quarta-feira, 28 de abril de 2010

ENTREVISTA: CRIATÓRIO CAMBAÚBA


Boa noite, hoje trazemos até vcs a entrevista com o Criatório Cambaúba do Criador Heliano Lemos, localizado em Itajubá/MG que se encontra situada na Serra da Mantiqueira, estando próxima da Rodovia Fernão Dias (60 km) e Via Dutra (65 km), sendo portanto de fácil acesso àquele interessado em conhecer o criatório e a sua cidade do Sul de Minas. Confira abaixo !



CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?


HL - Comecei a criar em 1997, assim que me aposentei. Iniciei com canários da terra, que era a ave com a qual havia convivido na infância. No final do ano 2000 conheci o curió e passei a criá-los com exclusividade. Sou criador amadorista há aproximadamente dez anos.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


HL - Os galadores ficam em local que dista aproximadamente um quilometro do criatório. O criatório é composto de quatro partes: no fundo do quintal, em ambiente aberto com cobertura simples, ficam duas estantes de aço da Isma, com prateleiras de 40x90 cm, que comportam cinco gaiolas criadeiras cada e foram teladas para proteção contra os predadores e aves silvestres. O segundo local é um quartinho, ao lado da área de serviço da casa, em um nível de 1,5m inferior ao do quintal, onde ficam os filhotes do quinto dia de vida até a desmama. O terceiro é um local aberto do outro lado da área de serviço onde estão os viveiros para a recria dos filhotes. E o quarto local é a sala de visitas da residência, onde o Pardo que amadureceu é colocado para o encartamento do canto, um de cada vez.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?


HL - Dois galadores e dez fêmeas.


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?


HL - Pavarotti, Curumim, Matuto, Guardião, Xodó, Campeão do Vale, Viajante e Petrolina do Bill de Valinhos e uma fêmea de origem desconhecida.


CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


HL - Sim, exclusivamente.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?


HL - Os filhotes são retirados da fêmea no quinto dia de vida, anilhados, coletado sangue para sexagem e instalados no quartinho em estufa para trato manual e instruções para vetorização do canto. O CD utilizado é o Ana Dias 3/4/7 cantos, selo ouro-extra tocado em Discman conectado a caixas amplificadas de microcomputador.


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?


HL - Entre 32 e 35 dias de idade.


CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?


HL - De novembro a março.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


HL - Na temporada 2003/2004 eu criei com o Imperial e a Imperatriz do Alfredo e com o Pavarotti Jr. Gerson, amigos daqui de Itajubá, curiós criados pelo Dimas de Pouso Alegre, e com uma fêmea minha, a Periquita, de origem desconhecida, que formaram a base do meu plantel. O Imperial é Diplomata/Ipanema. O Diplomata é Pavarotti/Dayana e a Ipanema Guardião/Xodó. A Imperatriz é Barão/Dayana I. O Barão é Campeão do Vale Fº/ Dayana e a Dayana I é Pavarotti/Dayana. O Pavarotti Jr. é Pavarotti/Hortência. Da cruza do Imperial com a Periquita tirei na primeira ninhada o Cacique, repetidor, que é um dos galadores do meu plantel. Na segunda ninhada nasceu o Sinuoso, curió clássico, que já participou com destaque no circuito da FEBRAPS no canto clássico sem repetição. Pertence ao meu irmão Douglas de Valinhos. Da cruza do Pavarotti Jr. com a Imperatriz nasceu uma ninhada de três fêmeas: 410, 411 e 412. As três com o Cacique produziram curiós encartados no canto clássico. Um Pardo, o Navajo, que hoje é um dos galadores do meu plantel, participou com destaque de quatro torneios da FEBRAPS em 2005 e ficou em quinto no Campeonato Brasileiro na categoria Pardo com Repetição.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?


HL - O Sinuoso, que é Imperial/Periquita, o Navajo que é Cacique/410, estes participaram de torneios da FEBRAPS com destaque. Cito também o Cheyenne, da cruza Cacique/411, pertencente ao amigo Derly de Parati, que chega a passar 50 cantos.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


HL - Nenhum problema.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


HL - Creio que se deva começar com apenas um casal, de genéticas que combinadas já deram bons resultados, pois assim terão chance de obter com mais facilidade um resultado positivo já na primeira temporada, principalmente se o macho possuir canto clássico. Se não for clássico, deverá ser afastado do criatório logo que a fêmea inicie a choca, e os filhotes irão ouvir somente o CD. Segundo o Navega, assim foi feito com o Cyborg, curió que todos admiramos.


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


HL - Gostaria de lembrar que o curió não aprende a cantar sozinho. Os Pardos devem ser observados e conduzidos diariamente, até o encartamento do canto. E depois, para que mantenham o canto aprendido.



Heliano Lemos


(35) 3621.1748 / e-mail: helianolemos50@yahoo.com.br

domingo, 25 de abril de 2010

HOMENAGEM "POST MORTEM" A UM CAMPEÃO


Olá, em sendo hoje um dia especial para a minha pessoa, bem como ontem (24.04.2010) terem se passados sete dias da morte do Curió MARUC, tomo a liberdade de fazer essa homenagem, em virtude de tudo que ele representou em vida e que continua representando após vir à óbito com o seu CD lançado no mercado em 2009, perpetuando o seu mavioso canto.


Para tanto, sem maiores delongas, trago à colação a "HOMENAGEM AOS CAMPEÕES" que a importante Revista Passarinheiros & Cia publicou outrora (Ano VI - nº 41 - nov/dez 2006). Confira !


"Curió MARUC (nome de um antigo Princípe Egípcio), por antecipação, é o mais recente Campeão Brasileiro na categoria Praia Grande Clássico pela Febraps - Temporada 2006-2007, pela Série "A". Das 19 etapas do brasileiro, 16 já se realizaram até 03.02.2006, todavia com apenas 13 participações já conquistou antecipadamente o campeonato brasileiro com uma regularidade extraordinária que lhe permitiu somar 87 pontos na última etapa de Marília/SP, quando pela segunda vez consecutiva se consagrou campeão, ficando distante 36 pontos do segundo colocado no campeonato.


