segunda-feira, 29 de março de 2010

ENTREVISTA: CRIATÓRIO MISTER M

Foto: Da esquerda para direita, Carlos Pinho & Jr. Caran

Olá, hoje trazemos aos nossos amigos leitores a entrevista com o Criatório Mister M dos criadores Carlos Pinho de Almeida e Jr. Caran, nos respondendo o Pinho, tido por muitos um dos ícones da criação de curió que, depois de muitos anos em São Paulo, atualmente reside em Três Lagoas no Mato Grosso do Sul. Confiram abaixo:



CC&T - Quando começou a criar? Iniciou logo com curiós ou não? É criador amadorista ou comercial? Há quanto tempo?




CP - Comecei com Canário da Terra, Azulão e Coleira Papa-Capim. Meu Avô tinha um curió muito bom e eu era doido por ele, passava horas a observar e ouvir o seu canto. Certa vez fui com meu pai à casa de um amigo, por nome de Sr. João Carapina. Ele tinha em sua residência muitos curiós mateiros bons, como ele também gostava de Azulão foi fácil a troca, desde então, acabei com todos os outros pássaros e me dediquei a criar curió, como o tempo e o homem não param, logo descobri os curiós “Praianos” como se dizia na época, foi pura paixão e tenho neles o meu hobby. Somos criadores amadores, pois já estamos há 40 anos criando e ainda não sabemos quase nada.




CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


CP - Tenho 4 ambientes, um para os machos fora do local de criação, e dois para criações, sendo um para fêmea aprontando, outro para fêmeas com seus respectivos filhotes e por último o de encartes de canto dos filhotes machos.



CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?


CP - Aproximadamente umas 50 aves entre Machos, Matrizes e filhotes, sendo que, algumas se encontram emprestadas com alguns amigos criadores. Quanto aos machos, estamos trabalhando com 6 curiós.




CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha?


CP - Gosto muito e venho há alguns anos com as Famílias de Maravilha, Soberano, Xodó, Mira e Matuto.




CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássicos?


CP - Exclusivamente para canto Praia Grande Clássico. Mas companheiros, ai começam os problemas, rsrsrs...



CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito?


CP - Trabalho com minha experiência em encartes, de maneira que o Filhote tenha uma liberdade limitada e que venha ter no convívio familiar sua evolução como um “Ser que Deus na sua infinita bondade nos deu a guarda”. Tenho gravação original do Ana Dias personalizado, quanto aos alto-falantes uso Mid-Ranger 90 W // Novik, há aproximadamente uns 30 anos com resultado satisfatório, no que venho recomendando a muitos amigos curiozeiros.



CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote?


CP - Após 40 dias ou mais, dependendo do filhote, nós apartamos os machos, que vão para seus respectivos lugares de encartes. Se você cria um filhote para encarte de canto Praia Grande Clássico, logo você quer um com toda saúde. Minha opinião é de que, não precisa pressa, quanto mais a mãe tratar melhor. Só tiramos uma ninhada por vez, sendo assim, você não corre o risco de cruzar a fêmea com a cria ao pé e não ter a contrariedade de ver filhotes quebrando ovos, nem de ver os filhotes chorarem por falta de alimentação, um filhote bem criado, sem traumas será um campeão de canto e com certeza um futuro raçador.



CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada?


CP - Nós criamos nos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro.



CC&T - Nos fale algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências?


CP - Eu estou há muitos anos criando e formando um banco genético muito especial, tenho por algumas “Famílias” um enorme apreço. Exemplos como Maravilha, Soberano, Xodó, Mira, Monte-Negro, Monte-Rey, Matuto e muitas outras raças que deram ótimos resultados.



CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista?


CP - Tive vários curiós de Canto Praia Clássico, não vou citar nomes e nem conquistas, não vem ao caso, ficaram pelos caminhos da vida, alguns deles primeiros, outros segundos e terceiros. Mas que não cantaram e se perderam, foram muitos, rsrsrs...



CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia?


CP - Não, sempre me trataram muito bem.



CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós?


CP - Nas reuniões de confraternização de passarinheiros sejam contidos e prudentes. Quando forem adquirir um curió, que seja de amigos. E quando for fazer um negócio, se desfazer de algum pássaro que veja no outro um irmão.



CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores?


CP - Pior que a convicção do não, é a incerteza do talvez e a desilusão de um “quase”. É o “quase” que incomoda, que nos entristece, trazendo tudo que poderia e não foi. Quem “quase” comprou um curió macho ou uma fêmea ? Quem “quase” acasalou o curió que “quase” cruzou ? A Fêmea que “quase” aprontou, que “quase” botou, que “quase” chocou e por muito pouco “quase” criou. O pardo que “quase” encartou, que “quase” não repete, que “quase” ficou com o primeiro lugar e que “quase” foi Campeão dos Campões. Não é que a fé mova a montanha, é que nem todos os curiós estão ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente a paciência, porém preferir a derrota previa à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer. Desconfie do destino e acredite em você, gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vá à luta e tenta novamente, se “quase” não deu certo esse ano, ano que vem faça outra vez, não deixe que o medo do “quase” o impeça de recomeçar e de realizar o sonho de ter o grande Campeão.



Forte abraço a todos,



Carlos Pinho de Almeida & Jr. Caran

cpinhodeameida@yahoo.com.br

sábado, 20 de março de 2010

ENTREVISTA: CRIADOURO MORADAS DO JATAÍ


Olá, hoje, como prometido, apresentamos aos nossos amigos leitores a entrevista com o criador Carlos Alberto Pereta de Andrade, conhecido no meio dos curiozeiros como Carlinhos, do Criadouro Moradas do Jataí (http://www.criadouromoradasdojatai.com.br/) que fica localizado na bem situada cidade de Caçapava/SP, localizada na microrregião de São José dos Campos, fica há 109 km de São Paulo e 301 km do Rio de Janeiro. Detentor de genéticas refinadas e conhecidas pelos resultados, nos apresenta a sua linha de atuação em breves palavras abaixo. Confira !



CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?


C - Iniciei minha criação em Agosto/2007. Sim, iniciei com curiós, sou criador amadorista há 4 anos.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


C - São 5 ambientes ,8 estúdios e 15 cabines .


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?


C - 60 fêmeas e 12 machos.



CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?


C - Matuto, Guardião, Xodó, Curumim , Soberano e Curitiba.



CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


C - Sim, para curiós Praia Grande Clássico.



CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?


C - Na sala de aprontamento das fêmeas sempre existe um curió de canto clássico. Esse ano usei o Chanel, as fêmeas são galadas e ficam com os filhotes até 5 dias nesse ambiente. Depois vão para a maternidade e ficam escutando o selo prata 30 anos, e também coloco o Lual do Vale e o Garantido para cantar para os filhotes.



CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?


C - Com 35 a 40 dias.



CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?


C - Em agosto.



CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


C - Femêas:


74 (Pavaroti x Esmeralda)
Baby (Guardião 20xXodó Velha)
Sonia (CurumimxSafira)
Izilda ( Matuto67 x 26)
Latifa ( Guardiãox Xodó velha)
Soledade ( Matuto 2 x Curumim 30)
100 ( Pavarotix Xodó) e outras.

Galadores:


Brasileiro ( Matuto x Brasileira)
Soberano 35 ( Soberano 306 x Maninha)
Curitiba (raça do sul)
Reizinho ( Matuto 2 x 56)
Chanel ( Matuto 67 x 70 A)
Teté ( Matuto 109 x Gideona) e outros.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?


C - Sim. Curió Príncipe do Vale, grande repetidor de propriedade do Lua, terminou em 4º lugar no Campeonato Brasileiro 2008, no Pardo com Repetição.


Curió Pirata, pardo de altíssima repetição chega a alcançar 38 samaritás,proprietário Salvador /Taubaté, que foi campeão no Torneio do Interior Cubivale/Taubaté em 2008.


Curió Brilhante, pardo filho do Reizinho, proprietário Fernando Bandeira, 3º lugar Pardo c/Repetição no Campeonato Brasileiro 2009.


Curió Junior, filho do curió Teté x Soberana, proprietário Lua, terminou em 2º lugar no Pardo c/Repetição no Campeonato Brasileiro 2009, e também em 3º lugar no torneio dos campeões em 2008 e o Princípe do Vale em 2º lugar.


