sexta-feira, 30 de outubro de 2009

RESULTADO DE SÃO LEOPOLDO - SUL BRASILEIRO 2009


CAMPEONATO SUL BRASILEIRO 2009 - TORNEIO DE SÃO LEOPOLDO (25/10/2009)


CLÁSSICO COM REPETIÇÃO - Juiz Pedro Sedrez

COLOCAÇÃO - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE

01º -Mosaico - Waldir Karnopp - 8.5 - ACCJ
02º -Canoa - Rubens Imianosky (BILA) - 7.5 - CBCC
03º -Ita l - Sidnei Maurício Duarte - 6.0 - ACCJ
04º -Camboriu - Paulo Roberto Fagundes - 5.8 -ACCJ
05º -Sapiranga -Elevon Rosa - 5.0 - ASOL



CLÁSSICO SEM REPETIÇÃO

COLOCAÇÃO - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE


01º -Faxinal - José Martins - 5.9 - UCCT
02º -Minutinho - Andre A. R. Neto - 5.8 - ASOL
03º -Cambui - Sidnei Pelissoli - 5.5 - ASOL
04º -Davinci - Davi Wagner - 5.0 -ASOL
05º -Tulipa - Sebastiao - 4.8 - ACCJ
06º -D Hora - Waldir Duarte Junior - 4.5 - ASOL
07º -Dunga - Evilasio Silva Golarte - 4.0 - UCCT
08º -Bico Fino - Elvidio L. Dos Santos - 3.8 - ASOL



PARDO COM REPETIÇÃO - Juiz Sérgio L. Silva

COLOCAÇÃO - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE

01º -Fujão - Eclesio Henker - 6.5 - ASOL
02º -Minueto - Andre Machado - 4.0 - ASOL



PARDO SEM REPETIÇÃO

COLOCAÇÃO - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE

01º -Espanador - Regis F. Lennen - 6.5 - ASOL
02º -Cometa - Rogério Tank - 4.2 -AVIPPAN
03º -Dossinos - Aury B. Costa - 4.0 - ASOL
04º -Grenal - Tiago Krug - 3.0 - ASOL



PRAIA GRANDE COM REPETIÇÃO - Juiz Sérgio L. Silva

COLOCAÇÃO - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE

01º -Cunha - Sergio L. Silva - 4.5 - ASOL
02º -Zona Norte - Tiago Krug - 4.0 -ASOL



PRAIA GRANDE SEM REPETIÇÃO

COLOCAÇÃO - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE

01º -Lajotinha - Paulo Palinski - 3.5 - ASOL
02º -Robinho - Miguel Barbosa - 3,4 - ASOL
03º -Chororo - Telmo Hilliot - 3.0 - ASOL
04º -Mestiço - Miguel Barbosa - 2,9 - ASOL
05º -Relampago - Paulo Palinski - 2,8 - ASOL
06º -Junior - Miguel Barbosa - 2,7 - ASOL


Fonte: www.curiocantopraia.com.br

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CANCELAMENTO DOS TORNEIOS DE SOROCABA E BOTUCATU

Caros leitores,
Recebemos uma comunicação oficial nos noticiando que, lamentavelmente, os Torneios de Sorocaba e Botucatu foram cancelados por falta de alvará que não foi concedido pelo IBAMA à FEBRAPS.
Solicitamos ampla divulgação do noticiado por todos os meios idôneos possíveis.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ENTREVISTA: CRIATÓRIO BARRETOS



Caros leitores, dando prosseguimento ao já anunciado, iniciaremos uma série de entrevistas com criadores de curiós com criação voltada para o canto praia grande clássico, devidamente cadastrados no IBAMA, daí, resolvemos iniciar por onde tudo começou, ou seja, pelo criador amadorista de passeriformes, no caso, pelo nosso amigo e dedicado criador Marcus Thomazatti do Criatório Barretos (http://criatoriobarretos.nireblog.com/), foto acima, que, como o próprio nome indica, fica localizado na bem situada cidade de Barretos em São Paulo.


Empresário de sucesso em Barretos, apaixonado por pássaros desde a infância, passou a se dedicar à criação de Curiós em 2005. Aficcionado pelo Canto Praia Grande Clássico, tem como objetivo a criação para a preservação da espécie e com isso sempre fazer novos amigos, por isso confira a sua entrevista abaixo:


CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?



MT - Quando tinha 8 anos de idade, ganhei de um tio avô um canario da terra, foi quando tudo começou, e a cada ano que se passava, mais eu gostava de pássaros. Com relação a criação em cativeiro, comecei com canário do reino, depois canário da terra, e em 2005, fui a um torneio em S.J.Rio Preto, e por curiosidade parei na estaca do Curió Praia Clássico, a identificação com esse pássaro foi tão grande que a partir daquele dia, passei a estudar o canto, e naquele mesmo ano fui ao torneio de Marília, onde conheci o amigo Dárcio Mastelari e adquiri meu primeiro curió, aí não parei mais, adquiri posteriormente umas filhotas, e em 11 de outubro de 2006, nasceu o primeiro filhote de curió, hoje sou criador amador com um pequeno plantel, mas bastante seleto .


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


MT - Meu criatório está instalado anexo a de minha empresa em uma casa que adaptei p/ este fim, utilizo prateleiras de metalon e bandejas de alumínio onde ficam as gaiolas das fêmeas, uma sala semi acústica onde ficam os galadores, e em minha casa fica o berçário, um cômodo isolado para onde levo as fêmeas com filhotes a partir de 3 dias de nascidos, e lá ficam até o desmame.



CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?


MT - Atualmente conto com 40 femeas e 10 machos.



CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?


MT - Meu plantel é bastante diversificado, procurei adquirir matrizes e galadores de diversas genéticas já consagradas como, Matuto, Soberano, Canarinho, Estrela, Dominique, Plutão, Guardião, Xodó, Curumim, pois cada uma delas tem suas particularidades, pontos fortes e fracos como voz, facilidade de encarte de canto, repetição, etc... e diante disso, tenho procurado conciliar os pontos fortes de cada uma delas na busca de bons pássaros.



CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


MT - Sim , minha criação é exclusivamente voltada para o Canto Praia Grande Clássico.



CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?


MT - Utilizo em meu criatório desde o berçário, o canto extraído do Selo Prata 30 anos ( Moretti ) editado pelo amigo Tadeu, utilizo os aparelhos da Tectron que utilizam o canto gravado em cartão de memória, o que proporciona uma qualidade muito superior que a do CD player convencional, e recentemente adquiri um aparelho que não é acionado por foto célula, mas por um relógio, possibilitando que o aparelho seja programado para ligar uma vez durante a madrugada, o que acho muito importante na fase de vetorização que se dá no período em que ainda estão com a mãe. Após apartados, os que ficam retidos vão para cabine acústica onde ficam encapados até os 7 meses de vida em média, quando se inicia o manejo de lapidação e condicionamento de canto.



CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?


MT - O Desmame normalmente é feito entre o 30º e 35º dia de vida.



CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?


MT - Isso é uma coisa interessante, existe aqui um casal de andorinhas que chegam entre final de julho e meados de agosto, e criam em um mesmo local que escolheram desde 2005, comecei a observar que assim que elas chegavam, algumas fêmeas de curió demonstravam mudança de comportamento, diante disso, adotei esse fator como termômetro em meu criatório, assim que as andorinhas chegam, coloco os ninhos, em pouco tempo varias fêmeas de curió aprontam, bem como os galadores, esse período de criação normalmente vai até fevereiro ou março.



CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


MT - Dentre os galadores: Renegado (Melodia/ Estrela/ Soberano/ Charmosa), Tubarão Neto (Tubarão Birigui/ Goiano/ Marília/ Malibu ), Sassá (Pavaroti/ Dayana/ Brasileiro/ Esmeralda), Pivô Filho (Dominique/ Maria Bonita/ Batuta/ Gaiola Preta ), Repeteco II (Soberano /estrela/ Violinha S.C./ Plutão ), Boiadeiro ( 067-Matuto II/004 / Vai-Vem/ Curumim), Eremita( Soberano / Encrenca/ RaioX/ Gauchinha) e Carnaval Filho( Presidente/ Chimfra/ Soberano/Bico Branco)


Dentre as fêmeas destacam-se: Tainara Neta (Soberano/ Estrela/ Violinha / Plutão ), Caiçara 266 (Dominique/ Maravilha/ Encrenca ), Chamego295( Campeão do Vale/ Matuto/ Xodó/ Chamego / Miracatu ), Maninha e Preta ( Matuto II /004 / Guardião/ Mil dólar/ Chamego), Martinha (Matuto II/ 004 / Guardião/ Curumim/ Soberano), Melodia 464( Melodia/ Soberano/ Estrela/ Canarinho ), Mogiana (Renegado/Maninha), Montana (Pivô/ Tainata NT/ Matuto/Curumim), Pantaneira ( Guga do Faxina/ Paty ), Vassourinha (Asterix / kapaty), Pepita (Matuto II / 004 / Canarinho/ Soberano/ Estrela ), Pluma 146 (Violinha S.C./ Plutão / Chamego/ Miracatu), Caiçara Neta (Pivô F.x Caiçara266), Xodózinha ( Cabeça Branca/ Maravilha/ Sorocaba/ Matuto / Xodó), e outras mais.



CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?


MT - Na temporada 2008/2009 destacou-se o curió Fantasma, vetorizado por mim e passado ao amigo José Alberto Favaro que participou de diversas etapas de torneios da FEBRAPS, conquistando o título de Vice Campeão Brasileiro e Vice Campeão do Torneio dos Campeões na categoria Curió Pardo com Repetição, infelizmente este pássaro veio a falecer durante sua primeira muda de penas, impossibilitando a continuidade de sua carreira que com certeza seria muito promissora.



CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


MT - Sei das dificuldades encontradas por alguns colegas com relação a diversas situações relacionadas ao IBAMA, mas eu particularmente não tenho do que reclamar no que diz respeito a condutas de agentes ligados a este órgão, sempre fui bem atendido no escritório regional de Barretos, fui fiscalizado em Novembro de 2008, o que foi feito corretamente e sem constrangimentos, o contrário do que ouvi em muitos relatos. Muita coisa tem que ser revista e melhorada, e acredito que isso já vem sendo trabalhado, e com a apoio de pessoas idôneas e conscientes isso deve acontecer gradativamente.



CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


MT - Para se começar a criar curiós, primeiramente deve-se adquirir exemplares de procedência comprovada e confiável, manejados adequadadamente desde o nascimento, e que esse manejo seja continuado procurando o melhoramento do pássaro, para isso, estudando e aprendendo sempre.



CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


MT - Acima de tudo, agradeço a DEUS, por tudo que aprendi e consegui em minha vida, a todos os amigos que sempre me apoiaram e colaboraram, ao amigo Pêcego por esta oportunidade, e a todos os que nos prestigiam acessando este blog, que com certeza é de uma riqueza imensurável para todos nós amantes do curió, e que cada vez mais a população se conscientize que nós criadores, seja amador ou comercial, no fundo temos o mesmo objetivo, que é a preservação da espécie.


” CRIAR É PRESERVAR.”

MARCUS THOMAZATTI - (17) 33242860/Com. e (17) 33253994/Res



NOTA DO EDITOR: Confira abaixo o canto em alguns vídeos de curiós nascidos no Criatório Barretos:

http://www.youtube.com/watch?v=yIzHYxqvIUg
http://www.youtube.com/watch?v=ylsJPUJb_Wo
http://www.youtube.com/watch?v=6B8zeRjN0ZQ
http://www.youtube.com/watch?v=uB9Sq_5Mp7E
http://www.youtube.com/watch?v=0yCtM7Wy6tw
http://www.youtube.com/watch?v=dIZEvTbPHe4
http://www.youtube.com/watch?v=1CmK8WVBvVk
http://www.youtube.com/watch?v=wsu-g6oYXFw

domingo, 25 de outubro de 2009

RESULTADO DO TORNEIO DE VINHEDO - BRASILEIRO 2009


Olá, foi realizada neste domingo (25/10/2009) a 9ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canto de Curió Praia Grande na simpática cidade de Vinhedo/SP, prestigiando o evento curiozeiros dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Segue abaixo os resultados:



PRAIA GRANDE CLÁSSICO COM REPETIÇÃO:

COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA


1º - RIO DO SUL - CARLOS ROBERTO MENDES - 8,20
2º - TOPETE - JOAO AUGUSTO DE SOUZA - 8,00
3º - CHOCOLATE - ISRAEL IRAIDES DA COSTA - 7,90
4º - VELEIRO - SILVIO VIEIRA SANTOS - 7,40
5º - RTC - MARCIO ITAMAR SUPTITZ - 7,30
6º - BALUARTE - LUIZ FERNANDO MUNHOZ PUTTOMATTI - 6,90
7º - TORPEDO - JOÃO CARLOS CLEMENTE - 6,80
8º - GP II - EDISON ENCINAS GONZALEZ - 6,60
9º - MARAJÁ - LUIZ FERNANDO TARANTO NEVES - 5,90
10º-DRAGÃO - JOÃO FERRACIOLI NETO - 5,50




PRAIA GRANDE CLÁSSICO SEM REPETIÇÃO:

COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA


1º - MARAJA SANTO ANDRE - ANTONIO VAZ DE LIMA - 8,30
2º - LUAL DO VALLE - CARLOS ALBERTO P. DE ANDRADE - 8,00
3º - FALCAO DO SUL - PAULO SÉRGIO DE CASTRO - 7,00
4º - FRAGATA - JOÃO CARLOS CLEMENTE - 6,80
5º - LUA DE MEL - LAÉRCIO DE SOUZA VIEIRA - 6,65
6º - GARANTIDO - CARLOS ALBERTO PERETA DE ANDRADE - 6,60
7º - LIRIO NEGRO DO VALE - LUIZ CARLOS L. ESCALANTE - 6,50
8º - PEDAGIO -MARCIO ITAMAR SUPTITZ - 6,30
9º - PRINCIPE DO VALE - LUIZ CARLOS L. ESCALANTE - 6,00
10º-GOGÓ DE OURO - FRANCISCO CARLOS ALVES - 5,80



PRAIA GRANDE PARDO COM REPETIÇÃO:

COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA


1º - CAPITÃO - GUILLERMO ANDRES VIDIC - 8,50
2º - YANKEE - LUCIO ROBERTO BERGAMIN - 8,20
3º - EMBAIXADOR - MAURICIO DE ABREU - 7,50
4º - ABSOLUTO - LUIS JOSÉ ALVES FRAGA - 7,0
5º - BARACK - JOSÉ CARLOS BERNARDINELLI - 6,80
6º - JONH LENON II - EDISON ENCINAS GONZALEZ - 6,50
7º - JOINVILLE - SERGIO VENÂNCIO LUIZ - 5,50
8º - DRAGÃO NETO - MARCELO DELMUNDE - 5,00
9º - ANÚBIS - ANTONIO CARLOS AMERUSO GOMES - 3,00
10º-MONTE SIÃO - VITOR DE OLIVEIRA PADOVAN - 2,50



PRAIA GRANDE PARDO SEM REPETIÇÃO:

COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA


1º - MAGNIFICO - GEUSIVAN ANTONIO FILGUEIRA - 6,50
2º - ESPARTACUS - GLAUCO FAVARO - 6,00
3º - SÃO FRANCISCO - ALEXANDRE CARDOSO MIGUEL - 5,80
4º - MEDALHA - ANTONIO JOSÉ F. DE S. PÊCEGO - 5,50 (http://www.youtube.com/watch?v=6x318AULN90&feature=player_embedded)
5º - MARACANÃ - RONALDO CORREIA DOS SANTOS - 5,30
6º - VALE DO ITAQUERI - FLORIVALDO DE ALMEIDA LEME - 5,20
7º - SUPIMPA - JOSÉ ALBERTO FAVARO - 5,00
8º - SETE BELO - JOÃO BAPTISTA FOURLANI FILHO - 4,80
9º - BOLERO - FLÁVIO LUIZ CAMPELO - 4,70
10º-TOM MAIOR - PAULO SÉRGIO DE CASTRO - 4,50



sexta-feira, 23 de outubro de 2009

RESULTADO TORNEIO DE JOINVILLE - SUL BRASILEIRO 2009


CAMPEONATO SUL BRASILEIRO 2009 - TORNEIO JOINVILLE (18/10/2009)



CLÁSSICO COM REPETIÇÃO - Juiz Pedro Sedrez

COLOCAÇÃO - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE



01º - Canoa - Rubens Imianosky (BILA) - 7,4 - CBCC
02º - Triunfo - Marcelo Antonio Regis - 7,3 - ACCC
03º - Fragata - Valdecir Martins - 7,2 - AVIPPAN
04º - Paraíso do Vale - Francisco José Zattar - 7.0 - CPCC
05º - Camboriu - Paulo Roberto Fagundes - 6.1 - ACCJ
06º - Damasco -Helio Lazarri JR - 5.7 - CPCC
07º - Gonsaguinha - João Gonzaga - 5,2 - SJCO
08º - Verdugo - Hélio Miranda - 5,1 - CPCC