Conquistou cinco vitórias (Maringá/PR; São José do Rio Preto/SP; Bauru/SP; Campinas e Marília), sendo as duas últimas consecutivas; dois segundo lugares (Jundiaí/SP e Ribeirão Preto); dois terceiro lugares (SERCA e Ourinhos); dois quatro lugares (Mogi das Cruzes e São José dos Campos) e um sexto lugar (Botucatu) no primeiro torneio da temporada.


HISTÓRICO


Nascido em 26 de fevereiro de 2003, é oriundo do Criadouro de Curió Macalé do nosso amigo Braz de Mogi das Cruzes, onde foi criado pelo sistema "withdrawn" desde o nascimento por intermédio das cabines acústicas do Edílson Guarnieri. Encartou o canto Praia Grande Clássico na linha Ana Dias com a utilização do CD Selo Prata 30 anos, sendo que atualmente é tocado o CD Selo Prata 50 anos.


Dotado de uma excelente voz, andamento e melodia, tem como característica a firmeza de notas e o fato de ser um curió extremamente apresentador nas estacas, cantando o tempo todo que lhe for fixado nos torneios. Como alguns curiozeiros dizem, ele faz o seu 'dever de casa' e não nos deixa passar vergonha, tendo cantado em todos os 35 torneios dos quais participou até hoje.


Iniciou-se no circuito de competições em 2005 quando já tinha dois anos de vida e estava na sua primeira muda de preto para preto. Seu proprietário acreditando no seu potencial em face do que já havia presenciado, dedicou-se intensamente a participar dos torneios fazendo com que ao final da sua primeira temporada de 2005, o Curió MARUC fosse o Vice-Campeão Brasileiro no Praia Grande Clássico pela Febraps, ficando apenas 06 pontos atrás do espetacular e saudoso Campeão, Curió Canindé.


DEPOIMENTO


Contra a utilização de estímulos artificiais como 'chia' ou 'fêmea', o seu proprietário e curiozeiro Antonio José Pêcego assinala: 'Há excelentes curiós Praia Grande Clássico repetidores ou não, mas nem todos servem para competir, porque só cantam no prego de casa, encapado no carro e etc, mas na estaca não dão o recado.


O curió competidor de canto individual tem que ter além das qualidades básicas necessárias, a específica, que é ser apresentador, cantar com facilidade na estaca, gostar realmente de cantar em qualquer lugar. Esse negócio de ter que ficar fazendo 'ginástica' para curió cantar, com altos e baixos em suas apresentações, algumas inclusive em que não canta na estaca depois de uma viagem de 400 ou 500 km, não serve para competir, não serve para a minha pessoa.


O curió competidor tem que ser tratado diferentemente, como se atleta fosse, com uma atenção especial na área nutricional, física e emocional, reclamando do proprietário, da dedicação absoluta, da sensibilidade, da compreensão, da perseverança e da capacidade de realizar mudanças para que esbanje saúde e se possa sempre tentar viabilizar no dia do torneio a sua mais proveitosa apresentação na estaca'."



Obs.: Na supracitada temporada 2006-2007, o Curió Maruc terminou a temporada com a incrível marca de 109 pontos conquistados, ficando o Vice-Campeão com 51 pontos, bem como terminou, na mesma temporada de forma inédita, sendo Campeão dos Campeões, sempre no Praia Grande Clássico.



OS EDITORES

quinta-feira, 22 de abril de 2010

ENTREVISTA: CRIATÓRIO DE CURIÓ SOBERANO


Boa noite, embalado pelo aniversário de um ano de funcionamento do blog, depois de apresentar aos amigos leitores o Cadastro Nacional de Criadores de Curió por meio de um Catálogo 2010, conforme postagem anterior, trazemos agora para vcs um verdadeiro presente - afinal a sobrevivência desta importante "revista eletrônica" decorre da assiduidade de vcs em visitá-la - com a entrevista do Criatório de Curió Soberano do nosso Amigo Edgard Osmar de Carvalho de Campinas/SP que, como o próprio nome indica, adquiriu ainda pardo o famoso Curió Soberano Velho (Ratinho x Paulista) e o transformou em importante criador e transmissor de sua genética, assim como o Curió Princípe Negro (Soberano 306 x Realeza) que veio a adquirir mais tarde, ambos oriundos de criadores renomados. Apresentando um perfil de pessoa lúcida e esclarecida com seus posicionamentos, vale a pena conferir essa entrevista abaixo desse criador que é muito respeitado no nosso meio, sendo referência para muitos.



CC&T – Quando começou a criar? Iniciou logo com curiós ou não? È criador amadorista ou comercial? Há quanto tempo?

CP – Comecei a criar em 1976, embora já possuísse curiós,na segunda fase a partir de 1971. A primeira fase começou ainda criança, no inicio da década de 50, com as caçadas incentivadas pelo meu pai, como creio que aconteceu com a maioria dos curiozeiros do passado ou do presente. Sou amadorista por convicção.



CC&T – Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja, suas instalações propriamente ditas?

CP – O meu criadouro é composto de dois ambientes, protegido com tela industrial. Um de 07 (sete) metros por 1,70 (um e setenta) metros e o outro, construído recentemente, com 09 (nove) metros por 2,50 (dois e cinquenta) metros.


Ambos com prateleiras ao fundo. Contudo crio exclusivamente no menor, com capacidade para 18 gaiolas de madeira. No outro ambiente conservo as outras fêmeas. Este tem capacidade para quarenta gaiolas de arame.


As filhotas, da temporada, são colocadas em voadeiras para que possam voar e em consequência ter um desenvolvimento melhor. Quanto aos filhotes, após a separação são localizados no meu escritório, lado a lado, sendo que os que ficam comigo somente são separados quando começam a marcar notas. Contudo as fêmeas com filhotes nascidos são retiradas no terceiro dia de vida. Coloco-as em gaiolas de arame e transfiro para um ambiente o mais possível isolado. Ficam lado a lado, separadas somente por uma capa. Passei a usar este sistema a três temporadas. Elas não cantam, pois além de terem que tratar dos seus filhotes, ficam preocupadas com os filhotes das outras, pedindo comida.