O último destaque tem sido o primeiro filho do Brasileiro, curió de muita qualidade de canto, proprietário Eduardo, de Monte Sião-MG, que abriu canto um pouco atrasado motivo este de não haver participado do último torneio 2009.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


C - Nunca tive nenhum tipo de problema, pois procuro criar de acordo com as normas.



CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


C - Adquirir matrizes de genética forte e procurar sempre adquirir de pessoas idôneas.



CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


C - Gostaria de agradecer as pessoas que conhecem e confiam no meu trabalho e que mantém curiós da minha criação,espero que tenham sorte no encartamento e que as fêmeas sejam ótimas criadeiras, aproveitando também para convidar os que não conhecem e gostem de curiós para que conheçam meu site, WWW.criadouromoradasdojatai.com.br.


Forte abraço a todos,


Carlos Alberto P. de Andrade





Carlinhos:(12) 8141.1100(celular)

(12) 3681.2234(Horário Comercial)

(12) 3655.2559 (Residência - após as 18:00hrs)

PAELLA DO LUA 2010


Olá,



Recebemos hoje um telefonema do nosso amigo Lua (Luis Carlos Escalante) pedindo que dê ampla publicidade à PAELLA que irá organizar.



Como nos últimos anos, estaremos presentes nesta bela festa de confraternização e degustação da já famosa PAELLA DO LUA, com a presença de pessoas de várias partes do nosso país, curiozeiros, bicudeiros, passarinheiros ou não, mas todas com o fim de reencontrar amigos e conhecer novos, sempre num verdadeiro show de organização num ambiente amigo, em regra, com sorteios de vários produtos que dizem respeito a ornitologia.



Já tivemos a presença de ilustres personalidades, como o nosso amigo Roberto Rivelino, dono do Curió Halley e famoso craque de futebol que integrou a seleção brasileira de futebol campeã do mundo, bem como outras que poderão estar presentes num ambiente descontraído, mas com total segurança para os participantes e seus veículos, feito por corpo próprio e especial de seguranças, sendo que a do ano passado teve uma participação aproximada de 500 pessoas num espaço que permite a aglomeração de próximo do dobro de participantes.



PAELLA será no dia 23/05/2010.



LOCAL: Vale do Curió - Rua - Madeirense, 220 Jaraguá



CONVITES: R$ 60,00



VAGAS: LIMITADAS



INFORMAÇÕES: (011) 7203-0869 com Lua.





PARTICIPEM ! DIVULGUEM ! PRESTIGIEM ! COMPAREÇAM !

sexta-feira, 19 de março de 2010

TJMG ASSEGURA CRIAÇÃO DE PÁSSAROS !


18/03/2010 - TJ assegura criação de pássaros


Até que ponto a criação de pássaros em cativeiro configura crime ambiental?


A preservação do meio ambiente e a aplicação de penalidades, até pouco tempo irrelevantes, têm sentido mais educativo e devem atender às condições e motivação do infrator. Comprovado que os animais recebem cuidados adequados e que foram recolhidos para tratamento de doenças e ferimentos, não se justifica qualquer penalidade.”


Esse foi o entendimento da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ao negar provimento ao recurso do Ministério Público contra professor de História Natural da UFMG que mantinha 128 pássaros em cativeiro.


O relator do processo, Desembargador Ernane Fidélis, considerou que, muito embora não se deva desprezar a preocupação dos órgãos próprios de defesa do meio ambiente, as formas repressivas devem ser utilizadas sem excesso de penalidade.


No caso julgado, o desembargador confessa não entender e considera excessivo o cálculo realizado por um técnico ambientalista, de multa no valor de R$120 mil a ser aplicada como dano ambiental.


O desembargador assegura que, conforme as provas colhidas, a finalidade do cativeiro é mais de proteção aos animais tanto que o próprio órgão responsável nomeou o acusado depositário dos mesmos.


O Desembargador Edílson Fernandes manifestou-se favorável ao voto do relator, justificando que, no caso em análise, as provas confirmaram que o criador dos pássaros não teve a intenção de degradar o meio ambiente. Ao amparar aqueles animais, capturados por terceiros, com auxílio de duas veterinárias prestava uma contribuição ao ambiente ecologicamente preservado, que é o único propósito da norma constitucional.