CLÁSSICO SEM REPETIÇÃO

COLOCAÇÃO - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE



01º - Mosaico - Waldir Karnopp - 7,3 - ACCJ
02º - Caue - Celso Luiz Kruger - 6.0 - ACCJ
03º - Arisco - Donato R. Schmidlin - 5,5 - ACCJ
04º - Chumbinho - Magno Alexandre Furtado - 5,3 - ACCJ
05º - Vinte - Rogério Tank - 5,1 - AVIPPAN
06º - Renascensa - Reinaldo Souza - 4,9 - ACCI
07º - Ita l - Sidnei Maurício Duarte - 4,8 - ACCJ
08º - Cambui - Sidnei Pelissoli - 4,75 - SOL



PARDO COM REPETIÇÃO - Juiz Sérgio L. Silva

COLOCAÇÃO - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE



01º -Fujão - Eclesio Henker - 7.5 - ASOL
02º -Topázio - Valdemar Pereira - 4,8 - ACCJ
03º -Mosca Branca - Salésio Da Silva - 4,5 - ACCC
04º -Beira Mar - Celso Fábio Cordeiro - 3,2 - ACCC
05º -Pintado - Ademar Goestemeier - 3.0 - AVIPPAN



PARDO SEM REPETIÇÃO

COLOCAÇÃO - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE


01º -Principe - Astrogildo Piedade - 7.0 - ACCC
02º -Cometa - Rogério Tank - 6.5 - AVIPPAN
03º -Perfil - Milton José dos Santos - 5.2 - ACCC
04º -Berimbau - Wanderley Pereira - 4.0 - ACCJ
05º -Meteoro - Claudio Miro Rubak - 3,7 - AVIPPAN
06º -Vieirinha - Rogério Zonta - 3,6 - ACCC
07º -Marrone - Maurino Pereira - 3,5 - CPCC
08º -Coimbra - Ederci Sansen - 3,4 - ABCC



PRAIA GRANDE COM REPETIÇÃO - Juiz Milton Ventura

COLOCAÇÃO - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE



01º -Zezé - João Domingos Lopes - 6.0 - CPCC
02º -Magno - Aderbal Soares - 5,7 - ABC
03º -Falcão - Vilson Negherhon - 5,5 - ACCI
04º -Nono - Rubemar Freire da Silva - 5.0 - ACCJ
05º -Brasão - Carlos Eduardo Da S. Maia - 3.0 - CPCC
06º -Temporão - Jucélio da Silva - 2,5 - ACCI



PRAIA GRANDE SEM REPETIÇÃO

COLOCAÇÃO - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE



01º -Pavaroti - Herculano Benvenutti - 6.5 - CBCC
02º -Xixo - José Roberto G. da Luz - 6.0 - ACCI
03º -Tuiuú - Jucélio da Silva - 5.0 - ACCI
04º -Flexa - Sidnei Mauricio Duarte - 4.5 - ACCJ
05º -Beira Rio - Silvio Custódio - 4.0 - ACCJ
06º -Clone - Laerte Coelho - 3.0 - CBCC
07º -Misterio - Milton Bento Adami - 1.0 - ACCJ


Fonte: www.curiocantopraia.com.br

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

COMENTÁRIOS ÀS APRESENTAÇÕES DOS CLÁSSICOS EM CAMPINAS

TORNEIO DE CAMPINAS – CATEGORIA A – PRAIA GRANDE CLÁSSICO



A etapa de Campinas da temporada, valendo pelo Campeonato Brasileiro, Categoria A – Praia Grande Clássico, foi muito concorrida, notadamente, na modalidade com repetição, de forma que, todos aqueles que pontuaram e até alguns que não pontuaram nessa etapa reúnem condições de se colocarem entre os melhores nos próximos Torneios.

Muito bem assistido pela Diretoria do clube local, presidido pelo Alexandre, tivemos amplas condições de efetuarmos os nossos trabalhos de forma tranqüila e confortável.

Eis uma breve consideração dos cinco melhores de cada modalidade:



COM REPETIÇÃO

GARANTIDO

Conhecemos esse pássaro na Etapa da SERCA, tendo na ocasião, se classificado sem repetição, mas já demonstrando muito do seu potencial. Julgamos que em Campinas, foi o pássaro que mais desempenhou, demonstrando sua boa voz e melodia, andamento bom e uniforme, firme nas colocações de notas, finalizando muito bem as cantadas, e sobretudo pela sua apresentação, se tornando em um dos grandes nomes de nossos Torneios, ao superá-los nessa Etapa.

LUAL DO VALE

Ao julgarmos esse Curió, no Torneio Inicio, ocorrido no Vale dos Curiós (Lua), notamos que este ano deveria desempenhar melhor do que na temporada passada. Em duas oportunidades, tivemos o prazer de ouvir o seu mavioso canto, destacando-se pela melodia, passagem de canto, voz cheia e suave, e emitindo cantadas com repetição. Aos mantenedores desse pássaro, os meus parabéns. Talentos como esse são raros e vale a pena preservá-lo.

MURALHA

Ainda novo (2ª muda de preto), porém já muito ‘viajado’, o Campeão de tudo, da temporada passada, demonstrou estar também se firmando, após algumas etapas decorridas no ano. Vale lembrar que no ano passado, teve melhores desempenhos, de Outubro (19.10.2008, etapa SERCA) em diante. Portanto, ficamos na expectativa de assistirmos às grandes apresentações, semelhantes aquelas do ano passado, nas etapas seguintes desta temporada.


PROFESSOR

É sem dúvida, a melhor cantoria (conjunto) da temporada, destacando-se pela voz, melodia, andamento muito bom, boa apresentação e tudo mais.

MEIA HORA

Muito boa cantoria, teve um bom desempenho na etapa, e se colocou entre os melhores. Este parece estar entrando em forma, e ficamos na expectativa que repita boas apresentações como esta, bem como as da temporada de 2008.

DESTAQUE DA ETAPA

FORTALEZA DA PRAIA

Foi muito boa, a sua performance na estaca, possui potencial e está muito perto de se classificar entre os melhores. Vejam que a sua nota final ficou ‘colada’ no pelotão dos que receberam Troféus. Parabéns, e permaneçam apostando nele.


SEM REPETIÇÃO


MARAJÁ SANTO ANDRE

Alternando entre com repetição e sem repetição, esse curió se caracteriza pela voz cheia e melodia, firmeza em colocação de notas que são alongadas, batidas de praia com som muito agradável. Chegou a emitiu uma cantada com 5 cantos, todavia não confirmou sua qualificação para categoria de repetidor.

PLATINA

Ultimo a se apresentar, fez uma boa apresentação, suas notas são bem pronunciadas, e mostrou porque foi Campeão da modalidade na temporada passada.

REJEITADO

Um dos primeiros a se apresentar bem (nº11), esse Curió de Buri – SP, possui cantoria muito agradável, e de ponta. A continuar se apresentando assim, fará um bom Campeonato Brasileiro ainda neste ano, e com certeza, vai estar no Torneio dos Campeões, de forma que, Rejeitado somente no nome.


LUA DE MEL

No inicio desta temporada, não estava em plena forma, por estar ainda frio, acredito eu. Na etapa da SERCA e de Campinas, que julgamos, esse pássaro se apresentou muito bem, colocando-se entre os melhores. É certa a presença desse pássaro no Torneio dos Campeões.


MESTRINHO

O Mestrinho possui um andamento firme, sem falha nas notas, e uma boa voz. O próprio nome que recebe, resume as qualidades desse pássaro, adquirido pelo Dárcio, para ensinar os filhotes de sua criação, em substituição ao saudoso Caribe, que nos deu tantas alegrias.



JUNICHI YONEMURA


terça-feira, 20 de outubro de 2009

O IBAMA E A SUA ASCOM


Olá, hoje navegando, como regularmente faço em várias páginas virtuais, na do IBAMA consta a seguinte notícia abaixo divulgada pela sua Assessoria de Comunicação Social - ASCOM:



Brasília (19/10/2009) – Ontem (18), a Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil, apoiada pelo Ibama e pela Companhia de Polícia do Meio Ambiente da Polícia Militar do Distrito Federal, prendeu um homem que mantinha em cativeiro 115 aves sem autorização do órgão ambiental. Os agentes ambientais federais do Ibama constataram a utilização de anilhas falsificadas em várias aves.


Segundo o coordenador de operações e fiscalização do Ibama, Roberto Cabral, “é importante que todos os criadores de pássaros atentem que o uso de anilhas falsificadas não será tolerado pelo Ibama”. Ele informou também que ações de fiscalização serão intensificadas nesse sentido. O cidadão, que continua detido, foi preso com base no Artigo 296 do Código Penal por falsificação de sinal público, cuja pena varia de dois a seis anos de reclusão.


A multa, aplicada pelo Ibama, foi de R$ 56,5 mil por manter animais da fauna silvestre em cativeiro. O autuado não possuía registro de criador válido. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama – Cetas, que funciona na Floresta Nacional de Brasília.