CC&T – O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?

CP – O meu plantel é bastante grande, pois nunca disponibilizei fêmeas, logicamente com raríssimas exceções. Algumas, filhas do Soberano-PN (Príncipe Negro) é que foram disponibilizadas o ano passado.



CC&T – Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha?

CP – Basicamente as minhas matrizes atuais tem predominantemente as filhas e netas do Miúra Velho (Maravilha x Sorocaba), estas últimas filhas do Miúra atual (Miúra e Soberana 27 (esta irmã do Aladim, filhos da irmã do Soberano 306 com um filho do Americano); do Soberano Velho, através de dois dos seus filhos, já mortos, o SERSOB (Serena x Soberano V) e do CAMSOB (Camila e Soberano V); do Botuca (Guardião Velho x Matuta 44 –Matuta 12 x Pavaroti.


Nesta última temporada trabalhei exclusivamente na recuperação de duas vertentes de raça, uma antiga minha e a outra, que gosto bastante, do Sobrinho (filho da irmã do Ciborg). Como todos sabem a irmã de ninho do Ciborg criou um único filhote que é o Sobrinho, cujo proprietário é o Luiz de Varginha. Já possuo no plantel filhas diretas do Sobrinho, geradas em anos anteriores.



CC&T – A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico?


CP – Sim, exclusivamente.



CC&T – Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão do CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito?


CP – Tenho bastante dificuldade no encartamento de pardos, pois possuo quatro pretos, um em cada quarto e escritório da minha casa. Estes, os pretos, procuro mantê-los o mais isolado possível. Na minha casa, por hábito já consolidado nenhuma porta fica aberta.


Parece nazismo, creio que é mesmo, mas já se tornou normal. A única que ainda não esta disciplinada é a minha neta de dois anos. A de oito já se acostumou com as broncas do avô. Para não tomar, fecha. Apesar disso tenho conseguido algum sucesso, dois dos pretos referido são filhos do Soberano-PN. Tenho um outro, que seria o quinto, que foi um excelente pardo, mas que por uma ironia do destino passou a comer uma nota. Não consegui consertar, mas será certamente um ótimo substituto do pai.


Quanto ao CD é de minha construção, baseado no disco de vinil, selo vermelho, o da abertura (Ana Dias), o mesmo que o selo laranja, ambos de 1970, mas já sem a abertura. Emendado, copiado, produzido, mas mantido no que se refere a qualidade das notas originais, principalmente aquelas que não consigo ouvir nos CDs do Ana Dias produzidos comercialmente.


Falantes Mid Ranger da Novik. Quanto ao manejo confesso não ter nenhuma aptidão. Manejo, para mim é uma arte, exige muita paciência, coisa que não tenho mais.



CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote?


CP – Com 35 dias invariavelmente.



CC&T – Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências?


CP – Como disse anteriormente basicamente as minas matrizes são filhas do Botuca, do Miúra e do Soberano ( Príncipe Negro); além desses possuo um Soberano, produto de um cruzamento que fiz em 1998, entre meio irmãos (Camila x Soberano Velho) – CAMSOB, passado em uma fêmea RGJUSOB (Rosa Grande/Jundiaí x Soberano Velho), com o qual, por o haver recuperado já com 9 anos, não consegui criar. Na linha baixa cito algumas fêmeas que são e que deram origem ao meu plantel atual, onde se encontram outras genéticas não mencionadas:


1- MIROAMCOMiracatu – Rosa Grande –Americano –Condessa;


2- MIRAMECOLMiracatu – Cigana – Americano – Colonial (Sete Gil x Sorocabinha);


3- JUNARRESG.- Jundiaí (Xogum x Mateira) – Araribá (Repeteco x Perereca) – Resgate (Gaiola Preta x Branca);


4- JONSERSOBJoninha (Joninha x Setinha) – Sereno (Repeteco x Porquinha) – Soberano Velho);


5- SERARGPMIU – Serena (Repeteco x Porquinha) – Arariba (já acima) – GP-003 (Gaiola Preta x Santista) –MIURA (Maravilha x Sorocaba);


6- RGJUNSOBAMCOMIU – Rosa Grande (A fêmea do Miracatu) – Jundiaí (pais desconhecidos para mim) – Soberano Velho – Americano – Condessa – Miúra;


7- GUARDIÃ 37 – (Guadião Velho x Matuta 44);


8- AMECABARBGP – Americana – Camaro (Gandu x Camila) – Barbito (Tilim x Baronesa) – GP 003;


9- Além dessas e suas filhas com o Miúra, Sobrinho, Carcará, Príncipe Negro, Miúra, etc, tenho outras como ENCRENCA ( Encrenca x Caiçara), LIMOEIRA (Limoeiro x Zaira), Tuta Fa. (Matuto 20 x Tuta), SOS fa. (SOS x Daiana), Forrozinha (Guardião fo. X Forrozinha) – Jade e Ametista (Filhas do Junior do Sergio Almeida).



CC&T – Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética eventual conquista?

CP – Se considerarmos que revelação seja apresentá-lo em torneios e ser considerado pelos apreciadores, não, não criei, mesmo porque o único que por duas vezes apresentei e outras quatro por outra pessoa foi o São Paulo. Contudo se considerarmos como revelação aqueles que se destacaram e geraram admiração dos que gostavam de um curió qualificado em todos os aspectos, claro que sim, entre eles poderia citar: Melodia, Milionário, Pequeno Polegar, Charmoso, Sereno, Surpresa, São Paulo, Barbito, Kadet, Destaque, Soberbo,Talentoso. Contudo cito dois mais recentes, o Filho do Príncipe Negro com Sobrinha 103, que se encontra em Campinas. Não tenho ouvido cantar, agora como preto, mas falam maravilha, embora de difícil apresentação, pois seu proprietário não o trabalha para tal. O outro é o filho do Miúra Fo com a MIRAMECOL Este, embora estejam falando muito bem dele, não tive oportunidade de ouvi-lo.



CC&T – Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia?