O Desembargador Maurício Barros também acompanhou o voto do relator.


Processo nº 1.0024.04.531015-8/002(1)


Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom TJMG – Unidade Goiás

sexta-feira, 12 de março de 2010

JUSTIÇA FEDERAL VEDA ARBITRARIEDADE DO IBAMA


RELATOR:DESEMBARGADOR FEDERAL SERGIO FELTRIN CORRÊA


AGRAVANTE:INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO-AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

PROCURADOR:SEBASTIÃO HENRIQUE DA SILVA LIMA


AGRAVADO:---------------------

ADVOGADO:SANDRO SUEIRA CELANO


ORIGEM:21ª VARA FEDERAL/RJ



Decisão Cuido de agravo de instrumento interposto pelo INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO-AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA em face da JAIR PONTES, objetivando a reforma de decisão indeferitória de tutela antecipada consistente na devolução de pássaros apreendidos pelo IBAMA, até o julgamento do procedimento administrativo, bem como na abstenção de inscrição no CADIN, pelo não pagamento da multa.


Sustentou o Agravante ter sido encontrado em posse do Agravado um Trinca-Ferro sem autorização, usando uma anilha notadamente falsa. Por conta disso, houve a apreensão do citado pássaro e também de outros nove, constantes de seu registro de criador de passeriformes (v. fls. 02/07).


Efeito suspensivo negado às fls. 101/102.


Contrarrazões às fls. 114/115.


Parecer do MPF, pelo desprovimento do recurso (v. fls. 119/122).


É o relatório. Passo a decidir.


Sobre os pontos discutidos nos autos, manifestei-me quando da análise do efeito suspensivo: Cinge-se a questão, portanto, a definir o destino dos pássaros regulares encontrados em posse do Agravado, até o exercício da ampla defesa e finalização do procedimento administrativo.


Como se vê a fl. 33, algumas das datas de nascimento dos animais remontam ao ano de 1989, havendo a presunção de estarem há 20 anos sob os cuidados do Agravado, em que pese às análises preliminares do IBAMA no sentido de alguns dos pássaros não aparentarem idade ou muito tempo de cativeiro, ponto cuja elucidação carece de dilação probatória (v. fl. 88).


Revela notar não conter descrição de maus-tratos nas informações da Divisão de Proteção Ambiental.


No sentido da manutenção dos pássaros regularizados com o Agravado, o parecer do MPF de fls. 119/122: “Primeiramente, insta verificar a presença da verossimilhança das alegações – requisito essencial para a antecipação dos efeitos da tutela. O Impetrante juntou aos autos cópia da licença, emitida pelo IBAMA, que lhe garante a posse dos nove pássaros apreendidos (fls. 33), com validade até 31/07/2010.


Ora, se o próprio agravante conferiu ao Sr. Jair a prerrogativa de manter os referidos animais cativos até aquela data, não pode, arbitrariamente, confiscá-los sem qualquer justificativa.


Desta forma, não tendo o IBAMA demonstrado que o agravado praticou qualquer ato apto a ensejar o cancelamento ou revogação de tal licença, é de se concluir pela legalidade do porte dos animais, não se justificando a apreensão.


O periculum in mora restou igualmente caracterizado, tendo em vista a proximidade da data de remoção dos pássaros apreendidos para o centro de triagem do instituto e a iminência de sua liberação na natureza”.


Ressalte-se, ainda, entender esta Egrégia Corte que apenas em casos de decisão teratológica, com abuso de poder ou em flagrante descompasso com a Constituição, a Lei ou com a orientação consolidada de Tribunal Superior ou deste Tribunal estaria autorizada sua reforma, por meio de agravo de instrumento.