Ascom/Ibama" (Grifo nosso)


Com efeito, não queremos acreditar que o IBAMA seja tendencioso ou tenha idéias pré-concebidas em relação ao criador de passeriformes devidamente registrado no órgão, seja amadorista ou comercial, mas se o atuado nem registro válido de criador tinha, não pode ser considerado criador de pássaros como divulga a nota acima, tornando desnecessária a advertência que joga no mesmo patamar dos meros passarinheiros os criadores sérios e devidamente cadastrados no órgão de defesa do meio ambiente, pois todos nós criadores amadoristas ou comerciais de passeriformes, em parceria com o IBAMA, órgão do governo federal, antes de mais nada, realizamos um trabalho em prol da fauna que se encontra sucateada por ação do próprio homem, por isso, todos nós deveríamos ter uma consideração diferenciada com os criadores regularmente cadastrados para que, ao final, possamos separar realmente o "joio do trigo", pois do jeito que é noticiado parece que todos são farinha do mesmo saco.


Ora, se não fosse por nós, criadores de passeriformes regularmente cadastrados no IBAMA, muitas espécimes extintas ou ameaçadas de extinção não estariam sendo preservadas em prol da fauna nacional.

O passeriforme oriundo na essência da fauna, mas nascido em gaiola ou em ambiente doméstico, não é pássaro silvestre e sim nativo porque não é oriundo das florestas, tendo naturalmente uma visão restrita de sua liberdade, de forma que, solto indevidamente e irresponsavelmente, teria sérias dificuldades de sobrevivência, sendo inclusive uma presa fácil dos predadores em face da sua capacidade limitada de voar, já que o habitat natural desse espécime nascido em ambiente doméstico é a sua gaiola que é o mundo em que nasceu e vive.


Desvio de conduta nós temos em qualquer meio e/ou cargo público ou privado, porque o problema está é no homem, por isso toda a generalização é perigosa e demonstra irresponsabilidade, ainda mais de um órgão federal, porque joga na mesma vala os milhares homens de bem que, alguns com suas famílias, no caso, fazem um trabalho nobre e digno de preservação da nossa fauna, tão sucateada pelo próprio homem que através do tempo realizou caças ilegais, desmatamentos e tráfico de espécimes da nossa fauna e flora.


Assim, agindo desta forma, ou seja, realmente trabalhando com seriedade para separar o "joio do trigo", sem influências de qualquer natureza, queremos crer que o IBAMA estará atuando com o prestígio, credibilidade e a dignidade que merece, fazendo jus a importância e magnitude que o distingue no cenário do meio ambiente nacional como órgão do governo federal.
Até um outro encontro.
O Editor

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

USO DE HORTALIÇAS FORTALECE ALIMENTAÇÃO DOS PÁSSAROS


As saladas (verduras e folhagens em geral) são muito importantes para a manutenção da vida saudável do pássaro e o desenvolvimento dos filhotes, pois são muito bem aceitas por eles. Rica fonte de ferro, as folhagens, como couve manteiga e almeirão, são um ótimo complemento alimentar, que ajudam a fortificar a saúde da ave. É importante lembrar que estas verduras devem ser adquiridas em locais de boa procedência e devidamente higienizadas, lavadas em água corrente, para evitar a algum tipo de contaminação que posso comprometer a vida da ave.

É aconselhável o uso de folhagens com coloração verde escura, como é o caso da couve e do almeirão, que contém ainda mais quantidade de ferro. A couve manteiga, por exemplo, possui 0,8 mg de ferro a cada 40 gramas. Contudo todo cuidado é pouco, antes de colocar a verdura na gaiola. Analise bem a folha, coloque para os pássaros apenas folhas sadias, sem qualquer danificação ou presença de agrotóxicos. O uso de verduras orgânicas é o mais recomendado.

Não podemos esquecer que nem todos os tipos de verduras folhosas podem ser administradas às aves. O alface, por exemplo, não pode ser dado aos pássaros, pois causa diarréia e sonolência na ave, deixando-a fraca e prejudicando o plantel. A couve manteiga é rica em vitamina A e vitamina C, além de cálcio, beta caroteno e elevada quantidade de antocianinas e fibras. Por isso é a mais recomendada, além de ter maior duração, não murchando facilmente como as demais hortaliças.

Outra dica importante é sempre oferecer as folhagens aos pássaros logo pela manhã, para que eles possam se fortalecer já no início do dia, repondo as energias gastas durante à noite, período em que a ave fica mais tempo sem se alimentar. E o mais importante: para quem cria canários vermelhos, que se alimentam também com cataxantina, o uso de hortaliças não é recomendado, pois a coloração verde da folhagem concorre com a coloração vermelha da cataxantina e pode prejudicar a cor da ave.

Além disso, é recomendável que as hortaliças sejam ministradas aos pássaros de duas a três vezes por semana. No caso, de fêmeas com filhotes, a verdura folhosa pode ser dada todos os dias, pois assim os filhotes podem ser tratados pela mãe com mais esta opção, que fortalecerá a saúde do filhote, o qual terá mais chance de se tornar uma ave grande e forte.

Paulline Carrilho - do Portal Aves e Notícias




NOTA: Caros leitores, também utilizamos com muito sucesso a Chicória que os curiós adoram. Age desopilando o fígado, melhora a visão, fortalece os ossos, bico e a plumagem, além de estimular o apetite. Também facilita o processo de defecar do passeriforme. Sobre o tratamento que devemos fazer antes de lhes oferecer, convido-os a visitar a postagem "05 DICAS - HIGIENE DE VERDURAS E/OU LEGUMES" de abril do corrente ano.

domingo, 18 de outubro de 2009

RESULTADO DO TORNEIO DE CAMPINAS - BRASILEIRO 2009


Boa noite, num bonito dia ensolarado deste domingo (18/10/2009) se deu a 8ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canto de Curió Praia Grande, na simpática Campinas/SP, a maior cidade do interior do País.


Com 48 Curiós Pretos e 40 Pardos, o evento transcorreu com perfeição, tendo toda a Diretoria e a Presidência da ACCP trabalhado incessantemente.


O resultado abaixo só foi possível ser postado nesta data, graças ao empenho de Vilmar Fernandes que Coordena o Site http://www.torneios.org.br/ , responsável pelas inscrições e divulgação de resultados, em parceria com a FEBRAPS - Federação Brasileira dos Criadores de Pássaros, estando todos de parabéns !




PRAIA GRANDE CLÁSSICO COM REPETIÇÃO - Juiz Junichi Yonemura


COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA


1º - GARANTIDO - LUIZ CARLOS LESEN ESCALANTE - 8,00
2º - LUAL DO VALE - LUIZ CARLOS LESEN ESCALANTE - 7,80
3º - MURALHA - ISRAEL IRAIDES DA COSTA - 7,20
4º - PROFESSOR - CESAR LUIZ COSER - 7,10
5º - MEIA HORA - CLÁUDIO GRANAI - 7,05
6º - TOPETE - JOAO AUGUSTO DE SOUZA - 7,00
7º - RIO DO SUL - CARLOS ROBERTO MENDES - 6,85
8º - APOCALIPSE - IGOR FERREIRA DE MORAES - 6,80
9º - FORTALEZA DA PRAIA - FERNANDO MANOEL SANTOS JR - 6,70
10º - DRAGÃO - JOÃO FERRACIOLI NETO - 6,50




PRAIA GRANDE CLÁSSICO SEM REPETIÇÃO


COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA



1º - MARAJA SANTO ANDRE - ANTONIO VAZ DE LIMA - 7,20
2º - PLATINA - RAFAEL MANGIA - 7,00
3º - REJEITADO - EVANDRO PHILADELPHO - 6,80
4º - LUA DE MEL - LAÉRCIO DE SOUZA VIEIRA - 6,70
5º - MESTRINHO - DÁRCIO SCHUNCK BOTELHO - 6,50
6º - ESSÊNCIA DA PRAIA - FERNANDO MANOEL SANTOS JUNIOR - 6,00
7º - RUBI - MARCIO DINIZ NOGUEIRA - 5,70
8º - BALUARTE - LUIZ FERNANDO MUNHOZ PUTTOMATTI - 5,20
9º - APOLLO - MARCO ANTONIO PIZZAIA - 5,00
10º-PEDAGIO - MARCIO ITAMAR SUPTITZ - 4,95