CP – Não. Costumo relacionar-me com o IBAMA exclusivamente através do SISPASS, pois faço tudo pessoalmente. Somente uso a Associação em caso de devolução de anéis ou para pegar as anilhas adquiridas anualmente. Quando tive problemas na minha relação, principalmente no inicio do cadastramento das aves fui, sempre, bem atendido, quer através das Associações a que pertencia, quer através de correspondência ou telefonicamente. Saliento que tratei de tudo no passado e atualmente no IBAMA, entidade sediada em Bauru. Contudo tenho tomado conhecimento de um inexplicável mau relacionamento, principalmente no trato dado pelos funcionários do IBAMA, para com os criadores amadores.


Outro ponto que estranho é a forma como se apresentam para fazer as suas inspeções nos criadouros amadores, acompanhados da Policia Federal, segundo informações que tenho o que, para mim, é um atentado a cidadania. Este órgão, a Policia Federal, somente deveria ser requisitado, como sempre foi o procedimento no órgão que eu trabalhava, quando havia a recusa de se permitir a Auditoria, no caso do Ibama seria a inspeção. Por que submeter-nos ao constrangimento da presença de uma viatura Policial à nossa porta se não estaria havendo impedimento do desempenho do serviço.


Para a presença policial deveria haver no mínimo evidências da pratica de atos ilegais, o que seria normal quando se trata de contrabando ou traficantes. Não podemos esquecer que nós somos os preservacionistas, desde a década de 50, muitos já se iniciavam nesse trabalho. Combater a bandidagem está totalmente correto, inclusive, deve-se colaborar, mas nos tratar como se bandidos fossemos, já é arbitrariedade, que em um pais democrático não se deveria permitir.



CC&T – O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós?


CP – Que sejam verdadeiros nos seus relacionamentos com os companheiros curiozeiros, privilegiando a verdade, a lealdade na amizade, o compromisso com a preservação, sendo o mesmo homem que são em suas vidas profissionais, no meio dos curiozeiros. Que iniciem as suas criações, com um plantel pequeno, onde o resultado será muito mais evidente, e que escolham, se querem ser criadores ou mantenedores, pois se escolherem ambos, o sucesso será limitado. Escolham o seu plantel com muito cuidado, de pessoas confiáveis, idôneas, procurando montar um plantel de resultados. Confesso que eu não sou exemplo disso, pois o meu “gostar” é de criar, embora procure ter alguns curiós para ouvir.



CC&T – Quais são suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores?


CP – Primeiramente que foi um prazer ser convidado pelo Amigo Pêcego para fazer esta entrevista. Desculpe-me Amigo por ter-me alongado. Quanto aos leitores, que tenham sorte nas suas atividades de preservacionistas.



Forte abraço a todos !


Edgard Osmar de Carvalho


E-mail: edgardcurio@uol.com.br

domingo, 18 de abril de 2010

CATÁLOGO DE CRIADORES 2010 - 1º SEMESTRE



Olá, com a ajuda de criadores comerciais e amadoristas de curiós voltados para a criação da categoria Praia Grande Clássico, resolvemos criar o CADASTRO NACIONAL DOS CRIADORES DE CURIÓS PRAIA GRANDE CLÁSSICO e todo semestre ou ano iremos publicar um novo catálogo atualizado, se necessário for, onde, vc, estimado leitor e criador, terá à disposição os dados para acesso aos principais criadores existentes no Brasil, devidamente cadastrados no IBAMA, que de forma heróica, fazem o seu incansável trabalho preservacionista dessa espécie Oryzoborus (Sporophila) Angolensis e do seu canto Praia Grande Clássico, o mais popular e divulgado por todo o nosso país.


Os dados fornecidos abaixo, são de inteira responsabilidade dos criadores cadastrados neste catálogo.




CATÁLOGO 2010 - 1º SEMESTRE


CRIADOUROS





- CRIADOURO CURITIBA

a)- CRIADOR: Clóvis Tonissi

b)- LOCALIZAÇÃO: Curitiba/PR

c)- CONTATOS: clovistonissi@yahoo.com.br ou telefone: (41) 8438.7729




- CRIADOURO SERVANI

a)- CRIADOR: Sergio Almeida

b)- LOCALIZAÇÃO: Itajaí/SC

c)- CONTATOS: Skype: sergio-itajai / msn: sergio-itajai@hotmail.com / e-mail: smagalhaesdealmeida@yahoo.com.br / telefones: (47) 3241.5858 / 9946.4848

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIADOURO BARCELONA

a)- CRIADOR: Iberê Mantovani

b)- LOCALIZAÇÃO: São Caetano do Sul/SP (Grande ABC)

c)- CONTATOS: (11) 9599.6613 / e-mail: iberemantovani@hotmail.com




- CRIADOURO MACALÉ

a)- CRIADOR: Braz Anastácio da Silva

b)- LOCALIZAÇÃO: Mogi das Cruzes/SP

c)- CONTATOS: (11) 4727.2802 / 7516.0473 / e-mail: brazanastacio@uol.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIADOURO FUNDO DO VALE LTDA-ME

a)- CRIADOR: Márcio Magina

b)- LOCALIZAÇÃO: Cruzeiro/SP

c)- CONTATOS: (12) 3143.3518 / 8118.4876 / e-mail: contato@fundodovale.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: http://www.fundodovale.com.br/



- CRIADOURO RECANTO

a)- CRIADOR: Douglas Lemos

b)- LOCALIZAÇÃO: Valinhos/SP

c)- CONTATOS: (19) 3849.5728 / 8820.4604

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIADOURO DO LAGO

a)- CRIADOR: João de Souza Meirelles Junio

b)- LOCALIZAÇÃO: Sorocaba/SP

c)- CONTATOS: (15) 3202.1176 / 9700.1721

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIADOURO PENHA

a)- CRIADOR: José Carlos Santos

b)- LOCALIZAÇÃO: Penha/SP

c)- CONTATOS: (11) 2941.4195 (res) / 2211.2286 (com) / 9592.8879 / Cel. e ID = 84*13850 / e-mail: criadoruopenha@gmail.com