Sobre o tema:


"AGRAVO INTERNO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA. ART. 273 DO CPC. REQUISITOS. CONCURSO. CANDIDATA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA. NECESSIDADE DE PERÍCIA MÉDICA. PROVA INEQUÍVOCA. AUSÊNCIA.(...). 3. Além disso, conforme entendimento adotado por esta Corte, apenas em casos de decisão teratológica, com abuso de poder ou em flagrante descompasso com a Constituição, a lei ou com a orientação consolidada de Tribunal Superior ou deste tribunal seria justificável sua reforma pelo órgão ad quem, em agravo de instrumento, sendo certo que o pronunciamento judicial impugnado não se encontra inserido nessas exceções. 4. Agravo interno conhecido e desprovido”.(TRF 2º Região. AG 161189, 8º Turma Especializada, Desembargador Federal Marcelo Pereira. D. decisão: 12/08/2008. DJU: 20/08/2008, pág. 153).


Demais disso, considera-se que “o Juízo onde tramita o feito, por acompanhá-lo com mais proximidade, detém maiores subsídios para a concessão ou não de medidas liminares ou antecipatórias de tutela. Ao Tribunal ad quem somente cabe substituir a decisão inserida na esfera de competência do Juiz que dirige o processo, quando ficar patenteada flagrante ilegalidade ou situação outra com premente necessidade de intervenção”. (TRF-2ª Região, Agravo de Instrumento 70807, Processo 200002010730262/RJ, Segunda Turma, Rel. Des. Fed. Sérgio Feltrin Correa, DJU data: 17/01/2002).


Assim, na forma do art. 557, do CPC, nego seguimento ao agravo.


Preclusa esta, remetam-se os autos à Vara de origem, com as cautelas de estilo.


Rio de Janeiro, de fevereiro de 2010.


Theophilo Miguel

Juiz Federal Convocado

sexta-feira, 5 de março de 2010

ENTREVISTA: CRIADOURO FAXINA

FOTO: Faxina de camisa branca, em visita ao amigo Dimas do Criadouro Mineirinho, no caso, no bercário onde os pardos desmamados ficam tendo aulas de canto enquanto não surge alguém interessado em adotar um filhote.


Boa noite, meus caros leitores. Hoje temos o prazer imensurável de apresentar a vcs a importante entrevista com o Criadouro Faxina do nosso amigo de anos Eurídio Faxina, conhecido por todos como Faxina, que fica localizado na Cidade de Mundo Novo/MS. Falar desse criador, é falar de experiência hodierna, de grande produtor de curiós pardos encartados no Praia Grande Clássico ao longo do tempo, de alguém humilde, atencioso para com todos que o procuram, e com muita experiência, sempre pronto a ajudar aqueles que o procuram pela internet para tirar suas dúvidas, sendo respeitado por todos os grandes criadores de curió.


Confiram abaixo essa inédita e importante entrevista:


CC&T - Quando começou a criar ?

EF - Iniciei pra valer depois que um bandido entrou no meu criadouro em 28/12/2003 onde haviam 11 fêmeas, que pela primeira vez consegui fazer chocar todas juntos. Levou e soltou todas, aí, sem filhotes, sem criação para cuidar, restou ir em um torneio do PR. Ali o Sr. Aloísio Tostes viu o “Guga” e incentivou a levá-lo ao Torneio dos Campeões pela Cobrap em Ribeirão Preto no ano de 2004, onde ele foi campeão PGC c/r com nota acima de 9,0 pelo Mestre Olívio Nishiura, antes disso era só uma brincadeira, tinha ele há 5 anos cantando em casa e ao fundo o seu pai e avô de cantos regionais que exigia cuidados especiais.

CC&T - Iniciou logo com curiós ou não?

EF - Iniciei com várias espécies.

CC&T - É criador amadorista ou comercial?

EF - Amadorista

CC&T - Há quanto tempo ?

EF - Desde 1986 na Associação de Dourados - MS, depois 08/08/88 na Associação de Mundo Novo como sócio fundador.

CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?

EF - Improvisado, a criação se desenvolve numa casa de moradia, as prateleiras são feitas em tubos de aço para duas fileiras de gaiolas em madeira, em cada cômodo, num total de 8, há um espaço fora do corpo da casa onde deixo os galadores em caixas. Aqui no terreno da casa de residência uso outras três peças simples feitas para os bichos, uma para as fêmeas que são apartadas da criação com filhotes novos e as outras com caixas acústicas para de isolamentos.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?