PRAIA GRANDE PARDO COM REPETIÇÃO - Juiz Dárcio Botelho


COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA



1º - YANKEE - LUCIO ROBERTO BERGAMIN - 8,50
2º - BICO DE OURO - JOAO MARCELINO - 8,20
3º - EMBAIXADOR - MAURICIO DE ABREU - 7,00
4º - BARACK - JOSÉ CARLOS BERNARDINELLI - 6,50
5º - BRILHANTE - FERNANDO ROSA BANDEIRA - 6,00
6º - MEDALHA - ANTONIO JOSE PECEGO - 5,00 (http://www.youtube.com/watch?v=GyLvIqV6IBk&feature=player_embedded
7º - JOINVILLE - SERGIO VENÂNCIO LUIZ - 4,80
8º - FIDALGO - NILTON SIDNEY DENA - 4,50
9º - MONTE SIÃO - VITOR DE OLIVEIRA PADOVAN - 4,30
10º-ANÚBES - ANTONIO CARLOS AMERUSO GOMES - 4,00




PRAIA GRANDE PARDO SEM REPETIÇÃO


COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA



1º - ABSOLUTO - LUIS JOSÉ ALVES FRAGA - 7,00
2º - SUPIMPA - JOSÉ ALBERTO FAVARO - 6,00
3º - XODÓZINHO - VALDECI MACIEL CORREA - 5,20
4º - JOHN LENNON II - EDISON ENCINAS GONZALEZ - 5,00
5º - MARACANÃ - RONALDO CORREIA DOS SANTOS - 4,80
6º - BOA IDÉIA DO REFÚGIO - EDWARD CAFFEU FILHO - 4,50
7º - SHOW DA VIDA - FLÁVIO LEGIERI - 4,30
8º - TOM MAIOR - PAULO SÉRGIO DE CASTRO - 4,20
9º - BOLERO - FLÁVIO LUIZ CAMPELO - 4,10
10º-SAIGON - ISRAEL DE ASSIS MOTA - 4,00



sexta-feira, 16 de outubro de 2009

NOVIDADE: ENTREVISTA COM CRIADORES


Olá, dando prosseguimento as entrevistas, logo estaremos iniciando uma série delas com os criadores de curió que tenham uma criação voltada para o canto Praia Grande Clássico, seja amadorista ou comercial, devendo iniciar por onde todos passam, ou seja, pelo criador amadorista de passeriformes.


Possivelmente haverão vídeos de curiós pardos ou pretos de alguns criadores, possibilitando o leitor acompanhar de perto o resultado de cada criação.


Criar espécimes nativas em extinção ou em perigo de extinção, é atitude nobre e distinta do homem que ajuda a preservar a fauna, tão castigada pelo próprio homem. Paradoxo que os homens de bem procuram equacionar.


Aguardem !!! Fiquem ligados !!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

RESULTADO DO TORNEIO DE ORLEANS - SUL BRASILEIRO 2009


CAMPEONATO SUL BRASILEIRO 2009 - TORNEIO ORLEANS - 12/10/2009



CLÁSSICO COM REPETIÇÃO - Juiz Pedro Sedrez

COL - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE



01º - Triunfo - Marcelo Antonio Regis - 8.0 - ACCC
02º - Camboriu - Paulo Roberto Fagundes - 6.0 - ACCJ
03º - Renascença - Reinaldo Souza - 5.8 - ACCI
04º - Porporati - Leoberto Dário - 5.5 - AECC
05º - São Martinho Neto - Tarcísio Henkemeier - 4.5 - UCCT
06º - Itamarati - José André Alberton - 4.0 - ACOP
07º - Dunga - Pedro José Horácio - 2.0 - UCCT



CLÁSSICO SEM REPETIÇÃO

COL - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE


01º - Intocável - Leoberto Dário - 7.0 - AECC
02º - Centauro - Arno Corbani - 6.8 - ABC
03º - Mosaico - Waldir Karnopp - 6.7 - ACCJ
04º - Novidade - Noel Denning - 6.5 - ACOP
05º - Cambui - Sidnei Pelissoli - 5.8 - ASOL
06º - Coringa - Wilson Prada - 5.7 - ABC
07º - Concer - Pedro Jovino de Souza - 5.5 - UCCT
08º - Arisco - Donato R. Schmidlin - 5.4 - ACCJ



PARDO COM REPETIÇÃO - Juiz Sérgio l. da Silva

COL - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE



01º - Fujão - Euclesio Henker - 7.5 - ASOL

02º - Topázio - Valdemar Pereira - 4.8 - ACCJ
03º - Mosca Branca - Salésio Da Silva - 4.5 - ACCC



PARDO SEM REPETIÇÃO

COL - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE



01º - Rio Belo - Lucrésio Bussolo - 5.0 - ACOP
02º - Cometa - Rogério R. Tank - 4.2 - AVIPPAN
03º - Principe - Astrogildo Piedade - 4.0 - ACCC
04º - Pintado - Carlos Roberto Marques - 3.5 - AECC
05º - Zeus - Leonel João Ribeiro - 3.4 - AECC
06º - Timbade - Wilson Zuchinali - 3.3 - ACAP
07º - Coimbra - Ederci Jansen - 3.2 - ABC
08º - Ladainha - Rodrigo Haag - 3.1 - ACOP



PRAIA GRANDE COM REPETIÇÃO - Juiz Sérgio l. da Silva

COL - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE



01º - Biquinho - Luiz Carlos Silveira - 3.0 - AECC
02º - Mestiço - Miguel Barbosa - 2.9 - CGCAC



PRAIA GRANDE SEM REPETIÇÃO

COL - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE



01º - Tata - Pedro Odilon Angelo - 3.8 - UCCT
02º - Pinpolho - Décio Fabro - 3.6 - UCCT
03º - Robinho - Miguel Barbosa - 3.5 - CGCAC
04º - Alemão Natal Neto - João Ramiro Machado - 3.4 -UCCT
05º - Avenida - Luiz de Medeiros - 3.0 - UCCT
06º - Vulcão - Manoel Antolino de Souza - 2.9 - UCCT
07º - Capoeira - Luiz Carlos Silveira - 2.8 - AECC
08º - Falcão - Renato Luiz da Silva Vieira - 2.7 - UCCT


Fonte: www.curiocantopraia.com.br

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

INFORMAÇÕES DA 8ª ETAPA DO BRASILEIRO EM CAMPINAS/SP


Associação Campineira dos Criadores de Pássaros


Av. Abelardo Pompeu do Amaral, 460 – Vila Industrial
Campinas, SP – CEP: 13035-590
Tel.: (19) 3272-7925 E-mail: accpassaros@yahoo.com.br


Horário de Atendimento: Seg. à Sex. 13:30 às 18:00h e Sáb. 09:00 às 12:00h

Campinas,13 de Outubro de 2009

Prezados Passarinheiros,

É com grande honra e satisfação que a Associação Campineira dos Criadores de pássaros vem convidá-lo, para o 40° Torneio Brasileiro de Canto e Fibra de Pássaros a se realizar no dia 18 de outubro de 2009, no Campus do Colégio ETECAP (Estrada dos Amarais, km 3,5 – Bairro Jd. Sta. Mônica – CEP: 13082-015), com início às 6:00h.


Modalidades: C – CB ● F/C – CACOTRI ● CL AZ e TT


É IMPORTANTE informar que NO DIA 18/10 não serão efetuadas , EM HIPOTESE ALGUMA, inscrições para canto Curió e Bicudo e fibra CACOTRI, sendo essas, somente realizadas pelo site www.torneios.org.br


Também informamos que pela demora do IBAMA em nos fornecer o alvará para o torneio oficial, não contamos com tempo hábil para a manutenção de uma recepção a altura de um torneio BRASILEIRO, sendo assim, optamos pela não realização do mesmo.

Desde já agradecemos, contando com a alegria da sua presença.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PROBLEMAS AO ANILHAR OS FILHOTES


Se observarmos os ninhos após o nascimento dos filhotes veremos que ele está sempre limpo, mas onde vai parar as fezes dos filhotes? Até dez dias de vida aproximadamente, as fêmeas, e alguns machos, é que fazem esta limpeza, retirando-as e as vezes até comendo tudo que os filhotes produzem.

Por terem este hábito poderemos enfrentar um problema na época em que formos anilhar os filhotes, que ocorre entre o 5º e 8º dia de vida, dependendo do desenvolvimento do canário. Na prática, o que acontece e que a fêmea enxerga a anilha como um corpo estranho e tenta jogá-la para fora do ninho.

Quando a anilha solta do pé do filhote, ela simplesmente a joga, mas às vezes isso não acontece e a fêmea arremessa junto coma anilha o filhote, o que pode causar algum trauma, como quebrar uma perna ou asa ou ainda pode ocasionar a morte, tanto pela queda quanto por hipotermia. Algumas dicas são importantes na hora de anilhar o filhote.