- CRIADOURO MINEIRINHO

a)- CRIADOR: José Dimas Rodrigues

b)- LOCALIZAÇÃO: Pouso Alegre/MG

c)- CONTATOS: (35) 3422.3219 / 9984.6282




- CRIADOURO MILLARCH

a)- CRIADOR: Daniel Millarch

b)- LOCALIZAÇÃO: Curitiba/PR

c)- CONTATOS: (41) 9951.7171 / Skype: Millarch

d)- SITE E/OU BLOG: curio.nafoto.net



- CRIADOURO DE CURIÓ "SERRA DA MATA ATLÂNTICA"

a)- CRIADOR: Fernando Joaquim Gonçalves e Fernando Manoel dos Santos Junior

b)- LOCALIZAÇÃO: Santos/SP

c)- CONTATOS: (13) 8132.8654 / 3203.6778 / Rádio Nextel: ID 96#18248 (Fernando Gonçalves) e (13) 3239.5532 / 9731.7413 (Fernando Manoel) / e-mail: http://yahoo.com.br/

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIADOURO COSTÃO DA SERRA

a)- CRIADOR: Dauto Pacheco Filho

b)- LOCALIZAÇÃO: Braço do Norte/SC

c)- CONTATOS: (48) 3658.6640 / 9987.0528 / Skype: dauto.pacheco.filho / msn: dautobn2@hotmail.com

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIADOURO MORADAS DO JATAÍ

a)- CRIADOR: Carlos Alberto Pereta de Andrade

b)- LOCALIZAÇÃO: Caçapava/SP

c)- CONTATOS: (12) 3655.2559 / 8141.1100




- CRIADOURO MARCOLA

a)- CRIADOR: Jadel Moacir Marcola

b)- LOCALIZAÇÃO: Toledo/PR

c)- CONTATOS: (45) 9978.1055 / Skype: jmarcola / e-mail/msn: jmarcola@hotmail.com

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIADOURO DECOLORES

a)- CRIADOR: Silvio Alves de Melo

b)- LOCALIZAÇÃO: Ourinhos/SP

c)- CONTATOS: (14) 03325.1922 / 9607.6500 / Skype: silvio.alves-zita / e-mail: silvioalvesdemelo@yahoo.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIADOURO AMADORISTA BORTOLINI

a)- CRIADOR: Alciones Bortolini

b)- LOCALIZAÇÃO: São Gabriel do Oeste/MS

c)- CONTATOS: (67) 9248.6269 / e-mail: alciones_bortolini@hotmail.com

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIADOURO PARAÍSO

a)- CRIADOR: Adriano Lucio de Rodrigues Silva e José Carlos Braghini Junior

b)- LOCALIZAÇÃO: São Sebastião do Paraíso/MG

c)- CONTATOS: (35) 3531.4082 (com) / 3558.8665 (res) / 8414.5086 (Adriano) e 3531.3290 / 9975.0483 (Junior) / e-mail: criadouroparaiso@yahoo.com.br




- CRIADOURO SÃO SEBASTIÃO

a)- CRIADOR: Janio Luiz de Grassia

b)- LOCALIZAÇÃO: Capetinga/MG

c)- CONTATOS: e-mail: janiograssia@hotmail.com




- CRIADOURO PARAÍSO DA PRAIA

a)- CRIADOR: Serginho Daítx e Paulinho Daítx

b)- LOCALIZAÇÃO: Esteio/RS

c)- CONTATOS: (51) 3472.2425 / 9973.3533 / Skype: sdaitx1 / msn: sergiodaitx@hotmail.com




- CRIADOURO MACIÇO DA PEDRA BRANCA

a)- CRIADOR: Júlio Sérgio Ferreira Gaudie-Ley

b)- LOCALIZAÇÃO: Rio de Janeiro/RJ

c)- CONTATOS: (21) 8433.3699 / e-mail: jsdabarra@hotmail.com

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIADOURO SUMARÉ

a)- CRIADOR: Sérgio Luiz da Silva

b)- LOCALIZAÇÃO: SÃO LEOPOLDO/RS

c)- CONTATOS: (51) 3568.1398 / 3401 / 9978.6544 / e-mail: criadourosumare@gmail.com e agrozonanorte@pop.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIADOURO MATRIZ

a)- CRIADOR: ROGÉRIO DE ÁVILA

b)- LOCALIZAÇÃO: Ribeirão Pires/SP





- CRIADOURO DIPLOMATA

a)- CRIADOR: Mário Sergio Albernaz

b)- LOCALIZAÇÃO: Caçapava/SP

c)- CONTATO: (12) 3652.4484 / 9771.1285 / e-mail: mario_albernaz@yahoo.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: http://www.criadourodiplomata.com.br/



- CRIADOURO MANGABEIRAS

a)- CRIADOR: Moacyr Antônio Lages Kowarick

b)- LOCALIZAÇÃO: Unaí/MG

c)- CONTATOS: (38) 9961.9977 / 3676.2953




- CRIADOURO PILAR DO BRASIL

a)- CRIADOR: Robison e Cláudio

b)- LOCALIZAÇÃO: Goiânia/GO

c)- CONTATOS: (94) 9134.2716 (Robison) / (62) 8174.8384 (Cláudio) e (62) 3293.0757 (Criadouro) / e-mail: contato@criadouropilardobrasil.com.br




- CRIADOURO MINAS DE OURO

a)- CRIADOR: Cleuber Barbosa de Oliveira e Sebastião Rodrigues Oliveira

b)- LOCALIZAÇÃO: Passos/MG

c)- CONTATOS: (35) 3522.0203 / 8875.9991 - e-mail: contato@criadourominasdeouro.com.br




