmão Eduardo Rosseto (Campinas) no Praia Grande Clássico ,e, também deverão ser apresentados por nós no PGC um filhote do Carnavalzinho da Praia x Preciosa da Praia e outro filhote Realeza Negra x Bárbara e/ou talvez 02 (dois) pardos que estão vindo muito bem.


Somos também mantenedores de pássaros com destaques :


Fortaleza da Praia - Pai . Carinhoso 137 ( Soberano 306 x Pauta 08) x Mãe : Camily (Carinhos 137 x Xuxa 1404) = Pai passado na filha.
Vice – Campeão – Pardo com Repetição SERCA 2.008
Campeão Brasileiro – Pardo com Repetição COBRAP 2008 (CUBIVALE)
Destaque no Torneio Brasileiro de Campinas 2009 – mencionado no site Curio Praia Clássico pelo excelente e renomado juiz de canto Sr. Junichi Yonemura , com o nono lugar, ( em um torneio comentado pelos participantes como o mais forte do certame).


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, você tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia?

CSMT – Nunca tivemos, muito pelo contrário, fomos sempre muito bem atendidos quando procuramos para algum esclarecimento e/ou dúvida julgada necessária.



CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós?


CSMT – Primeiramente ter amor pela ave, pois possuímos grande esmero por nossas aves. Em segundo, ter muita cautela na aquisição de uma ave, procurar informações sobre criadores idôneos, comprometidos com o nosso propósito, e graças ao bom DEUS, existem grandes criadores com essas qualidades.


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores?

CSMT – Agradecer a oportunidade de podemos dividir as nossas experiências com todos.



“ Fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixe que a vida passe em branco e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades. Eu poderia suportar embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos ”
Vinícius de Moraes


Forte abraço a todos,


Fernando Gonçalves & Fernando Manoel


Criadouro de Curió “ Serra da Mata Atlântica ”
Criados em Santos onde tudo começou......

Email : www.serradamataatlantica.com.br
Tel. : (13) 3203-6778 e (13) 9731-7413

domingo, 9 de maio de 2010

VISITA AO CRIATÓRIO REFÚGIO DOS CLÁSSICOS


Bom dia, esperamos que todos tenham um ótimo domingo de dia das mães, no que aproveito para parabenizar todas as genitoras por esta data, pois hoje, como anunciado na postagem da visita ao criatório dúvalle, complementamos as visitas do último dia 02 de maio de 2010 (domingo), trazendo até vcs informações da nossa rápida passagem pelo Criatório Refúgio dos Clássicos (http://refugiodosclassicos.weebly.com/) do nosso amigo e criador Carlos Tadeu de Moraes, que fica localizado em Pirassununga/SP, às margens da Rodovia Anhanguera que liga Uberaba/MG à São Paulo Capital.


Ao chegarmos fomos recepcionados, não só pelo Tadeu, mas também por sua simpática mãe que nos acompanhou, com apoio de seu pai, curiozeiro das antigas, ficando de imediato bem claro que conta com o grande e necessário apoio da família na criação de curiós.


Profundo entendedor de edição especiais de CDs para encarte de canto, como é conhecido por todos os seus amigos, na qualidade de Acadêmico de Medicina Veterinária que se forma agora em julho próximo, a sua criação não poderia deixar de demonstrar o seu aprofundamento no apuramento genético e no trato do plantel, tendo nesta última temporada tratado os filhotes no bico, o que reclama um exaustivo trabalho, mas proporciona filhotes com maior índice de encartamento no canto praia grande clássico, no que acreditamos que ocorra em face da falta de estresse que o filhote vive, proporcionando assim a rápida aprendizagem do dialeto desse canto, no período mais crítico e importante, como podemos nos certificar nos diversos vídeos existentes em seu site (http://refugiodosclassicos.weebly.com/viacutedeos.html).


Trabalha com diversas raças, notadamente as mais conhecidas e apuradas, que combinadas entre si tem apresentado ótimos resultados, como, dentre outras, Matuto II, 004, 056, 029, Guardião, Curumim, Prata, Paulista, Canarinho, Soberano 306 e 307, Encrenca, Repeteco (Jair), Melodia (Shoite), Chamego, Estrela, São Bento, Presente, Tilim, Xodó, Cabeça Branca, Miracatu.


Temos notado que, em face do trabalho incansável de décadas dos criadores dos curiós, hoje em dia, em se tratando de genética de resultados e do tempo, que a mesma não se encontra concentrada nas mãos do criador A ou B, mas sim nas de muitos criadores existentes de norte a sul do país, fazendo a diferença, portanto, aquele criador que apresenta resultados, no caso, no canto praia grande clássico de seus filhotes e, não só isso, nas estacas dos torneios do brasileiro, pois é aqui, que se conhece e rapidamente se divulga o criador e seus resultados, diria, o campeonato nacional é a vitrine.