Aqui em meu criadouro costumo colocar as anilhas no período da tarde, já perto da hora de fechar o criadouro, assim logo escurece e a fêmea não repara na anilha. Podemos também enrolá-la um esparadrapo cor da pele, isso confundirá a fêmea e assim não tentará arrancar o anel do filhote. Por último, uma técnica que até este ano nunca havia usado, porém por motivos citados fui obrigado a usar.

Consiste em amarrar uma anilha na lateral do ninho, com isso a fêmea tentará jogá-la para fora e não conseguirá assim com o passar do dia ela se acostumará com a anilha e não jogará mais o filhote para fora do ninho. Portanto meus amigos o sucesso da criação de canários está principalmente na observação diária dos casais e filhotes.

Francisco Peruzzo, biólogo
Centro Paulista de Criadores de Canários Frisados – CF -Sócio Nº 103
Clube dos Criadores de Canários de Santos – CK -Sócio Nº 038

Acesse: http://www.avesenoticias.com.br/


domingo, 11 de outubro de 2009

RESULTADO DA ETAPA DE MARÍLIA/SP - BRASILEIRO 2009



Boa noite, numa manhã ensolarada, mas com uma sensação térmica, a nosso sentir, estranha, tivemos mais uma etapa do campeonato brasileiro que se realizou neste domingo (11/10/2009) em Marília/SP, no Recinto de Exposição EXAMAR. Interessante que, nos pardos, a maioria esmagadora não se apresentou bem ou não cantou, com algumas ausências dos inscritos, enquanto fenômeno parecido ocorreu na estaca dos pretos, com muitos curiós que tradicionalmente sempre repetem, não repetindo ou fazendo uma apresentação comprometedora, enquanto os curiós do nossos amigos de Santa Catarina e do Paraná fizeram, de uma maneira geral, belas apresentações.


Desde a temporada passada faço um estudo do impacto ou não da pressão atmosférica, acreditando que algo sobre o aspecto ambiental foi fator decisivo para más apresentações de muitos curiós (pardos e pretos) notoriamente conhecidos pela sua excelência, o que deixo registrado para reflexão daqueles mais detalhistas.


Bom, segue abaixo o resultado:


PRAIA GRANDE PARDO SEM REPETICAO:

COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA


1º - Barack - José Carlos Bernadinelli - 5,60
2º - Surpresa - José Cícero Ferreira Lima - 5,00
3º - Medalha - Antonio José Pêcego - 4,50
4º - Monte Siao - Vitor Padovan - 4,00
5º - Pena Branca - Jair Francisco Sofiatti - 3,80
6º - Sensação - Lucas Pedro Toscano - 3,60
7º - Trovoada Filho - Luiz Sérgio da Silva - 3,00
8º - Supimpa - José Alverto Favaro - 2,50



PRAIA GRANDE PARDO COM REPETICAO:

COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA



1º - Yankee - Lúcio Roberto Bergamin - 7,80
2º - Embaixador - Maurício de Abreu - 7,00
3º - Brilhante - Fernando Rosa Bandeira - 6,80
4º - Tributo - Luiz Antônio Mastelari - 6,50
5º - Xodozinho - Valdeci Maciel Corrrêa - 5,70
6º - Boa Ideia do Refúgio - Edward Caffeo Filho - 4,50
7º - John Lennon II - Edison Encinas Gonzalez - 4,00



PRAIA GRANDE CLASSICO SEM REPETICAO:

COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA


1º - Pedágio - Márcio Itamar Suptitz - 7,20
2º - Professor - César Luiz Coser - 5,9
3º - Lua de Mel - Laércio de Souza Vieira - 5,85
4º - Lual do Vale - Carlos Alberto Pereta Andrade - 5,80
5º - Apolo - Marco Antônio Pizzia - 5,60
6º - GP II - Edison Encinas Gonzalez - 5,55
7º - Preto Unico - Cláudio Grannai - 5,54
8º - Meia Hora - Cláudio Grannai - 5,53
9º - Gogo de Ouro - Francisco Carlos Alves - 5,50
10º - Pavaroti - Carlos José Joazeiro - 5,00



PRAIA GRANDE CLASSICO COM REPETICAO:

COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA



1º - Topete - João Augusto de Souza - 8,80
2º - Rio do Sul - ... - 8,00
3º - Maraja Santo André - Antonio Vaz de Lima - 7,70
4º - Torpedo - João Carlos Clemente - 7,50
5º - Chocolate - Israel Iraides da Costa - 7,45
6º - Carinhoso - José Deuslene Jardim Nocchio - 7,40
7º - Apocalipse - Igor Ferreira de Moraes - 7,00
8º - Encrenca - ... - 6,85
9º - Garantido - Carlos Alberto Pereta de Andrade - 6,70
10º - RTC - Marcio Itamar Suptitz - 6,50



FOTO: Antonio Pêcego - Torneio de Marília de 11/10/2009

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

RESULTADO DA ETAPA DE BRUSQUE - SUL BRASILEIRO


TORNEIO DE BRUSQUE/SC - 04/10/2009


CLÁSSICO COM REPETIÇÃO -
Juiz Luiz Claumann:

COL PÁSSARO PROPRIETÁRIO NOTA CLUBE


01º - Camboriu - Paulo Roberto Fagundes - 6,7 - ACCJ
02º - Paraíso do Vale - Francisco José Zattar - 6,6 - CPCC
03º - Triunfo - Marcelo Antonio Regis - 6,5 - ACCC
04º - Fragata - Valdecir Martins - 6.0 - AVIPPAN
05º - Canoa - Rubens Imianosky - 5,8 - CBCC
06º - Imperador - Marcelo Antonio Regis - 5,5 - ACCC
07º - Ita l - Sidnei Maurício Duarte - 5,5 - ACCJ
08º - Shankar - Tomas João dos Santos - 4,5 - ABC



CLÁSSICO SEM REPETIÇÃO:

COL - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE


01º - Caue - Celso Luiz Kruger - 7,5 - ACCJ
02º - Mosaico - Waldir Karnopp - 7.0 - ACCJ
03º - Coringa - Wilson Prada - 6.0 - ABC
04º - Renascença - Reinaldo Souza - 5,8 - ACCI
05º - Maestro de Ilha - Tarcisio Freire da Rocha - 5,7 - ACCJ
06º - Guarrido - Alberto Torres - 5,5 - ABC
07º - Mentiroso - Célio Imianosky - 5,3 - CBCC
08º - Floresta Negra - Miguel Serkes - 5.0 - CPCC



PARDO COM REPETIÇÃO - Juiz Milton Ventura:

COL - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE


01º - Rio Belo - Lucrésio Bussolo - 6,5 - ACOP
02º - Fujão - Eclesio Henker - 6.0 - ASOL
03º - Mosca Branca - Salésio Da Silva - 4.0 - ACCC
04º -
05º
06º
07º
08º



PARDO SEM REPETIÇÃO:

COL - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE


01º - Floresta Junior - Sebastião Warsck - 6.0 - ACCJ
02º - Topázio - Valdemar Pereira - 5.5 - ACCJ
03º - Topázio X4 - Nelson José Da Silva - 5,3 - ACCJ
04º - Taquarimbo - Marconi C. Da Silva - 5.0 - ACCC
05º - Coimbra - Ederci Jansen - 4.8 - ABC
06º - Cometa - Rogério Tank - 4,7 - AVIPPAN
07º - Marrone - Maurino Pereira - 4,6 - CPCC
08º - Pedrito - Kleber Vinicius da Cruz - 4,5 - ACCJ



PRAIA GRANDE COM REPETIÇÃO - Juiz Sérgio L. Silva:

COL - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE


01º - Tuiuú - Jucélio da Silva - 3,2 - ACCI
02º - Flecha - Sidnei Mauricio Duarte - 3,1 - ACCJ
03º - Rubinho - Ari Cunha Bitencourt - 3.0 - ACCI
04º - Mistério - Almir Bento Adami - 2.0 - ACCJ
05º -
06º
07º
08º



PRAIA GRANDE SEM REPETIÇÃO

COL - PÁSSARO - PROPRIETÁRIO - NOTA - CLUBE


01º -Pavaroti - Herculano Benvenutti - 4.0 - CBCC
02º - Leon - Ari Cunha Bitencourt - 3,1 - ACCI
03º - Magno - Aderbal Soares - 3.0 - ABC
04º - Clone - Laerte Coelho - 2,9 - CBCC
05º - Faísca - Anselmo Fischer - 2,8 - CBCC
06º -
07º
08º



Fonte: www.curiocantopraia.com.br

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CABINES ACÚSTICAS - SOLUÇÃO INTELIGENTE



Olá, estamos aqui mais uma vez para trocarmos idéias e experiências com vocês, mas agora sobre o uso múltiplo das cabines acústicas na criação, muda de penas e encartamento de filhotes no canto desejado.