- CRIADOURO JOCA

a)- CRIADOR: Joca

b)- LOCALIZAÇÃO: Rio Claro/SP

c)- CONTATOS: (19) 3535.4548 / 9704.0854 - e-mail: contato@criadourojoca.com.br






CRIATÓRIOS





CRIATÓRIO SUBLIME CANTO

a)- CRIADOR: Sublime Canto Ltda/ME

b)- LOCALIZAÇÃO: São Paulo/SP

c)- CONTATOS: (11) 5631.2293 e (11) 9908.2878

d)- SITE E/OU BLOG: http://www.sublimecanto.com.br/



- CRIATÓRIO RIO BONITO COM. PASS. LTDA

a)- CRIADOR: José Geraldo de Mello Moreira / Rodrigo Carvalho Moreira

b)- LOCALIZAÇÃO: Rio Bonito/RJ

c)- CONTATOS: (21) 9962.8314 / 2734.1086 / 2734.3357 / e-mail: criatorioriobonito@criatorioriobonito.com.br




- CRIATÓRIO MONTE ALEGRE CURIÓ

a)- CRIADOR: Levi Oisiovici

b)- LOCALIZAÇÃO: Campinas/SP

c)- CONTATOS: oisiovici@yahoo.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: em construção



CRIATÓRIO CURIÓ DO NORTE

a)- CRIADOR: Juliano Guerra e Mario Neto

b)- LOCALIZAÇÃO: Palmas/TO

c)- CONTATOS: (63) 8405.8577 (Juliano) / msn: juliano.guerra@hotmail.com / Skype: guerra_juliano




- CRIATÓRIO BARRETOS

a)- CRIADOR: Marcus Thomazatti

b)- LOCALIZAÇÃO: Barretos/SP

c)- CONTATOS: (17) 3325.3570 / 9141.1980




- CRIATÓRIO CITRINO

a)- CRIADOR: Edson Meier

b)- LOCALIZAÇÃO: Jaraguá do Sul/SC

c)- CONTATOS: e-mail: edsonmeier@netuno.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: em construção



- CRIATÓRIO AMAURY NEIVA

a)- CRIADOR: Amaury Neiva de Carvalho e Silva

b)- LOCALIZAÇÃO: Camapuã/MS

c)- CONTATOS: (67) 3286.1636 / 9962.5476

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIATÓRIO CAMBAÚBA

a)- CRIADOR: Heliano Lemos

b)- LOCALIZAÇÃO: Itajubá/MG

c)- CONTATOS: (35) 3621.1748 / e-mail: helianolemos50@yahoo.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIATÓRIO RUI MARCOS

a)- CRIADOR: Rui Marcos Alvino de Souza

b)- LOCALIZAÇÃO: Sertanapólis/PR

c)- CONTATO: (43) 3232.2577 / 8806.4411 / e-mail: rui@moinhoglobo.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIATÓRIO NOVO RIO

a)- CRIADOR: Sergio Garcia

b)- LOCALIZAÇÃO: Rio de Janeiro/RJ

c)- CONTATOS: (21) 2587.3022 / 7835.7789 / Rádio CD 23 * 2085

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIATÓRIO ARISMUNDO PAULINO

a)- CRIADOR: Arismundo Paulino Machado

b)- LOCALIZAÇÃO: Vitória/ES

c)- CONTATOS: (27) 3337.2012 / 9961.6173 / e-mail: arismundo@gmail.com

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIATÓRIO CURIÓ CANDANGO

a)- CRIADOR: Elson Monteiro

b)- LOCALIZAÇÃO: Brasília/DF

c)- CONTATOS: (61) 8112.1815 / 3562.6324

d)- SITE E/OU BLOG: em construção



- CRIATÓRIO MANDRAKE

a)- CRIADOR: Antonio Pereira

b)- LOCALIZAÇÃO: Florianópolis/SC

c)- CONTATOS: (48) 3244.8926 / 9982.8484

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIATÓRIO MANAÓS

a)- CRIADOR: Herbert Lopes

b)- LOCALIZAÇÃO: Manaus/AM

c)- CONTATOS: hlopes@argo.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIATÓRIO DE CURIÓ TERRA BOA

a)- CRIADOR: Márcio Fabiano Chiare e Luiz Aparecido Chiare

b)- LOCALIZAÇÃO: Terra Boa/PR

c)- CONTATOS: (44) 3641.1439 / 9929.1168 (Márcio) e 9936.8350 (Luiz) / e-mail: marciochiare@hotmail.com ou marciochiare@brturbo.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIATÓRIO KURUMÍ

a)- CRIADOR: Walter

b)- LOCALIZAÇÃO: São Paulo/SP

c)- CONTATOS: (11) 7221.3014 / e-mail: criatorio_curio@hotmail.com




- CRIATÓRIO BROTO

a)- CRIADOR: José Sérgio Dias

b)- LOCALIZAÇÃO: Taquaritinga/SP

c)- CONTATOS: (16) 3252.3914 e (19) 9786.9035




- CRIATÓRIO NINHO DO CURIÓ

a)- CRIADOR: Marcelo Garcia de Siqueira

b)- LOCALIZAÇÃO: Resende/RJ

c)- CONTATOS: (24) 7835.3469 / 3354.7840 / msn: mmninhodocurio@hotmail.com / e-mail: ninhodocurio@yahoo.com.br / Rádio: 131*2249




- CRIATÓRIO ESTRELA DA SERRA

a)- CRIADOR: Antonio Pereira da Silva

b)- LOCALIZAÇÃO: Botucatu/SP

c)- CONTATOS: (14) 3882.6470 / 9733.5227 / e-mail: pereirabotucatu@uol.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIATÓRIO MANTENEDOR

a)- CRIADOR: CAÍTO PETRONI LEMES

b)- LOCALIZAÇÃO: Rio de Janeiro/RJ e Barretos/SP

c)- CONTATOS: (21) 7870.3275 / 9363.6070 / ID 10*60127 / Skype: drcaitopetroni / msn: capeles6@hotmail.com / e-mail: drcaitopetroni@gmail.com