EF - Atualmente 40 fêmeas e 5 galadores, dessas fêmeas muitas não foram colocados ninhos pra criar, as que criaram não foram exploradas devidamente por falta de anéis para os filhotes. Para a temporada que vem pretendo diminuir os trabalhos para criar com no máximo 15 fêmeas.


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?

EF– Meus curiós tem herança genética dos nativos daqui da região Mr. Mancha, Calado, e as fêmeas: Parda, Paloma, Juma... não são curiós conhecidos, mas, foram os importantes para a minha humilde criação quando iniciei desinformado e sem conhecer outros criadores, por volta de 1986, descobrindo da forma mais difícil, mais errando que acertando com curiós sem expressão adquiridos de mantenedores da região, eram colocados em gaiolas de criação como fossem canários, criava pouco e morria muito, então, passei a adquirir uns pardos que conseguia por aqui, e os colocava pra ouvir uma fita do Praia Grande, em outubro de 89 um deles que foi adquirido no mês de fevereiro originário do Rio Maracaí na cidade de Iguatemi-Ms (pego pelo Silvio daquela cidade ) que o Genésio de MN que me repassou, esse abriu canto com mais de 2 minutos de repetições logo nas primeiras cantadas, a partir daí segurei apenas as 3 fêmeas citadas.


Em 1991 o anilhei com anel aberto fornecido pelo Ibama e dei o nome de Mister Mancha. Na passagem de 1990 para 1991 veio em casa o então garoto (15 anos), J. C. Calado com um curió preto para eu cuidar enquanto viajava. Notei que ele repetira tanto quanto ao meu, claro, não deixei mais sair. Na temporada de 1997/98 de um cruzamento planejado do “Mr Mancha” com a filha/neta do “Calado”, ( cruza que teria 87,5 % de sangue de repetição) que no meu pensamento se fosse macho tinha que vir com repetição, o que confirmou e foi além, cantando clássico, era o “Guga” com a mesma repetição do pai e do avô/bisavô. Depois desse surgiram o “Mimado”, o “Mundo Novo”, o “Guguinha”, e outros que a exemplo desses não deixaram vídeos gravados, os demais pode ser vistos e ouvido nesse endereço do youtube: http://www.youtube.com/results?search_query=efaxina2&search_type=&aq=f


Desculpem-me descrever com os detalhes acima, mas foi com o propósito de mostrar que tudo não acontece ao acaso, temos que acreditar e ter paciência que o tempo se encarrega fazer o resto.


Ultimamente temos procurado introduzir algo de fora, até por necessidade de um choque de sangue, mas é difícil porque não dá ânimo usar galador só pela árvore que carrega, ele tem que demonstrar sua performance no “pau da goiabeira”.


Atualmente cruzo também com o “Fineto” (apesar de encher poucos ovos) que tem como ancestrais o Dólar, Sereno e Dominique.
http://www.youtube.com/user/efaxina2#p/f/1/t-yo0vQXmNo


CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?

EF – Sim, mas de algumas fêmeas há destaques em fibras.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?

EF – AMBIENTE: Para minimizar a influências da “baderna” do criadouro, como “pialadas” de guerra, alarmes, cantorias etc, tenho dado preferência para as fêmeas calmas, para isso tem se revelado bem as fêmeas de criação manual ou no bico, contrariando as informações tidas até então, de que essas fêmeas precisavam da experiência das mães para criar, vimos que o instinto natural fala mais alto.


Na seleção dessas fêmeas, deixo a modéstia de lado para dizer que prefiro as “pratas da casa”, as quais sejam mães, irmãs ou filhas de curiós que tiveram bom desempenho no canto clássico, a exemplo dos citados acima.


CD: Utilizei o CD selo ouro editado, hoje uso o Prata, o mesmo é usado para as fêmeas que se abrem para a choca sem ouvir o canto do galador.


OS FILHOTES: ocupam espaços especiais obedecendo critério de canto, eles ficam mais próximos onde se consegue observar o seu canto diariamente, cuidando do que sai estourando para não influenciar os demais e dos bons marcando notas para não se “contaminar”.


MESTRE: Não uso mestre por convicção que os filhotes aprendam mais suas “firulas” que o próprio canto.