Sabemos que cabine tem o significado de compartimento que serve para resguardar, no caso, acusticamente o passeriforme galador que, na criação, embora de genética apurada, não tenha eventualmente o canto desejado, podendo influenciar negativamente no processo de vetorização dos filhotes com suas mães a partir do 3º dia de vida – filio-me à corrente daqueles que sustentam que é a partir dessa idade que os canais auditivos dos passeriformes neófitos se abrem -, ou mesmo após o desmame enquanto não têm um novo dono e/ou um lugar isolado para o trabalho de encartamento e posterior manutenção do canto almejado.

Muitos criadores por falta de espaço ou por terem uma criação diversificada, têm adotado com sucesso o uso das cabines acústicas desde o início no processo de criação visando à vetorização e encarte do canto desejado, colocando a mãe com o filhote recém nascido em seu interior para que a criação se dê livre de qualquer interferência sonora indesejada, denominado por alguns como sistema “withdrawn”, permanecendo depois no mesmo ambiente após o desmame, no aguardo de um novo criador, mantenedor ou simplesmente proprietário, este, notadamente aquele que adquire o passeriforme com nota fiscal de um criador comercial regulamente cadastrado no IBAMA.

Esse procedimento tem sido elogiado por aqueles que o utilizam pelo sucesso que vêm alcançando no encartamento, mas também pela comprovada eficiência com que a fêmea trata o (s) seu (s) filhote (s), estando livre de qualquer processo ambiental estressante, até porque, dentre outros, ao não escutar os galadores não se sente estimulada a aprontar novamente, abandonando o ninho e o necessário aquecimento dos filhotes recém nascidos.

As cabines acústicas podem ser utilizadas também para resguardar, proteger e isolar o passeriforme na muda de penas, lhe assegurando nesse período crítico o necessário isolamento para preservar a sua qualidade canora, a tranqüilidade indicada para uma muda de penas eficiente e célere, evitar o estresse que pode ser nocivo a sua saúde em face do período de baixa imunidade às doenças respiratórias etc. Tenho utilizado com sucesso há temporadas com os meus Curiós Maruc e Muralha, bem como em eventuais pardos que finalizam a primeira fase da mudas de penas no prazo máximo de 60 dias, quando igualam o rabo.

Outra utilização que ganha a cada dia mais adeptos que não dispõem de espaços individuais e/ou locais com isolamentos acústicos de alvenaria, é no trabalho de encartamento do canto desejado feito por muitos criadores e, em especial, pelos mantenedores que, carentes de espaço específico, passam a lançar mão da tecnologia moderna que as cabines acústicas podem proporcionar, evitando que os filhotes no processo de encartamento ouçam o indesejável em detrimento do canto desejado, seja porque o ambiente sonoro local ou vizinho é nocivo à pretendida educação auditiva, ou mesmo porque há mais de um filhote no mesmo ambiente.

Nesse caso, há de se salientar que como todo e qualquer manejo, a utilização das cabines acústicas no trabalho de encartamento de canto reclama o procedimento próprio para se viabilizar uma maior chance de sucesso, pois como se trata da natureza agindo e não há, por isso, qualquer certeza matemática, não se pode simplesmente deixar os pardos ou filhotes enclausurados em seu interior pensando que no dia que os tirar já saíram cantando o desejado, uma vez que assim o desenvolvimento tende a ser sempre mais tardio pela falta de estímulos que devem sempre ser administrados e dosados, salvo se criados no supracitado sistema “withdrawn” porque desde o nascimento estarão em ambiente em que se sentem mais a vontade, viabilizando que aflore a precocidade no aprendizado, qualidade de origem genética eventualmente presente.

De qualquer maneira, por exemplo, se você tem dois pardos num mesmo ambiente, salutar intercala-los de forma que um dia um fique fora da cabine em ambiente acusticamente indicado para o encartamento, noutro fique dentro da cabine acústica, saindo àquele que lá se encontrava, colocando em prática um verdadeiro revezamento. Tal procedimento estimula o desenvolvimento do canto desejado, podendo as cabines ser utilizadas com maior insistência para travar eventual filhote que queira sair gritando, com imperfeições no canto desejado, ou notas estranhas, dosando e aplicando o manejo mais indicado para o caso concreto, visando as devidas correções que só a experiência hodierna irá indicar o procedimento mais indicado a ser seguido.

Feita essas breves considerações, entendemos ser necessário se fazer outras que pensamos ser fundamentais para o bem estar do passeriforme, notadamente no que diz respeito à audição, à higiene e qualidade do ar nas cabines acústicas, passando a informar aos amigos o procedimento que adotamos há anos.

Ao adquirir uma cabine acústica nova, tenho por hábito deixá-la meio aberta por uns três dias para que o cheiro natural do material novo seja dissipado, sendo de fundamental importância a utilização de um bom alto-falante, entendido este como aquele que trabalha dentro da freqüência do canto desejado, um bom CD ou chip acoplado a um bom aparelho que tenha timer, sensor de som e luz.

A (s) cabine (s) deve (m) ficar fixadas em local arejado, longe de raios solares, ou de paredes que do outro lado os recebam, com as distâncias uma da outra daquela indicada pelo fabricante, tendo especial preferência pela incidência de luz indireta.

Para eliminar odores estranhos e absorver a eventual umidade interna, recomendamos colocar num canto, embaixo da espuma, uma pequena pedra de carvão vegetal, sendo salutar uma limpeza diária das impurezas (cascas de sementes, poeira etc.) que caem para fora da gaiola e ficam no fundo, presas na espuma interna ou mesmo no vidro da porta pelo lado de dentro, com um pincel e o uso em seguida de Perfex embebido de Lavi-fen, Kilol ou qualquer outro produto sem odor de qualidade que o mercado ofereça especialmente para ser usado na higiene de criadouros e suas instalações, podendo até mesmo, mensalmente, se julgarem necessário, antes desse procedimento, aspirar todo o espaço interno.

Semestralmente tomamos a liberdade de sugerir uma higiene mais completa, principalmente naqueles períodos em que não se está utilizando as cabines acústicas, ou ainda estão por serem usadas. Iniciamos por aspirar a espuma e seus cantos ou divisórias, para em seguida, depois de passado o dito pincel, borrifar todo o seu interior com Frontline, com o cuidado de cobrir o falante com um plástico, deixando-a semi-aberta para a secagem natural. Em seguida, sugiro borrifar um produto bactericida e detergente como um dos acima citados até que haja a secagem total, deixando a cabine pronta para uma nova temporada de uso.

No uso diário, embora haja entendimentos diversos, prezamos pela qualidade interna do ar que decorre da necessária circulação, por isso mesmo não abro mão do uso do compressor de ar que interligado a um timer analógico funciona durante as 24 horas, mas de forma intercalada, utilizando atualmente, dentre outros possíveis, o sistema de 15 x 30. Para evitar maiores vibrações ou eventual barulho interno ocasionado pelos compressores, gosto de utilizar os ultra silenciosos e potentes para grandes aquários, com opção de duas ou três velocidades, bem como mangueiras de silicone e com maior cumprimento na metragem, fazendo com isso que a natural vibração seja absorvida no trajeto que leva até a referida cabine.

A não utilização de compressores deixa um cheiro desagradável no interior da cabine, o ar se torna viciado e diminui a vida útil de legumes e verduras durante o dia, apesar dos orifícios de entrada e saída de ar, proporcionando, no nosso limitado entendimento, um ambiente propício ao desenvolvimento de bactérias e fungos, mesmo para aqueles que tem por hábito deixar as cabines aberta à noite inteira, até porque se corre o risco também de nas primeiras horas da manhã, quando ainda se está repousando, que haja algum canto indesejado com reflexos rápidos e maléficos aos ouvidos do passeriforme que visamos preservar, ou o ambiente em que ele se encontra, coisa que ocorre com normalidade na natureza.

Outrossim, local de o passeriforme fazer a sua higiene pessoal com os banhos diários é fora da cabine, justamente enquanto você limpa o seu interior, sugerindo que procure secar com um pedaço de papel a gaiola para só então depois a colocar novamente na cabine acústica com um novo papel de fundo, pois a umidade pode propiciar o surgimento de fungos que terá conseqüências maléficas à saúde do passeriforme.

Essas são apenas pensamentos de um apaixonado pela criação e encartamento de canto, no caso, de curió praia grande clássico, contudo eles, acredito, servem para qualquer espécie de pássaro que o passarinheiro queira usar, desejando aos amigos amplo sucesso!