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIATÓRIO ARENAS

a)- CRIADOR: RODRIGO ARENAS

b)- LOCALIZAÇÃO: Montes Claros/MG

c)- CONTATOS: (19) 9144.5329 / e-mail: arenas@luche.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIATÓRIO AGOSTINHO AVILA

a)- CRIADOR: Fernando Cesar de Avila

b)- LOCALIZAÇÃO: Mogi das Cruzes/SP

c)- CONTATOS: (11) 7685.3992 / e-mail: avilaavila@hotmail.com




- CRIATÓRIO M & F

a)- CRIADOR: Armando Manfredini Neto

b)- LOCALIZAÇÃO: Piranguinho/MG

c)- CONTATOS: (35) 3644.1424 / e-mail: manfredinineto@hotmail.com

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIATÓRIO JD

a)- CRIADOR: Jarbas Araújo do Carmo

b)- LOCALIZAÇÃO: Ceilândia/DF

c)- CONTATOS: (61) 8411.0897 / 3371.0620 / e-mail: jarbas07@gmail.com

d)- SITE E/OU BLOG: em construção



- CRIATÓRIO DO DOMINGOS

a)- CRIADOR: DOMINGOS ANTÔNIO CHALLOUT

b)- LOCALIZAÇÃO: Sertãozinho/SP

c)- CONTATOS: (16) 9204.4303 / e-mail: domingos@metodologiaadvance.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: não há



- CRIATÓRIO PAULO GRANNA

a)- CRIADOR: Paulo Granna

b)- LOCALIZAÇÃO: Rio Claro/SP

c)- CONTATOS: (19) 3525.7330 (com) e 9779.0920 / e-mail: paulogranna@netsite.com.br

d)- SITE E/OU BLOG: em construção



- CRIATÓRIO REFÚGIO DOS CLÁSSICOS

a)- CRIADOR: Carlos Tadeu de Moraes

b)- LOCALIZAÇÃO: Pirassununga/SP

c)- CONTATOS: (35) 9138.8850 e (19) 3561.6481 / Skype: tedvolupia / msn: ted_volupia@hotmail.com / e-mail: refugiodosclassicos@gmail.com




quarta-feira, 14 de abril de 2010

ENTREVISTA: CRIATÓRIO BROTO


Olá, dando continuidade ao nosso trabalho de trazer até vcs um pouco de cada criador de passeriformes, no caso, o curió clássico, aproximando todos por meio virtual que não tem fronteiras de qualquer espécie, hoje trazemos essa importante entrevista com o Criatório Broto, do nosso amigo, professor e famoso jogador de futebol José Sérgio Dias, que na temporada de 2008, com a sua vasta experiência e visão, depois de certa apresentação do Curió Muralha que ainda me pertencia, disparou: "Se continuar assim, ninguém tira dele o título brasileiro", e não deu outra. O seu criatório fica localizado na Cidade Taquaritinga, localizada no interior de São Paulo e situada na região de Ribeirão Preto. Confiram abaixo essa entrevista:



CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?


JS - Iniciei com 12 anos de idade em minha cidade natal Piracanjuba – GO, criando Canários da terra, sendo que no ano seguinte tive que abandonar o hobby, devido à mudança para a capital, Goiânia. Fui escolhido pela a equipe do Goiás Esporte Clube para fazer parte da escolinha de base do clube, onde permaneci por um longo tempo. Já como atleta do Goiás, em uma visita a minha terra natal fui presenteado por um amigo com um Curió Pardo, lembro-me como se fosse hoje, um curió sem rabo, de porte médio meio arisco, comecei a passear, levar no brejo e ele foi abrindo fogo se tornando um excelente pássaro, muito forte de fibra que despertou o interesse de muitos criadores. Dessa convivência nasceu o meu amor e respeito por essa ave.


Sou criador amador e estou há 26 anos me dedicando nas horas oportunas nesse Hobby.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja, às suas instalações propriamente ditas ?

JS -
Meu Criatório é composto de três ambientes:

1º ambiente - ficam as caixas acústicas onde costumo colocar as fêmeas com os filhotes de 3 a 6 dias de vida e por volta de 35 dias de vida eu separo e levo os filhotes em uma outra residência.

2º ambiente – ficam as fêmeas solteiras até pedir gala e seis caixas acústicas com curiós galadores dentro.

3º ambiente - ficam as fêmeas que já estão galadas e vão chocar, sendo que ao nascer os filhotes algumas vão para as caixas e outra para outra residência. Nessa residência tenho um excelente mestre.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?

JS - São 40 Fêmeas e 15 Machos


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?

JS -
Tenho um pouco de tudo que já deu e dá certo no País, são descendentes do: Albatroz, Monarca, Miracatu, GP 20, Caxingui, Mil, Goiano, Mandrake, Jaraguá, Gonzaguinha, Celebridade, sendo que a Raça BRAHMA foi criada por mim.


CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?

JS -
Exclusivamente para Praia Grande Clássico.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?

JS -
O Trabalho de Vetorização começa logo após a fêmea ser galada, sendo que depois dessa fase ela vai para outro ambiente onde ficam somente as fêmeas chocando, ao nascer os filhotes, entre o terceiro ao quinto dia vão para as caixas acústica ou para outra residência. Com 35 dias de vida eu trago novamente a fêmea para o primeiro ambiente e os filhotes permanece no local. Uso Cd Selo Prata. Tenho um bom numero de mid ranger wrt 95. Quanto ao manejo dos pardinhos deixo a chocada numa mesma gaiola. Separado somente depois da primeira mudinha de pena. As fêmeas deixo-as juntas em um gaiolão e os machos são separados, encapados e vou fazendo rodízio para escutar o mestre sempre supervisionado.


CC&T - O desmame você costuma realizar com que idade do filhote ?

JS -
Em torno dos 35 dias.


CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ? R:

JS -
Eu costumo iniciar minha criação no mês de Setembro e paro assim que minhas caixas lotam, mais ou menos no final de dezembro.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?

JS - Fêmeas:


- Albatroz 029 Albatroz 27 X Mira 67
- Albatroz 2276 Albatroz 27 X Mil 96
- Caxingui 295925 Caxingui 600 X GP
- Caxingui 295926 Caxingui 600 X GP
- GP 20 Filha 295923 GP 20 X GP
- GP 20 Filha 210844 GP 20 X MeCol (Melodia e Coleira)
- Gonzaguinha Filha 294024 Gonzaguinha X PrataJoMel
- Brahma 9719 Monarca 67 X Brahma 30 (irmã do Broto)
- Mil 96 Monarca X Mil 96

Machos:


- Caxingui Filho Caxinguii 600 X Brahma 37783
- Caxingui Filho Caxingui 600 X Princesa Neta 15
- Caxingui Filho Caxingui 600 X Princesa Neta 15
- Gonzaguinha Filho Gonzaguinha X PrataJoMel
- Goiano Goiano X Carmolândia
- GP 20 Filho GP 20 X MeCol (Melodia e Coleira)
- Mandrake Mandrake X Terra nova


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?