Ao amigo Tadeu os nossos parabéns e, vc, passando por Pirassununga, não deixe de fazer contato para agendar uma visita (e-mail refugiodosclassicos@gmail.com ), podendo o mesmo ser encontrado de segunda à sexta no telefone 35-9138.8850 e nos finais de semana no 19-3561.6481. Em breve, um dos nossos entrevistados.


VALE A PENA CONFERIR !


terça-feira, 4 de maio de 2010

FIM DA GREVE DA ÁREA AMBIENTAL


STJ determina fim da greve de servidores da área ambiental

NANCY DUTRA da Sucursal de Brasília

Atualizado às 19h19.

O Ministro Benedito Gonçalves, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), determinou a suspensão da greve dos servidores do Ibama, do Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente e do Serviço Florestal Brasileiro.

Desde 7 de abril estão interrompidas atividades de combate ao desmatamento, à pesca oceânica e à caça a animais em extinção e processos de licenciamento.

A decisão, de caráter liminar, também prevê multa no valor de R$ 100 mil por dia de paralisação à Asibama (Associação Nacional dos Servidores do Ibama) e à Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, em caso de descumprimento.

Os advogados dos funcionários em greve entraram com um recurso no STJ nesta segunda-feira para tentar reverter a decisão. Eles se encontraram nesta tarde com o Ministro Gonçalves para expor as dificuldades da negociação com o governo. Entre outros pontos, os grevistas pedem aumento de salário, reestruturação da carreira e melhores condições de trabalho.

Segundo o presidente da Asibama, Jonas Moraes Corrêa, o ministro deve analisar o recurso na semana que vem, dia 12 de maio. Até lá, as entidades terão de pagar a multa de R$ 100 mil.

Nesta terça-feira serão realizadas assembleias em todo país para decidir as ações futuras do movimento. Para o presidente da Asibama, não há disposição de interromper a paralisação, mas é necessário aguardar as reuniões desta terça-feira. Em sua decisão, o Ministro Gonçalves afirma que a paralisação dos servidores prejudica as operações de fiscalização e de vistoria técnica de qualidade ambiental, de manejo e de ordenamento florestal, e os processos de licenciamento ambiental.

Nota dos Editores: Decisão judicial não se discute, se cumpre até que haja, se for o caso, nova decisão em contrário em face de recurso interposto.

domingo, 2 de maio de 2010

VISITA AO CRIATÓRIO DÚVALLE

FOTO: Curiós machos e fêmeas na muda de penas, voando livremente, com direito a local próprio para banho de sol, tendo aos pés a plantação de capim navalha de macaco.


Olá, neste final de semana fizemos um pequeno e rápido "tour" de visitas, aproveitando uma necessária viagem, tendo visitado o Criatório Dúvalle em Campinas/SP e o Criatório Refúgio dos Clássicos em Pirassununga/SP.


Nesta postagem iremos abordar a visita que fizemos ao nosso Amigo Adão Batista Poças, do Criatório Dúvalle.


Criador de mão cheia, tem o seu criatório localizado numa simpática chácara de 1.900 metros de terreno no Vale das Garças em Campinas/SP, onde reside, conduzindo com maestria a sua pequena e selecionada criação que tem por base, dentre outras, as raças do Duguaçú, Mascote Velho, Tilin e Cabeça Branca, já tendo saído desse criatório verdadeiros curiós diferenciados no canto praia grande clássico, como o outrora Pardo Duvalle e o Curió Bombardi, de forma a agradar por demais os espectadores junto as estacas do campeonato brasileiro de 2008.


Ao chegar no criatório que integra a residência do Adão, o ambiente é do campo, com muito verde e pássaros voando, bem como no caminho que leva ao criatório e à fábrica de gaiolas, vamos andando no meio de plantações de chicória, almeirão, alface etc e, como se não bastasse, o detalhista criador tem plantado o famoso capim navalha de macaco que em alguns lugares, como no Rio de Janeiro, é conhecido como Tiririca.


Não podemos deixar de destacar o saboroso café com bolos de diversos tipos que nos foi servido, sempre em companhia do Adão e de seu amigo e vizinho, também curiozeiro, Ralf, gente da melhor qualidade.


Vale destacar que o Adão é, como acima citado, gaioleiro de mão cheia, verdadeiro artesão que fabrica gaiolas de primeira qualidade, é ver para crer.


Se vc amanhã ou depois, estiver passando por aquelas bandas, não deixe de registrar a sua visita, fazendo antes contato com o Adão pelo telefone (19) 3287.6092.


VALE A PENA CONFERIR !