Até uma outra oportunidade e boa temporada para todos nós!
FONTE: PÊCEGO, Antonio José. Revista Passarinheiros & Cia. nº 54.

domingo, 4 de outubro de 2009

RESULTADO DO TORNEIO DA SERCA - BRASILEIRO 2009


Caros leitores,


Com 69 Curiós Pretos e 46 Curiós Pardos inscritos por meio da www.torneios.org.br no Torneio da SERCA, ocorreu na nebulosa manhã deste domingo (04/10/2009), no Parque da Moóca em São Paulo, a 6ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canto Praia Grande Clássico, seguindo abaixo a classificação:



CURIÓ PRAIA GRANDE CLÁSSICO COM REPETIÇÃO: (Juiz Junichi Yonemura)


COLOCAÇÃO - NOME DO CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA


1º - LUAL DO VALLE - CARLOS ALBERTO P. DE ANDRADE - 7,60

2º - DRAGÃO - JOÃO FERRACIOLI NETO - 7,40

3º - TOPETE - JOAO AUGUSTO DE SOUZA - 7,20

4º - CHOCOLATE - ISRAEL IRAIDES DA COSTA - 7,10

5º - PAVAROTTI - CARLOS JOSÉ JOAZEIRO - 7,00

6º - LIRIO NEGRO DO VALE - LUIZ CARLOS L. ESCALANTE - 6,90

7º - RECREIO - ATAIDE CANDIDO DA SILVA - 6,80

8º - MURALHA - ISRAEL IRAIDES DA COSTA - 6,50

9º - RUBI - MARCIO DINIZ NOGUEIRA - 5,80

10º - FALCÃO DO SUL - PAULO SÉRGIO DE CASTRO - 5,50




CURIÓ PRAIA GRANDE CLÁSSICO SEM REPETIÇÃO:


COLOCAÇÃO - NOME DO CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA


1º - MARAJÁ SANTO ANDRÉ - ANTONIO VAZ DE LIMA - 7,50

2º - GARANTIDO - CARLOS ALBERTO PERETA DE ANDRADE - 7,25

3º - JANGADEIRO - OSNI LAZARO BORDERES - 7,00

4º - LUA DE MEL - LAÉRCIO DE SOUZA VIEIRA - 6,90

5º - ZENIT - ERRICO ACCURSO - 6,20

6º - MESTRINHO - DÁRCIO SCHUNCK BOTELHO - 6,00

7º - FRAGATA - JOÃO CARLOS CLEMENTE - 5,90

8º - KIRAEL - MARIO KAGUE - 5,60

9º - DUBLÊ - VALDECI MACIEL CORREA - 5,50

10º - PROFETA - AMERICO BRASIL PAULO CAVALHEIRO - 5,30





CURIÓ PRAIA GRANDE PARDO COM REPETIÇÃO: (Juiz Dárcio Botelho)


COLOCAÇÃO - NOME DO CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA


1º - YANKEE - LUCIO ROBERTO BERGAMIN - 7,70

2º - BARACK - JOSÉ CARLOS BERNARDINELLI - 7,50

3º - BICO DE OURO - JOAO MARCELINO - 7,0

4º - BRILHANTE - FERNANDO ROSA BANDEIRA - 6,5

5º - ABSOLUTO - LUIS JOSÉ ALVES FRAGA - 6,3

6º - MEDALHA - ANTONIO JOSE FRANCO DE SOUZA PECEGO - 6,0

7º - JOINVILLE - SERGIO VENÂNCIO LUIZ - 5,0

8º - FIDALGO - NILTON SIDNEY DENA - 3,50

9º - ABEL - LUIZ CARLOS LESEN ESCALANTE - 3,00

10º - GONZAGÃO - ANTONIO BELMIRO SARAIVA DUARTE - 2,00




CURIÓ PARDO PRAIA GRANDE SEM REPETIÇÃO:


COLOCAÇÃO - NOME DO CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA


1º - EMBAIXADOR - MAURICIO DE ABREU - 7,00

2º - MAGNIFÍCO - GEUSIVAN ANTONIO FILGUEIRA - 6,50

3º - ZARAGOZA - VAGNER CAETANO DE BRITO - 6,30

4º - MARACANÃ - RONALDO CORREIA DOS SANTOS - 6,00

5º - ESPARTACUS - GLAUCO FAVARO - 5,00

6º - SHOW DA VIDA - MIGUEL VICENTE SIQUEIRA - 4,95

7º - BEIRA RIO - WILTON DE SOUZA - 4,93

8º - SÃO FRANCISCO - ALEXANDRE CARDOSO MIGUEL - 4,90

9º - PLUTUS JR - FABIO LEITAO CAVALEIRO DE MACEDO - 4,80

10º - JOHN LENNON II - EDISON ENCINAS GONZALEZ - 4,50



sexta-feira, 2 de outubro de 2009

TORNEIO DE MARÍLIA/SP - INFORMAÇÕES !


CONVITE











(FOTO: Antonio Pêcego e Serginho Cabeça Branca no Torneio de Marília/SP)

Prezados participantes dos torneios de canto de pássaros nativos, a Associação dos Criadores de Pássaros de Marília e região – tem a grata satisfação de convidá-los, juntamente com seus familiares. para participarem das festividades do 6º Torneio de Canto e Fibra versão Febraps, à ser realizado no dia 11/10/2009, a partir das 6,30 Horas no Recinto de Exposição Examar – Recinto Santo Barion - Marília/SP, Cep.- 17.512-900, conforme programação a seguir:


- SÁBADO – 10/10/2009
Recepção: Jantar:

Local: Restaurante Kieza
Horário: das 20.00 até 23,00 hs
Adesão: R$ 30,00 com bebida.

Modalidades: Canto de Curió/Bicudo/Livre e Fibra de Coleira/Trinca Ferro/Canário da Terra.


Incentivo: Canto de Coleira Clássico e Especial/Livre e Fibra de Azulão.

Atenção: Diante dos atuais procedimentos do IBAMA, alertamos aos nossos amigos expositores para os seguintes pontos:

● Serão permitidas inscrições para todas as provas apenas pelo site
www.torneios.org.br. Conta para Depósito das Inscrições Agência 0011-13.004623-5 – Banco Santander.
● Orientamos aqueles que não tiverem acesso às inscrições pelo site que procurem seus clubes para orientações necessárias.
● No portão, estarão preparados para o trabalho, seguranças que farão à conferência dos documentos em relação aos pássaros presentes no veículo. Nesse momento serão exigidos os itens abaixo:


Para Pássaros cadastrados junto ao SISPASS:


- Relação de Passeriformes e Guia de Transporte constando todos os pássaros, inclusive as fêmeas acompanhantes.


Para Pássaros com Notas Fiscais:


- Para casos onde o pássaro é oriundo de criadouro comercial, será necessário apenas o acompanhante da nota fiscal, pois este documento é o RG do pássaro.

OBS: Se a nota fiscal estiver em nome de outra pessoa, esta deverá estar acompanhada do “TERMO DE TRANSFERÊNCIA” a favor da pessoa que estiver portando o pássaro.


▬ Tanto para pássaros do SISPASS como também oriundo de CRIADOURO COMERCIAL e COM NOTA FISCAL, se de outro Estado, deverá ser acompanhado ainda do GTA – Guia de Transporte Animal, documento fornecido pela Agência de Defesa Agropecuária, órgão ligado à Secretaria de Agricultura de cada Estado.

▬ Para visitantes e Vendedores Ambulantes:- Identificação com nome e RG, na entrada do recinto.


▬ Assim sendo informamos que no recinto só poderão adentrar e permanecer pássaros documentados, constantes da RELAÇÃO DE PASSERIFORMES e com GUIA DE TRANSPORTE e ou no caso, com NOTA FISCAL quando de CRIADOURO COMERCIAL, em nome do proprietário e pessoas devidamente identificadas.

HOTÉIS


Tenda Hotel (RESERVADO PARA O PESSOAL DO CURIÓ CLÁSSICO)
Aptº Ind. – R$ 106,00
Aptº duplo R$ 150,00
Apt٥ triplo R$ 185,00
Com desconto de 20%
Rua São Luiz, 139 (fone:-14-3402-5151)

e-mail:- reservas@tendahotel.com.br



Hotel Aquarius
Aptº Ind. R$ 50,00
Aptº duplo R$ 80,00
Aptº triplo R$ 100,00
Rua Luiz Monteiro, 35 (fone:-14-3433.2544)
e-mail:- hotelaquarius@terra.com.br




Estoril Hotel
Aptº Ind. R$ 81,00
Aptº duplo R$ 118,00
Aptº trilo R$ 165,00
Rua Sete de Setembro, 35 (14-2105-2700)
e-mail:-
contato@estorilhotel.com.br


Hotel Castro Alves
Aptº Ind. R$ 40,00
Aptº duplo R$ 55,00
Aptº triplo R$ 66,00
Av. Castro Alves, 252 (Fone:- 14-3433.6750) - e-mail:- fm@flash.tv.br