JS - 1) -
Campeão Brasileiro PGC com o Pardo PIRATA (Miracatu X Brahma);
2) - Vice Campeão Brasileiro PGC com o BROTO (Miracatu X Brahma)


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?

JS -
Não, nunca tive problemas com o IBAMA


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?

JS -
Que antes de iniciar procure orientação de pessoas sérias, adquira pássaros de criatórios amador ou comercial regularizados, que tenha tido bons resultados na categoria que você irá focar sua criação, lembre-se que nem sempre a frase serve ou serviu para o autor, adquira conhecimentos, dedicação e amor.


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?

JS - Gostaria de agradecer a oportunidade de poder passar algumas informações do meu criatório e ao amigo Pêcego um agradecimento especial pelo o convite.


Forte abraço a todos,


José Sérgio Dias


16 3252-3914
16 9786-9035
www.criatoriobroto.com.br
Taquaritinga - SP

sábado, 10 de abril de 2010

ANIVERSÁRIO DE 01 ANO DE FUNCIONAMENTO



Caros leitores,


Hoje completamos um ano de funcionamento deste nosso espaço, sendo que tudo começou de forma descontraída, diante da minha dificuldade com internet, sem maiores pretensões do que apenas tentar fazer um blog daquilo que mais aprecio como "hobby" nas minhas horas de lazer.


A coisa foi tomando corpo, fui evoluindo no manejo dessa maravilhosa ferramenta virtual, tentando acompanhar a vísivel aceitação do fiel público leitor que vindo das mais diversas localidades deste país e do estrangeiro, fizeram-me acreditar que este blog se transformou em pouco tempo, para nossa real e sincera surpresa, em uma "revista eletrônica" seriamente comprometida em trazer informações atualizadas aos leitores amantes da ornitologia amadora e dos torneios de canto.


No curso desse nosso primeiro ano de vida, resolvemos investir no fortalecimento de onde tudo isso se originou, no caso, o Curió Clássico & Torneios, ou seja, nos criadores amadoristas e comerciais devidamente cadastrados no IBAMA.


A eles, os criadores, que são muitos milhares devidamente cadastrados, dedico esse nosso primeiro ano de funcionamento, porque:


- Sem eles não haveria o curió legalizado, criado em ambiente doméstico, espécime da fauna ameaçada de extinção;


- Sem eles, não haveriam os milhares de curiós cantando por este país, quiçá no estrangeiro;


- Sem eles, não haveriam as entidades ornitológicas, como os clubes, associações, sociedades, federações, a confederação e seus milhares de associados;


- Sem eles, não haveriam os torneios de canto por todo o Brasil, arrastando todo final de semana, em muitos, mais de uma centena de pessoas para participar ou assistir aos eventos locais, regionais ou nacionais;


- Sem eles, não haveriam milhares de pessoas empregadas para ajudar no trato da criação;


- Sem eles, não haveria tanta confraternização e aumento dos laços de amizades, tendo em comum o interesse pela criação e o curió (na linguagem indígena, o amigo do homem);


- Sem eles, o tráfico de animais silvestres, no caso, de passeriformes da espécie conhecida vulgarmente como curió, estaria intensa por absoluta falta em ambiente doméstico, desestimulo que o traficante encontra perante a criação legalizada e que deve ser sempre incentivada pelos Órgãos Públicos encarregados da proteção e preservação do Meio Ambiente, como estratégia inteligente e economicamente mais viável de combate ao tráfico de animais silvestres;



Por isso, resolvemos investir no criador, realizando regularmente inúmeras entrevistas com criadores amadoristas e comerciais de curiós, em especial, da categoria de canto Praia Grande Clássico, trazendo a vc, caro leitor, um pouco mais de quem é aquele que muitas vezes só ouviu falar, encurtando as distâncias por esse meio virtual e, concomitantemente, fortalecendo o criador legalizado que precisa ser reconhecido como alguém especial que dedica parte de sua vida à luta pela preservação e aprimoramento desse espécime querido por milhões de brasileiros e estrangeiros.


Procuramos também manter os nossos leitores informados de tudo que acontece e esteja correlacionado com este blog por meio da coluna "SALA DE IMPRENSA - ORNITOLOGIA EM DESTAQUE".


Disponibilizamos Link's de entidades ornitológicas ou não, mas que fossem de interesse geral, assim como também numa coluna tudo que ocorre no "CAMPEONATO BRASILEIRO DE CANTO DE CURIÓ PRAIA GRANDE", com regulamentos, campeões, classificações, escalação de juízes de canto e calendário dos torneios.


Agradecemos de público aos nossos anunciantes que, acreditando na nossa proposta, confiaram os seus produtos na coluna "ANUNCIANTES", sendo eles:


1) - Revista Passarinheiros & Cia;

2) - Cabines Acústicas Guarnieri;

3) - Studio Ana Dias/Olívio;

4) - FM - Eletrônica;

5) - Criadouro Mineirinho;

6) - Tectron Eletrônica - Aparelhos para canto de pássaros;

7) - Criadouro Joca;

8) - Criadouro Pilar do Brasil;

9) - Criatório Refúgio dos Clássicos;

10) - Escola de Canto Praia Clássico - Arca da Aliança;

11) - Ninho do Curió - Criação de Curió.


Agradecemos também os 89 seguidores deste blog até o momento, e os milhares de leitores do Brasil, América do Sul, Central e do Norte, da Europa, Ásia e Japão que nos visitam regularmente, comentando ou não as postagens, mas permitindo que atualmente tenhamos mais de 72.000 visitas.


A TODOS VCS O NOSSO MUITO OBRIGADO !


OS EDITORES