APARELHOS: Possuo diversos aparelhos eletrônicos, mas todos tem dado problemas o de mais durabilidade aqui é o antigo 3 em1 da FM-ELETRÔNICA que está com mais de 6 anos de funcionamento.


FALANTES: Ah! não afirmo ser o correto mas, estes formam uma “salada mista” aqui, tem da grataner, lesson, e os twiters da selenium,. Rodstar , B.Buster , e alguns outros falantes chinfrim, às vezes costumo fazer um ambiente sonoro que não marque a direção de onde vem o som


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?

EF - O Desmame é feito quando os filhotes estão se alimentando sozinhos. Por volta dos 30 dias.


CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?

EF – normalmente de setembro a dezembro.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?

EF – Galadores atuais:


- “ASTERIX 2 "= Asterix XKamila
- “FININHO”= (Sinatrinha X Paty) Sinatrinha tem sangue de Dominique e Soberano
- “MM 2 ” = = Mr Mancha X Prima
- "DEDINHO" = MM2 X Paty
- “FINETO” Descendo do Dólar à Seremo à dominique

Das fêmeas destacam-se:


- Paty (Mr Juma x Ca Mimada) e filhas e netas,
- Prima = (MMXCamila) e suas filhas
- *(Camila Filha do Calado e Kamila filha do Kajate)


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?

EF – Curió Guga em Ribeirão Preto 2004, “Guga”, “Mundo Novo” e “Pára-quedista” e um pardo em PCG e “Mr Mancha” “Calado” e “Kajate” em peito de aço no paranaense, “Faxinal” no sul brasileiro com um 1º Lugar PGC S/R.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?

EF – Não, porque como cidadão, professor e advogado procuro respeitar as normas do Órgão Público, mas convenhamos, hoje é difícil ser criador de pássaros no Brasil a operacionalização do Sispass não foi feita pra cidadão comum acostumado a cuidar de gaiolas, a burocratização nesse meio é coisa que veio para colocar o cidadão bem intencionado involuntariamente na clandestinidade. É um sistema para desestabilizar a pequena criação e por conseqüente atrapalhar a vida de muita gente que de repente se vê marginal porque são soube operar o sistema ou não tem um computador na mão para fazer os registros obrigatórios no sistema a cada transação realizada.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?

EF – Conhecimento, persistência, paciência, procure informar com uma pessoa amiga sobre os procedimentos da criação, doenças etc..mas especialmente conhecer do meio, obter informações sobre onde vai adquirir seus primeiros pássaros, entrar de cabeça leva nocaute no primeiro round.


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?

EF – Primeiramente abasta-se com os pássaros que possuem as qualidades que buscas (canto ou fibra).


Acredite, conheça bem o que tens em mãos, muitas vezes o de casa é superior ao que você pretende pegar no vizinho;


Fale de experiências realizadas de fato, anuncie os resultados positivos sem modéstia, mas com convicção, não pelo gostaria que fosse;


Não repasse informações do que não viveu. nem comente de raças ou de pessoas que só ouviu falar, isso pode induzir a erros e prejuízos ;


Ao apreciar um pássaro procure ficar imune aos comentários, tipo tava repetindo até agora, tá na muda, agora vai, tem um irmão que passa de 100 samaritás, porque no meio tem quem cante mais que o seu pássaro;


Respeite os espaços das estacas nos torneios, um pássaro cantando nas imediações pode por a perder um longa viagem do colega. Não se incomode se seu pássaro não cantou ou não teve um julgamento justo, prepare-o melhor que noutro ele vai cantar, salvo, como no PR em alguns dos torneios, onde o juiz julga o seu próprio pássaro, os resultados estão a cada dia mais coerente, porque hoje os que apreciam uma estaca têm o abc do canto PGC na cabeça e os juízes sabem disso.


Agradeço ao dono do blog pelo empenho ao nosso segmento. Que Deus lhe de forças para continuar.


A todos obrigado por suportar tamanha leitura, mesmo se você pulou uma parte, (como faço quando fica embaçado com a pessoa falando muito de si) ...


Concluo dizendo que “a busca do melhor faz do hobby o seu grande atrativo, e essa ilusão é que me motiva a continuar

Forte abraço a todos,

Eurídio Faxina (67) 3474 1616



skipe euridio.faxina